Home / Plantas / Lírios Asiáticos: Características, Significado, Espécies e Fotos

Lírios Asiáticos: Características, Significado, Espécies e Fotos

Lírios asiáticos são plantas verticais que crescem bulbosas com frequentes flores vistosas. Devido à sua aparência atraente, elas foram e são apreciadas como plantas ornamentais em muitas culturas pelo mundo.

Lírios Asiáticos: Características, Significado, Especies e Fotos

Algumas espécies estão entre as plantas ornamentais mais antigas de todos os tempos e também foram usadas como símbolos religiosos. Somente no século 20, elas ganharam importância industrial como plantas reprodutoras e flores de corte. Especialmente na Ásia, elas ainda são usados ​​hoje como alimento e como plantas medicinais.

O gênero é, com base em sua origem evolutiva, de origem Himalaia, mas hoje encontrada em todos os continentes do hemisfério norte, de preferência em zonas climáticas temperadas. A principal área de distribuição é a China, os centros secundários são o Japão, a América do Norte e a Europa e o Cáucaso.

Todos os lírios asiáticos são perenes, plantas herbáceas. Elas crescem a partir de bulbos e podem atingir uma altura de até três metros, dependendo da espécie. Os bulbos de lírio são geralmente ovados a aproximadamente arredondados, compostos por inúmeras escamas semelhante a cebola mas sem a proteção de uma pele externa adicional.

Tais escamas “aceboladas” são folhas modificadas e contêm amido como substância de reserva. São ovados ou lanceolados carnudos e geralmente brancos, raramente amarelos ou roxos, geralmente também manchados de marrom. Eles se sobrepõem como uma capa e podem ter entre dois a até trinta centímetros de comprimento.

Os lírios têm dois tipos de raízes na base da cebola. Alguns têm até 5 milímetros de espessura, são dobrados de forma concêntrica e contráteis, por isso têm a capacidade de puxar a cebola mais profundamente no chão até atingir a profundidade ideal. O segundo tipo, as chamadas raízes adventícias, são muito mais finas, semelhantes a fios e servem apenas para absorver nutrientes. Este último também pode ser encontrado no subsolo, na haste acima da cebola.

Lírios Asiáticos Características

Nos lírios, as cebolas também são órgãos de propagação vegetativa. Uma possibilidade que pode ser encontrada com frequência é a formação dos pequenos bulbos no caule, que se desenvolvem em plantas independentes após vários anos. Em algumas espécies, tais bulbos também são formados nas axilas das folhas. A partir daí, caem e podem crescer nos anos seguintes no solo para plantas independentes.

Lírios Asiáticos: Caules e Folhas

São plantas invariavelmente verticais, em regra, e suas hastes lisas são geralmente verdes, ocasionalmente roxas, raramente cinza-verde-azul. Para lírios, as folhas sésseis a quase sésseis são alternadas, distribuídas uniformemente ou raramente na base do caule amontoadas ou com maior frequência em 1 a 12, raramente até 24 voltas.

No último caso, no entanto, eles são distribuídos na base e na ponta da planta. As espirais consistem em três a vinte, raramente em quarenta folhas, com 3 a 55 cm de comprimento e 0,50 a 11 cm de largura, a relação comprimento/largura é de 2 a 60 cm. As folhas estão sobre as pontas frequentemente dobram-se para baixo, lineares, lanceoladas, elípticas ou (especialmente perto do solo) ovaladas, ocasionalmente lanceoladas invertidas.

A lâmina da folha verde fica mais clara em direção à ponta da folha, raramente mais pálida e corre em direção à extremidade externa apontada. As margens das folhas são inteiras, geralmente macias e sem pêlos, ocasionalmente pálidos, às vezes ásperas até a extremidade externa por agulhas triangulares epidérmicas. A veia foliar geralmente consiste em três veias principais normalmente lisas e sem pelos. Ocasionalmente, também são cobertas com agulhas triangulares epidérmicas e raramente recuadas no lado voltado para o eixo.

Lírios Asiáticos: Espécies e Flores

A inflorescência terminal é uma única flor semelhante a um umbigo saliente. As brácteas são semelhantes às folhas. As hastes das flores medem 2 a 60 cm de comprimento. As flores estão penduradas, assentindo, ascendendo ou em pé. Muitos lírios cheiram mais ou menos fortes, mas alguns também são livres de fragrâncias.

As flores são de simetria radial ou fracamente zigomorfas. Pode ser amplamente diferenciado de três formas de flores, a saber, em forma de trompete, em forma de xícara e com um pouco dos dois anteriores, isolados também em forma de tubo ou em forma de xícara, ou as flores frontais quase fechadas em lilium lophophorum.

O perianto é um perigônio bicircular. Todas as brácteas têm aproximadamente a mesma forma, cor e tamanho. Cada círculo consiste em três revestimentos de flores não cultivadas, branco, esverdeado, amarelo, laranja ou avermelhado a roxo. A metade interna de dois terços das brácteas, voltada para o esôfago, é frequentemente manchada de cor rosa ou castanha, mais ou menos lanceolada, afilada na base, geralmente sem pêlos.

De frente para o apêndice frondoso, as pétalas formam néctar. Os nectários são geralmente estriados, ocasionalmente papilos ou peludos. São verdes e geralmente invisíveis, mas ocasionalmente aparecem no formato de uma estrela verde no centro da garganta. As brácteas externas são temidas ocasionalmente, com 3 a 12 cm de comprimento e 0,6 a 2,6 cm de largura e correm para a extremidade externa geralmente apontadas.

Por outro lado, as brácteas do círculo envolvente da flor interna são sempre afastadas do eixo e, além do eixo, possuem duas ranhuras longitudinais centrais. Elas também correm para a extremidade externa geralmente apontada, mas caem ligeiramente mais largas que as brácteas externas. As flores têm seis estames, cada um na frente do revestimento das flores, que pode terminar dentro do período perianto ou se projetar para longe dele.

Os estames são parecidos com fios, às vezes finos e peludos., e são versáteis coloridos, mas a maior parte verde pálido ou quase transparente. Os estames se prendem à parte de trás da antera (dorsifixo), o composto é móvel (versátil). As anteras são oblongo-redonda e 0,3 a 2,6 centímetros de comprimento, tingidos, versáteis, mas principalmente roxo e escuro.

Já há muito material sobre lírios à sua disposição em nosso blog. Temos certeza que poderá encontrar muita coisa interessante aqui em sua pesquisa sobre o assunto. Veja abaixo alguns temas sobre lírios que talvez possam lhe interessar:

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *