Home / Plantas / Óleo de Gerânio Para a Pele: Benefícios e Como Fazer

Óleo de Gerânio Para a Pele: Benefícios e Como Fazer

O gerânio é uma das lendárias plantas de interior que podem ser encontradas em praticamente qualquer lar. E onde quer que esteja o encantador pelargonium – em um parapeito quente da janela, em gavetas de sacada ou mesmo no jardim, esse velho morador do jardim cativa não apenas com uma paleta de cores brilhantes, mas também com o aroma azedo de folhas que cercam uma nuvem perfumada, mesmo com o toque mais leve.
Muitos gerânios são cultivados como uma cultura de cura que alivia dores de cabeça, e alguns até monitoram o clima por suas folhas: antes da chuva, as vilosidades se endireitam e no tempo seco elas se espalham. Mas neste “talento” do pelargonium não se esgota. Esta planta única há muito é considerada um “nariz na garganta” entre ervas medicinais e, nos tempos da Grécia Antiga e de Roma, os gerânios eram dotados da glória de um medicamento quase onipotente, prescrito para distúrbios digestivos, fraturas graves e até doenças incuráveis, incluindo tumores.

Flor Gerânio
Flor Gerânio

O óleo essencial foi substituído por “matérias-primas” vegetais apenas no início do século 18, quando os cientistas franceses destilaram óleos aromáticos pela primeira vez em partes acima do solo do pelargonium. Hoje, o óleo de gerânio faz parte de composições de perfume de elite e mais acessíveis, é amplamente utilizado na produção de produtos químicos e cosméticos domésticos, mas a medicina, informal e tradicional, não esquece as propriedades curativas desta planta.

Características

Os mais perfumados não são inflorescências-guarda-chuvas brilhantes, mas folhas elegantes e arredondadas, das quais os famosos e um dos mais caros (juntamente com o jasmim e o óleo de rosa) são extraídos por destilação a vapor.

É um óleo muito leve, surpreendentemente líquido e fluido, que se dissolve quase instantaneamente e completamente em óleos vegetais e básicos. Sua cor lembra a cor brilhante das folhas: verde-amarelado, com um toque de limão claro e tom de azeitona, a cor do óleo de pelargonium é complementada por absoluta transparência. Se você olhar para o sol, o óleo parece radiante.

O cheiro característico das folhas de gerânio é completamente transmitido ao óleo, que, apesar de sua origem “verde”, mantém a base frutada do cheiro, complementada por notas azedas, amargas e doces. As nuances floral-doces são as primeiras a serem percebidas, seguidas de meios-tons quentes médios, que são substituídos por uma base azeda e amarga de aroma. Acredita-se que o gerânio seja o aroma de mulheres maduras e confiantes.

Apesar do óleo de gerânio ter um odor muito específico e vibrante, combina bem com outros óleos essenciais que se encontram em sua base bastante quente. Muitos autores como bem combinado com o cheiro de gerânio aroma indica-se apenas de eucalipto, mas na verdade uma lista de sabores complementares são muito mais amplo: misturas de gerânio bem com verbena, citronela, erva-cidreira, limão, sálvia, manjericão, cipreste, murta, camomila, pinho, Niaouli, hissopo, hortelã,sândalo e árvore do chá.

Ação Emocional

Na esfera emocional, os gerânios evocam emoções positivas, relaxam, otimistas, ajudando a lidar com sentimentos, medos, tensão e aliviando os sintomas de fadiga e estresse. Este é um dos óleos essenciais para combater a depressão e a apatia. Restaurando a harmonia interior, promove a autopercepção adequada e abre caminho para mudanças positivas na vida, aumenta a atividade física e mental.
Mas a influência mais importante do óleo de pelargonium está relacionada à auto-estima: graças a esse óleo essencial, você pode se livrar da dependência das opiniões de outras pessoas, incertezas, complexos, recuperar-se de perdas e reuniões desagradáveis, perceber adequadamente motivos e ações.

Propriedades

Benefícios Gerânio
Benefícios Gerânio

Como já mencionado, o óleo de gerânio é um dos principais remédios antigos para o tratamento de doenças da cavidade oral, ouvidos, garganta e seio, incluindo problemas dentários, enquanto o óleo aromático não apenas elimina processos estagnados e inflamatórios, mas também alivia os sintomas de dor.

O óleo de pelargônio também regula o trabalho do sistema vascular, sistema digestivo e coração (estimula o trabalho dos músculos, normaliza a intensidade das contrações, ajuda a estabilizar arritmia, isquemia e taquicardia).

Além disso, o gerânio ajuda a eliminar a tendência à hipertensão e é um dos óleos essenciais mais eficazes para regular os níveis de açúcar no sangue. Este é um dos principais óleos “femininos”, que não apenas alivia a inflamação, mas também regula, equilibra o fundo hormonal e remove as manifestações negativas de seus distúrbios. O óleo de pelargonium também é usado no tratamento de varizes e hemorróidas.

Uso em Casa

O óleo de pelargonium pode ser usado para qualquer cosmético e para todos os tipos de pele. Este óleo aromático mágico restaura efetivamente a epiderme, contribui para seu rejuvenescimento e alisamento profundo, regenera e renova e também tem um efeito regulador no equilíbrio de gordura. Este é um dos óleos mais eficazes para trabalhar com peles problemáticas, adolescentes, maduras, propensas a secura excessiva ou vice-versa e pele oleosa patológica. Pelargonium também equilibra as propriedades da pele de um tipo combinado.

Gerânio no Vaso
Gerânio no Vaso

O óleo de gerânio tem um duplo efeito sobre a pele: por um lado, remove rapidamente a inflamação e a descamação e, por outro, causa mudanças positivas sistêmicas. As propriedades anti-inflamatórias do óleo de gerânio em combinação com “talentos” regeneradores únicos são ativamente utilizadas no tratamento de celulite, ulceração, eczema, cortes, queimaduras e feridas.
O óleo de gerânio tem mais uma propriedade notável – ajuda a se livrar de todos os insetos irritantes que não toleram seu cheiro. O óleo de pelargonium também pode ser usado para dar sabor a vários pratos e bebidas na culinária.

Dosagens

Como o óleo de gerânio altera ativamente o plano hormonal, ele não pode ser usado durante a gravidez e crianças com menos de 6 anos de idade, bem como ao tomar pílulas anticoncepcionais. A redução do açúcar no sangue e as propriedades anticoagulantes dos gerânios requerem atenção especial: esse óleo essencial não pode ser usado por mais de 3 semanas ou melhor por pelo menos 2 semanas seguidas.
O óleo essencial de gerânio é talvez o único que não causa nenhuma reação quando aplicado à pele. É tomado internamente, mas não com o estômago vazio (não mais do que 1 gota 2 vezes ao dia com mel). O óleo de gerânio tem um aroma forte, por isso é sempre consumido em doses reduzidas.

  • Para dar sabor a uma sala, basta 2-4 gotas por lâmpada de aroma.
  • Para inalação, você também pode usar não mais que 2 gotas.
  • Para aplicar compressas, quentes e frias, use até 3 gotas de óleo de pelargonium.
  • Para aplicações na cavidade oral ou para impregnar turundas para os ouvidos – apenas uma.
  • Para enxaguar a garganta, adicione 2 gotas de gerânio em um copo de água morna.
  • Para aliviar uma dor de cabeça, misture 1 gota de óleo de gerânio com algumas gotas da base e esfregue nas áreas temporal e occipital.
  • Puro, sem diluir na base ou no óleo vegetal, o óleo de gerânio é usado para tratar cortes, queimaduras e ulcerações.
  • Para pingentes de aroma pessoal, basta uma gota de óleo de gerânio.
  • Para cosméticos, você pode adicionar no máximo 4 gotas a 2 colheres de sopa da base.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *