Home / Plantas / Melancia Americana: Características, Benefícios e Nome Cientifico

Melancia Americana: Características, Benefícios e Nome Cientifico

A melancia é uma das frutas mais consumidas no Brasil, isso se dá principalmente pelo fator de que ela é uma ótima sobremesa em dias de calor. Uma fonte de benefícios gigante, e muito gostosa. Existem diversos tipos de melancia, e a mais popular de todas, e também mais produzida aqui, é a melancia americana. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje, mostrando suas características, benefícios e sobre seu nome científico. Continue lendo para descobrir mais.

Nome Científico da Melancia Americana

Veja a seguir a classificação científica da melancia e seu nome científico.

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Cucurbitale;
  • Família: Cucurbitaceae;
  • Gênero: Citrullus;
  • Nome científico/espécie/nome binominal: Citrullus lanatus.

Características da Melancia Americana

A melancia é uma planta trepadeira rastejante que possui um fruto do mesmo nome. Ela faz parte da família Cucurbitaceaea, junto com o pepino, abóbora e do melão também. Seu nome científico é Citrullus lanatus, e tem origem nas região mais secas da África. De acordo com estudos, a melancia é cultivada na África central há mais de 5.000 anos. Também vista no Egito e Oriente Médio há mais ou menos 4.000 anos. Só chegou no Brasil durante o processo de escravidão, quando trouxeram pessoas originadas de Banto e Sudanês.

Ela tem folhas triangulares, com pequenas flores amarelas que a partir delas geram o fruto, pelo qual a planta é mais conhecida. A melancia pode ter formato arredondado ou alongado de casca dura e verde, com algumas listras escuras. Sua polpa é vermelha na maioria dos casos, com um suco bem suculento e doce, e com altíssimo teor de água.

Citrullus Lanatus
Citrullus Lanatus

De acordo com pesquisas feitas recentemente, a melancia está entre as frutas mais produzidas no Brasil. O preço acaba sendo um dos mais baixos no país, e as sem sementes saem um pouco mais caros que as com sementes. Isso só aumentou com a criação de diversas variedades, incluindo melancias sem sementes e outros. Ela pode ser consumida em natural, como é feita na maioria das vezes, mas também é utilizada em sucos, geleias e saladas. Na China, é comum comerem suas sementes, normalmente fazem elas torradas. Por ter muita água, é ótima para o verão, pois hidrata e traz uma sensação refrescante.

Como falamos, o teor de água é muito alto, chegando em 90%, e serve como hidratante. Também possui uma boa quantidade de açúcar, algumas proteínas, e diversas vitaminas. As vitaminas são vitamina A, o complexo vitamínico B (como B1, B2 e B3), vitamina C. Os sais minerais presentes são cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Lembre-se que é uma fruta um pouco laxativa, e tem poder diurético. Uma ótima fonte de licopeno, que ajuda na prevenção de diversas doenças como o câncer e doenças crônicas.

 O Cultivo da Melancia Americana

Para ter uma plantação de melancia, é preciso que se encontre primeiramente um lugar definitivo para elas, e que tenha um bom espaço. As covas precisam ser largas e profundas, e bem adubadas. O local também é importante, em relação a luminosidade. É preferível que ela seja cultivada a sol pleno, e que seja irrigada de forma constante, mais ou menos a cada dois dias. O solo também deve ter uma boa capacidade de absorção de água e sais.

Apesar de precisar de bastante água, é uma planta que não suporta umidade demais e nem temperaturas muito baixas. Ela também é uma planta que facilmente pode ter pragas, ervas daninhas e algumas doenças. Precisam ser imediatamente cuidadas, pois pode infectar toda a plantação. O ciclo do plantio até a colheira dura em torno de 120 dias, após esse tempo, já pode ser feita a colheita. Na hora de saber quando a fruta está madura o suficiente, observe se ela mudou da cor branca para amarela na parte em que está encostada no chão.

Benefícios da Melancia Americana 

A melancia é uma planta que possui uma quantidade grande de benefícios para o nosso corpo. Principalmente, ela tem diversas propriedades medicinais, servindo de tratamento natural para diversos sintomas. Um deles é por possuir algumas propriedades diuréticas, sendo muito recomendado pelos médicos para pessoas que sofrem de algum problema renal. Essas propriedades também ajudam pessoas que estão em processo de emagrecimento, para quem tem pressão alta e gota.

Na polpa nós encontramos uma fruta que possui em torno de 90 a 92% de água, é como se fosse água flavorizada. Ela é ótima para ser consumida principalmente durante o verão, época em que mais perdemos água do corpo, para conseguir nos manter hidratados. Aquela sensação de refrescante que dá para a gente, dá para nosso sangue também. Porém, por ter esse alto teor de água, é uma fruta no qual se recomenda não consumi-la após uma refeição, pois ela deixa a digestão mais lenta.

O suco, ou água, que a melancia solta é um ótimo diurético. Ele ajuda na eliminação do ácido úrico, além de trabalhar para a limpeza do nosso estômago e intestinos. Suas propriedades do suco também são ótimos para quem está com problemas de acidez estomacal, bronquites, problemas na garganta e boca como inflamações e até obesidade.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a melancia americana e suas características e benefícios. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre melancias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Fraco de Óleo de Lavanda

Qual O Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

O óleo essencial de lavanda tem sido uma das opções mais utilizadas para diversos tratamentos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *