Home / Plantas / Quais os Benefícios e Malefícios do Abacate para a Saúde?

Quais os Benefícios e Malefícios do Abacate para a Saúde?

Você conhece os Benefícios e Malefícios do Abacate?

O Abacate é originário do México e é uma fruta muito consumida por lá. Inclusive um dos pratos mais conhecidos da culinária Mexicana é feita com essa fruta. A guacamole.

Aqui no Brasil essa fruta é consumida principalmente como um doce, sendo em ‘batidas’ ou mesmo picadas com açúcar.

Malefícios do Abacate

Os Malefícios do Abacate não são muitos, mas tem que ser ter cuidado com a fruta. Esse cuidado é necessário em um caso bem específico. Se você for alérgico a látex.

É muito comum pessoas que são alérgicas ao látex também serem alérgicas ao abacate e apresentarem as mesmas reações adversas a fruta.

Mas, se você não for alérgico ao látex as chances de ser alérgico também ao abacate são muito pequenas. Entre as reações alérgicas mais comuns estão:

  • Coceira no corpo;
  • Enjoos;
  • Dores de cabeça;
  • Sensibilidade a luz (solar e artificial).

Em casos mais graves pode acontecer o ‘fechamento da garganta’ provocando dificuldade para respirar ou mesmo o fechamento completo da garganta.

Não é recomendado também o consumo dessa fruta se você estiver em período de amamentação. Comer abacate pode diminuir o leite materno.

Se você enfrentar alguma situação adversa suspenda o consumo de abacate. Se o problema persistir ou se agravar procure um posto de saúde ou hospital.

Benefícios do Abacate

Os benefícios de um abacate são muitos e consumir ele com uma certa regularidade pode trazer muita coisa boa para a sua saúde.

Ela é uma fruta muito calórica e rica em gordura. Cerca de 2/3 da fruta é feita de gordura. Mas isso não significa algo ruim na verdade. Esses lipídeos são de alta qualidade trazendo benefícios para a saúde e não problemas.

O abacate é composto por muitos componentes benéficos, tais como: Cálcio, potássio, vitamina C, fósforo, manganês, magnésio, ferro, cobre, zinco, vitaminas A e E, Lipídios.

Benefícios do Abacate
Benefícios do Abacate

Entre os Benefícios e Malefícios do Abacate certamente os benefícios são muito superiores aos malefícios. Entre esses benefícios podemos citar:

  1. Ajuda a emagrecer;
  2. Intensifica os treinos;
  3. Possui fibras;
  4. Melhora o funcionamento dos intestinos;
  5. Melhora o funcionamento do cérebro.

Abaixo falaremos de cada um desses benefícios do abacate.

1. Ajuda a Emagrecer

Abacate Para Emagrecer
Abacate Para Emagrecer

Além de ser fonte de muitos nutrientes o abacate tem outra função primordial. Ele da saciedade mais rapidamente e também mantém a pessoa saciada por mais tempo.

Em outras palavras, quem se alimenta com abacate se sente ‘cheio’ comendo menos (as vezes um copo de batida de abacate é o suficiente para a pessoa se sentir ‘cheia’) e mantém a pessoa sem fome por mais tempo.

Ou seja, você evita comer ‘bobagens’ entre uma refeição e outra impedindo assim a entrada no corpo de calorias extras e também de substâncias não benéficas para o seu corpo.

Um dos motivos para isso acontecer é que o abacate possuí fibras em sua composição. Essas fibras se unem aos líquidos presentes nos alimentos e também no estômago e ‘incham’ fazendo com que a pessoa coma menos.

2. Intensifica os Treinos

Vitamina de Abacate
Vitamina de Abacate

Outro dos benefícios do abacate é a melhora na intensidade dos treinos, ou seja, você consegue treinar com ‘mais vontade’ e mais energia. Isso resulta em um aumento na hipertrofia muscular (aumento do tamanho do músculo).

Além disso, o aumento na intensidade dos treinos aumenta também a saúde cardiorrespiratória. Com uma carga maior, coração e pulmões também ganham mais força e capacidade de armazenamento, seja de sangue, seja de oxigênio.

Por possuir sais minerais ele faz a mesma função dos isotônicos no pós treino, aumentando assim a capacidade de regeneração muscular e também diminuindo as possibilidades de cãibras que são muito comuns devido a perda de líquidos e sais minerais durante o treino.

Mas, para isso acontecer você precisa ingerir o abacate pelo menos 30 minutos antes do treino. Como ele tem uma ‘digestão lenta’ ele vai abastecendo o corpo durante o treino e já serve para o pós-treino também.

Porém, se você preferir ingerir o abacate no pós treino também, sugerimos que só utilize metade da quantidade que utilizou no pré treino. Apesar dos benefícios da fruta, ingerir quantias muito alta diariamente pode provocar ‘intoxicação’ semelhante as pessoas que possuem alérgica a fruta.

3. Possui Fibras

Como dito no tópico 1, um dos benefícios do abacate é ele possuir fibras. Essas fibras servem principalmente para aumentar a satisfação da pessoa ao ingerir a fruta.

As fibras quando entram em contato com líquido no estômago (por exemplo, um copo de água que você tomou pouco antes ou pouco depois ou mesmo os líquidos produzidos por alimentação anterior) incha, absorvendo a água existente ao seu redor. Dessa forma a pessoa se sente mais satisfeita comendo menos.

Mas a fibra não faz ‘apenas’ isso no corpo. Ela também se une a gordura dos alimentos ingeridos. Dessa forma o corpo não absorve a gordura o que evita problemas como:

  • Colesterol;
  • Entupimento de veias e artérias;
  • Gordura no músculo cardíaco;
  • Gordura no fígado;
  • Diminui a ‘facilidade’ em engordar.

Essa gordura absorvida pelas fibras são eliminadas sem serem digeridas por meio das fezes.

4. Melhora O Funcionamento Dos Intestinos

Outra função das fibras e um dos outros benefícios do abacate. Como dito no tópico anterior as fibras se unem ao líquido e também a gordura do alimento e é eliminada pelas fezes.

Um outro benefício desse ato é aumentar o funcionamento dos intestinos. Se você tem o ‘intestino preguiçoso’ já deve ter ouvido falar muitas vezes que você deve comer mais fibras.

O que acontece é que quando as fibras cheias de água ou gordura se unem as fezes, torna elas mais ‘maleáveis’ e menos duras (afinal as fezes estarão mais hidratadas). Isso faz o funcionamento do intestino ser mais rápido e também facilita na hora da evacuação.

5. Melhora O Funcionamento Do Cérebro

Funcionamento do Cérebro
Funcionamento do Cérebro

O que poucas pessoas sabem e que também é o último benefício do abacate dessa lista é que ele também ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro da pessoa que se alimenta dessa fruta com certa frequência.

As ‘boas gorduras’ presentes no abacate e também os seus antioxidantes auxiliam aumentando a velocidade das sinapses do cérebro e também aumentam a regeneração das células do cérebro.

Gostou dos Benefícios e Malefícios do Abacate? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *