Home / Plantas / Meu Pé de Pera Não Produz: O Que Fazer Para Dar Frutos?

Meu Pé de Pera Não Produz: O Que Fazer Para Dar Frutos?

Uma Pereira pode dar frutos dos seus 4 aos 40 anos e possuir uma altura incrível de exatos 12 metros. Conhecidas como plantas caducifólias, elas perdem suas folhas durante o período de hibernação e logo ao acordarem florescem novamente.

Na primavera as primeiras flores surgem na Pereira, mas é no Outono ou Verão que se poderá ver os primeiros e lindos frutos.

Características da Pera

Esta é uma fruta presente em regiões de clima temperado e que pode ter três incríveis colorações: amarela, verde e até mesmo vermelha. Os chineses são os maiores produtores dela.

Os 5 Tipos de Pera

Primeiramente temos a Portuguesa que possui uma polpa macia e adocicada, ela possui muitas vitaminas e sais minerais, perfeita para se fazer geleias.

Pera Portuguesa

Outra espécie é a Pera Williams que talvez não seja muito do seu gosto pois sua poupa é cítrica e durinha.

Pera Williams

A Pera d’água é ideal para quem quer controlar os níveis de açúcar e fugir da diabetes, ela ainda é ótima para ser usadas em pratos culinários como saladas.

Pera D’Água

Pera Ercolini, possui um formato pequeno e oval e é ideal para fazer doces.

Pera Ercolini

Por fim temos a Pera Red, de tom avermelhado e adequada para o consumo in natura.

Pera Red

Agora que já conheceu cada uma escolha a que mais lhe agrada!

 O Que Fazer Para Dar Frutos?

Essas dicas são super simples e talvez você as ache inúteis, mas acredite, na maioria das vezes tudo que é comum passa desapercebido pelos nossos olhos e são exatamente essas coisas que são primordiais.

Olha meu amigo (a) como primeiro fator você deve observar se a sua planta está bem exposta ao sol, lembrando que as sombras produzidas por outras árvores e até mesmo telhados de casas podem contribuir para o ocasionamento deste infortúnio.

Uma segunda situação a ser observada é a questão do solo, ou seja, se este está devidamente nutrido, você precisa saber que a cada 6 meses é necessário repor a matéria orgânica daquela terra onde o seu Pé de Pera foi plantado. Este fator é o mais importante sendo o responsável pela maioria dos casos de árvores infrutíferas! É necessário um solo com bastante profundidade e também drenagem!

Cálcio e Magnésio são essenciais para seu Pé de Pera, eles contribuem para diminuição da acidez do solo.

Saiba ainda que o excesso de nutrientes não é benéfico para sua plantinha, se não souber aplica-los de maneira correta você atrairá um enxame de pragas que acabarão com todos os seus esforços.

Faça a Adubação no período correto: nos tempos vegetativos, de florescimento e frutificação é que se deve nutrir a sua Pereira, realizando este procedimento sempre no outono ou verão e nunca no inverno. Um fator importante a ser observado para realização da adubagem é a idade da planta.

Se sua Pereira é jovem a adubagem deve ser feita de maneira circular próximo ao caule, se ela for adulta, aduba-se também em círculo, mas numa faixa de sombra da copa, para evitar a concentração de produtos na superfície do solo e a “queima” de raízes e folhas.

Cuidado com a temperatura: Como a Pera é cítrica ela deve ficar exposta a uma temperatura que vareie entre 13 ºC e 32 ºC, caso o clima supere este nível o crescimento da sua planta será interrompido. É importante observar que no período de calor os frutos serão mais doces e nos tempos de frio as peras terão um sabor mais amargo.

Não irrigue demais a sua Pereira: nos períodos de brotação, emissão de botões florais, frutificação e início de desenvolvimento dos frutos é que o Pé de Pera vai necessitar de mais água, nos tempos de maturação, colheita e período de repouso, nem tanto.

Plantio: É preferível plantar a Pereira em épocas chuvosas ou então em qualquer período desde que haja a irrigação de maneira adequada.

Uma dicazinha extra é nunca colocar esterco fresco ou casca de fruta no pé da planta pois isso a esquentará demais.

Atenção: leia todos estes processos e verifique se em algum deles você não se esqueceu de algo!

Tenha Ainda Mais Frutos

Se você não está tendo nenhum problema com a frutificação do seu Pé de Pera mais deseja faze-lo frutificar ainda mais, procure nutrir o solo com fosforo e água, este componente é responsável pela formação de sementes.

Vá até uma agropecuária e peça mais informações pois lá eles lhe apresentarão produtos específicos como a farinha de osso, um excelente ingrediente para nutrir o seu Pé de Pera.

Tenha o seu Pé de Pera num Vaso

Vamos lá:

Como primeiro passo pegue as sementes da Pera e coloque-as dentro de um pote de plástico forrado com papel toalha, feche o recipiente e deixe-o na geladeira por um período de três semanas. Facinho né!

Aquela pequenina sementinha criará um raminho após aquele tempo que se passou (as três semanas), pegue-a e a transferia para um vaso, de preferência com 50 litros, com muita terra bem soltinha. A sementinha com o raminho florescido deve ficar apontada para baixo e em 4 semanas surgirá uma pequena e linda plantinha.

Ao decorrer de três longos anos você terá uma planta com uma estatura notável bem aí no seu quintal.

Existem diversas espécies de Pereira, elas adoram o clima frio por isso algumas delas precisam ficar expostas a temperaturas mais baixas por um período de 200 a 700 horas dependo da sua espécie.

Mais uma super dica: cuidado com a poda, ela não deve ser muito drástica, caso contrário pode interferir na produtividade do seu Pé de Pera.

Bom, tudo que eu tinha para lhe mostrar eu consegui, agora espero que o meu conteúdo tenha sido de grande ajuda e que você consiga fazer com que a sua Pereira de muitos frutos e lhe agracie com todo sabor desta fruta maravilhosa.

Fique atento a este site, em breve eu lhe trarei novos conteúdos interessantíssimos, Tchauzinho!

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *