Home / Plantas / Glicínias no Brasil e No Mundo: Quais as Mais Comuns?

Glicínias no Brasil e No Mundo: Quais as Mais Comuns?

Os glicina são uma família de plantas que amamos por suas lindas flores em branco, rosa, azul e roxo. Ideal para a decoração de um terraço, uma fachada, uma cerca, um guarda-sol ou uma pérgola, essas trepadeiras são o tema de nossa grande pesquisa nesta semana. Reunimos todas as informações úteis sobre os tipos de glicínias que você pode preparar e podar para desfrutar de suas lindas flores pelo maior tempo possível.

Concentre-se no jardim das glicínias deco, sua beleza natural e maneiras de aproveitá-lo, embelezar seu espaço ao ar livre.

Descubra-os abaixo!

Características

Vamos começar com alguns detalhes gerais sobre a família das glicínias e os tipos de plantas que ela contém. Você verá que a família dessas plantas é caracterizada por uma grande riqueza. Isso é algo que inspirará os amantes de flores; eles podem pagar uma coleção inteira de plantas diferentes em diferentes nuances! A glicina também é conhecida como glicínia, um nome relativo ao seu gênero. Contém plantas com flores da família Fabaceae. Mais especificamente, as glicínias incluem dez tipos de trepadeiras. As plantas em questão são provenientes de diferentes cantos do mundo. Alguns vêm do leste dos EUA, outros de partes da Ásia como China, Coréia e Japão.

Tipos

As glicínias mais famosas hoje são: Wisteria sinensis, Wisteria floribunda, Wisteria frutescens, Wisteria macrostachya. Nas seções seguintes, examinamos as propriedades dessas diferentes espécies de acordo com o tipo de planta.

  • Wisteria chinês, o membro mais famoso da família Wisteria
  • Wisteria sinensis cuidados de enfermagem Garden Wisteria
  • A glicina chinesa também é conhecida pelo nome latino Glycerin Siniensis. É uma planta trepadeira perene com folhas de folhagem. Seu nome é derivado do país de origem China. Neste país, a glicina desse tipo é amplamente distribuída nas províncias de Guangxi, Guizhou, Hebei, Henan, Shaanxi e Yunnan.

Glicínia Chinesa

É curioso notar que as glicínias chinesas são basicamente uma planta trepadora. Mas pode ser treinado para se tornar uma árvore. A característica essencial deste tipo de árvores? Eles geralmente têm um tronco ondulado e sua ponta é achatada. Em termos de altura, o tipo glicínia-siniensis geralmente atinge um comprimento de 20 a 30 cm quando transportado por um transportador adequado. A planta de glicínias da China é fácil de cultivar. Esta é provavelmente a razão pela qual é o tipo de glicínia mais famoso e popular nos jardins da Europa e do Canal Ultramarino. Observe também que a glicina chinesa é um dos tipos de glicínias mais comumente usadas por quem cultiva bonsai.

Glicínia Chinesa
Glicínia Chinesa

As flores da glicínia siniensis assumem diferentes nuances: branca, violeta ou azul. É interessante saber que as flores de cada cacho se abrem ao mesmo tempo e são caracterizadas por uma fragrância agradável semelhante à das uvas. Agora vamos voltar para outro representante da família das glicínias, Wisterias floribunda. Esta planta, também conhecida como glicina japonesa, tem um nome latino que é rico em flores. E por uma boa razão, porque esta é a característica essencial deste tipo de glicina!

A época da floração das glicínias japonesas é talvez a mais espetacular de toda a família das glicínias. Para explicar essa peculiaridade, é preciso saber que as flores podem ter quase meio metro de comprimento.

Na primavera, eles se desenvolvem nas cores branca, rosa, roxa ou azul. Quanto às glicínias chinesas, as flores das glicínias floribunda têm um perfume semelhante ao das uvas. É bom saber: as glicínias japonesas florescem no início da primavera, o que pode causar problemas em climas temperados. O clima frio da manhã e os géis que ocorrem durante esta estação podem destruir suas lindas flores. Como você usa a beleza das glicínias japonesas? Esta planta trepadeira é ideal para decorações ao ar livre, pois pode ter mais de 30 metros de comprimento. Para esse fim, é necessário fornecer um transportador relativamente forte, especialmente para plantas de grande escala.
Você gostaria de oferecer essa planta para a decoração do seu exterior? Lembre-se de que a glicina japonesa prefere solos úmidos e sol pleno. Sob essas condições, ele se desenvolverá na melhor das hipóteses em seu espaço verde.

Glicínia Americana

Glicínia Americana
Glicínia Americana

Você quer uma trepadeira do Novo Mundo? Nesse caso, as glicínias frutescens podem ser a planta ideal para o seu jardim. Este tipo de glicínia também é comumente referido como glicina americana. É nativo dos Estados Unidos e é especialmente comum como planta nos estados da Virgínia, Texas. Também é encontrado nas regiões sudeste do continente e no estado da Flórida, Iowa, Michigan e Nova York.

Você gosta de bonsai e gostaria de cultivar uma glicina no vaso para esse fim? Neste caso, você também pode colocar as glicínias frutescens. De fato, esse tipo de glicina é conhecido por suas flores de tamanho proporcional e muito fácil de controlar.

Os glicina nativos da região de Kentucky nos Estados Unidos foram classificados como espécies separadas de glicina. Este grupo de plantas é chamado Wisteria macrostachya. Com uma fragrância distinta, a planta também é uma opção muito agradável para decorar uma pérgola ou um guarda-chuva de flores. As flores das glicínias de Kentucky são caracterizadas por sua cor azul-violeta. Seus aglomerados podem crescer entre 15 e 30 cm de comprimento, que é um tamanho médio para a família das glicínias. Boa ideia de trepadeira de sombra para quem não quer gastar muito tempo podando a folhagem!

A beleza natural das flores de glicínias o seduz e você quer cultivar um ou dois em seu jardim? Nesse caso, seria útil saber quais riscos estão associados ao cultivo desse tipo de videira decorativa de jardim. Nós relatamos isso abaixo.
Todas as espécies da família da glicina contêm uma substância tóxica, a saponina. Está contido na casca, galhos, vagens, raízes e sementes. A ingestão de partes desta planta pode levar ao envenenamento; algo que é necessário quando se tem animais de estimação ou crianças pequenas. Além disso, todas as plantas trepadeiras da família Glycine contêm outra substância tóxica, a Canavanin. Esta substância permite que espécies do gênero Wisteria se defendam dos herbívoros. Note-se que esta substância também pode apresentar alguns riscos quando ingerida.
Os glicina escalam plantas que podem ser usadas para cobrir uma superfície vertical ou horizontal. Como tal, são uma solução muito popular para a decoração de fachadas de casas, treliça e separação de jardins. Graças à sua folhagem e às suas lindas flores, as glicínias oferecem uma ótima proteção contra olhares indiscretos.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *