Home / Plantas / Qual a Altura do Bambu? Quantos Metros Eles Podem Chegar?

Qual a Altura do Bambu? Quantos Metros Eles Podem Chegar?

Como vimos em artigos no mundoecologia, existem tantos tipos diferentes de bambus, acrescentados que se comportam de maneira diferente de acordo com as condições climáticas e do solo em que se encontram, que dar uma dimensão inevitavelmente incorreria em erro. Além das condições climáticas, existem outras variáveis, como corredores ou mortes, estado de maturação, idade e, é claro, de que espécie estamos falando (lembre-se de que existem mais de 1500 espécies, com tamanhos de 5 a 30 m de comprimento). altura!).

Como nosso objetivo é transmitir nossa experiência, contaremos o que aprendemos durante os últimos 10 anos: Temos que começar da base para falar sobre o mesmo. Por um lado, há a taxa de crescimento de uma cana que brota de uma planta adulta. Daí vem o famoso número quase mágico que encontramos repetidamente em muitos lugares: o bambu pode crescer até 1 metro por dia.

Isso é verdade? Bem, a resposta é sim, é verdade… mas este é um número que provém de um registro real e científico da espécie Phyllostachys bambusoides, com características edafoclimáticas ideais, em condições ideais, medindo o crescimento de um cana que brota de uma planta adulta. Nesse caso, as espécies gigantes, que atingem 20-30 metros, os juncos que brotam anualmente, atingem essa altura em 2-3 meses.

Um Pouco Sobre

Embora existam variedades que amadurecem até 40 metros de altura, o bambu é uma espécie de “grama gigante” cuja altura média excede 20 metros, existem variedades com mais de 40 metros de altura e até 40 centímetros de diâmetro! Embora pareça incrível, as colunas do Palácio Imperial Chinês são de bambu e medem 1,40 metros de diâmetro. O bambu cresce de maneira diferente do que as árvores. As árvores se desenvolvem em torno de um tronco, em círculos anuais que permitem reconhecer sua idade e levar muitos anos para atingir o tamanho máximo.

Phyllostachys Bambusoides
Phyllostachys Bambusoides

O bambu, por outro lado, emerge do solo em “juncos”, espalhando-se como telescopicamente, em um ritmo muito rápido. As varas de algumas variedades de bambu crescem a uma taxa de 1 metro por dia quando se originam de uma planta madura e algumas variedades podem atingir sua altura total em menos de 3 meses. As varas de bambu primeiro “crescem” até o tamanho da variedade e depois “amadurecem”, adquirindo suas características de dureza, flexibilidade e força que as tornaram famosas em todo o mundo.

Cuidados

O solo deve estar bem solto e com capacidade de reter a água muito bem, preparado e ao mesmo tempo rico, com excelente drenagem e ao mesmo tempo que possui muita matéria orgânica, além disso, temos que regar com muita frequência e com muita água

O estágio de floração do bambu ocorre após 80 anos, depois disso a planta morre. O fertilizante é algo que não devemos esquecer, pois é de grande ajuda para que novos rebentos possam nascer e, por sua vez, para a expansão da planta; portanto, o fertilizante ideal para o bambu é o da matéria orgânica desde que é um rizoma, a grande quantidade de nutrientes que um fertilizante químico possui pode causar sérios danos à planta. Por outro lado, as pragas que mais frequentemente atacam esta planta são pulgões, ferrugem, aranha vermelha e oídio.

Multiplicação de Bambu

A multiplicação do bambu pode ser feita de duas maneiras diferentes, que são as seguintes:

Agrupando Divisões

Trata-se de ter que separar os propágulos dos perfilhos, uma vez que esses propágulos são ou devem estar em cada um dos aspectos, plantas completas.

Cortes de Junco

Na parte das frações vegetativas, desde cortes de junco completos até o corte de galhos maduros, com arranjos de brotos maiores ou menores, provenientes das partes aéreas da planta. A multiplicação deve ser realizada antes do início do estágio anual de crescimento ativo das gemas no eixo envolvido, o que ocorre nos meses de março e abril. O tamanho do propágulo deve manter o sistema radicular do propágulo ou vareta madura com um mínimo de três gemas ativas.

As varetas devem ter menos de três anos de idade, mas se forem propágulos de divisões de grupos, a idade em que o rizoma pode ser não é de grande importância. Para multiplicar isso, temos que cortar as tiras de bambu, os arbustos ou os perfilhos e submergir as varetas em uma solução aquosa de Radix 10.000 a uma taxa de 1 kg por 200 litros de água.

Plantação de Bambus
Plantação de Bambus

Misturamos o substrato na proporção de 40:40:20; com terra preta, solo foliar e também húmus de minhoca respectivamente, enchemos o recipiente, colocamos as plantas divididas ou o crochê duplo, organizamos os recipientes em faixas de prata e, finalmente, o mais aconselhável é o uso de irrigação programada.

E Quando o Bambu Começa a Invadir o Meu Jardim? O que eu Faço?

O bambu é uma planta maravilhosa que podemos cultivar em um vaso ou no solo do nosso jardim. Seu crescimento é bastante acelerado e pode atingir vários metros de altura em pouco tempo. É uma planta bastante resistente e não precisa de muito cuidado.

O bambu além de ser flexível é bastante difícil, cana-de-esta planta tem uma série de usos que podem substituir ou até mesmo melhorar os clássicos da madeira. Toda essa força e flexibilidade vem de suas raízes, uma vez que essas raízes são tão fortes que podem passar pelos tijolos e também pelo material de alvenaria; no entanto, atualmente existe um material que pode ser mais rápido, mais simples local e é de baixo custo.

Bambu no Jardim
Bambu no Jardim

Com isso, nos referimos às barreiras anti-raiz feitas de plástico de polipropileno com uma espessura de um milímetro, barreiras bastante rígidas e utilizadas são algo bastante simples, pois ao preparar o buraco onde queremos plantar nosso bambu Temos que cobrir toda a área que não queremos que a planta supere com esta folha de plástico resistente.

É importante lembrar que devemos instalar a barreira corretamente, da mesma forma que devemos levar em consideração que as raízes do bambu têm capacidade para expandir até atingir o nível do solo. Esperamos que este artigo ajude-o na tarefa de cultivar seu bambu. Não desista e nos conte seus avanços.

Gostou do nosso artigo? Então deixe sua contribuição nos comentários!

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *