Home / Plantas / Goiaba Verde Faz Mal? Dá Dor de Barriga? Prende o Intestino?

Goiaba Verde Faz Mal? Dá Dor de Barriga? Prende o Intestino?

Aromáticas e doces, as goiabas têm uma pele amarela a verde e uma cor-de-rosa brilhante ou vermelho carne. Elas são comuns no Caribe e na América do Sul, e introduzidas em muitos outros climas subtropical e tropical pelo mundo, produzindo muitas variedades dessas frutas doces.

Em pratos havaianos, indianos e tailandeses, as goiabas às vezes são comidas enquanto ainda estão verdes. Fatiada e em lascas e cobertas com pimenta em pó, sal e açúcar ou pó de ameixa ou então misturadas com sal masala. As goiabas verdes também são consumidas com molho de soja e vinagre ou açúcar e pimenta preta, ou junto a massas e frituras como um acompanhamento levemente doce.

Mas há quem diga que comer goiaba verde faz mal. Será mesmo? As crenças populares de que comê-las assim provoca dor de barriga são verdadeiras? E o risco de prender o intestino como dizem? Há algum fundamento nessas afirmações? Vamos relembrar um pouco do que se diz sobre os benefícios em consumir goiabas.

Benefícios Confirmados da Goiaba

Apesar das diversas variedades, com formas diferentes, a cor da polpa, a presença ou ausência de sementes e tubérculos, todas as goiabas e suas variedades retêm o essencial: um conjunto diferenciado de vitaminas e minerais.

A maior das vantagens de uma fruta tão fenomenal como a goiaba está no alto grau em que ela contém: licopeno (superior ao tomate), o antioxidante mais forte; potássio (acima do contido em bananas); e vitamina C (muito mais até do que em frutas cítricas). Graças a esses três elementos, a planta por si só já seria digna de respeito.

Mas some ainda a esses já citados outras riquezas encontradas nas goiabas, junto a seus frutos, folhas e a casca. Aqui também podemos acrescentar:

vitaminas do grupo B – (1, 2, 3, 5, 6), E, ??A, PP;
micro e macro-elementos: cálcio, cobre, magnésio, zinco, fósforo, selênio, sódio, manganês, ferro;
proteínas;
frutose, sacarose, glucose;
fibras;
niazina;
tanino;
leucocianidina;
Óleos essenciais.

Goiaba Verde
Goiaba Verde

Assim, a goiaba contém 100 g de 69 kcal (em calorias verdes ainda mais baixas). O uso ativo de seus frutos, casca e folhas da medicina popular de uma ampla variedade de povos permitiram descobrir as áreas em que esta planta mais tem manifestado suas qualidades. Estes são:

Sistema cardiovascular, Cérebro, Trato gastrointestinal, Dentes e cavidade oral, Visão, Glândula tireoide e para a pele. Além disso, tanto o sumo de goiaba e/ou suas frutas são usados ativamente no tratamento do diabetes. Goiaba é recomendado mesmo para gestantes, crianças ou idosos.

O uso regular desta fruta ajuda a fortalecer a imunidade, ajuda contra resfriados, febre, angina, gripe. Extrato vegetal reduz significativamente o câncer de próstata, e também ajuda as mulheres com câncer de mama, fortalece o sistema linfático. Suas folhas são usadas como um hemostático e desinfetante.

Goiaba Verde Faz Mal? Dá Dor de Barriga? Prende o Intestino?

Diante de tantos benefícios citados, não só da polpa ou carne da fruta, mas também da casca da fruta e até das folhas da goiabeira, será então que teríamos sérios riscos em consumir a goiaba quando ainda não estivesse madura? A melhor resposta resumida é: não, não faz mal! Porém, existem questões a considerar.

Por exemplo, a composição química varia com a idade da planta. Quanto mais jovem for a planta e o fruto da goiaba, maior a quantidade de certos componentes químicos que tornam-se prejudiciais a saúde pelo consumo excessivo.

Não há problema em usufruir da goiaba verde. Muitos países até adotam a goiaba verde em pratos típicos. Mas você não deve ingerir muitos frutos imaturos da goiaba. O perigo é sempre o excesso. Os frutos verdes da goiaba contêm muita arabinose e ácido hexa-hidroxidifênico, o que pode comprometer gravemente os rins.

Outra informação útil a considerar: a polpa da goiaba contém um grande número de sementes pequenas e muito duras. Ao usar frutas, você deve se lembrar delas e prestar atenção, caso contrário corre o risco de danificar o esmalte dos dentes. O risco da dor de barriga só foi comprovado em casos cujo paciente já tenha problemas intestinais e consumiu da fruta e suas sementes em quantidade extremamente excessiva.

Uma propriedade importante da goiaba é que esta planta pode ser útil para quase tudo. Não há virtualmente nenhuma contra-indicação ao seu uso. O único aviso pode ser sua intolerância individual. Além disso, é só o que já salientamos: não coma em demasia essa fruta! Aí sim pode causar indigestão. Os diabéticos também devem abster-se de comer goiabas com a casca pois o nível de glicose pode aumentar.

Como Comer Goiabas

Goiaba pode ser usado de diferentes maneiras:

– Na sua forma bruta como uma fruta normal (Você pode comer com a pele, mas você pode limpar e fatiar). Porque a massa moída no liquidificador pode ser cozida friso saboroso (pasta de vidro goiaba, 3 colheres de sopa de suco de limão, um pouco de sal, meio copo de suco de laranja, folhas de hortelã, sorvete).

– Beba suco espremido na hora . Suco de goiaba não é apenas bom, mas também muito saboroso. Deste também é possível preparar uma variedade de bebidas (por exemplo, um batido de um copo de suco de goiaba com 100 ml de iogurte, morangos frescos e suco de limão). Para um público adulto pode recomendar para usar o suco desta fruta na preparação de bebidas alcoólicas – isto dará um sabor especial (0,5 litros de suco de goiaba misturado com 110 ml de vodka, 0,5 litros de ginger ale e 2 colheres de sopa de suco de limão Adicione um quarto de xícara … folhas de hortelã e gelo).

– Para fazer um molho salgado-doce (perfeitamente adequado para churrasco e kebab): cebola dourar (3 lâmpadas de média), cortar o fruto da morango, assado 10 minutos com a cebola, adicione o vinho branco meio copo de uma estrela de badjan e pimenta, de acordo com o art. l. ketchup e açúcar. Depois de amolecer a goiaba, retire as especiarias, despeje no art. l. rum, limão e sal. Moer em um mixer).

– Ferva as compotas, gelatina e geleia. Como as sementes de frutas duras quando assadas em geleia tradicionalmente estragam o sabor, você pode recomendar fazer uma sobremesa a partir de seu néctar, já que a goiaba parece melhor como uma geleia. Na culinária caribenha (Cuba, Dominica), esta geleia é muito popular.

Para geleia, melhor são as frutas maduras pois tendem a ser mais macias. Lave as frutas e as picote bem, cubra bem as frutas em uma panela cheia d’água, cozinhe em fogo brando até que a fruta tenha se dissolvido. Derrame esse néctar numa travessa, peneire essa massa para aproveitar o néctar bem fino. E agora misture esse néctar fino em uma mesma quantidade de açúcar, mexendo bem e incessantemente em fogo médio até a coesão. Adicione se quiser um pouco de suco de limão ou açafrão.

Escolhendo e Armazenando Goiaba

Agora que já esclarecemos um pouco a questão levantada no artigo, está na hora de adquirir algumas goiabas e levar pra casa, não é mesmo? Conhece bem a goiaba? Sabe como escolher? Não se deixe enganar. Existem algumas dicas básicas para que tenha pra si as frutas saudáveis e melhores para usufruir. Ao escolher a goiaba, os seguintes sinais indicam que a fruta amadureceu:

  • Pela aparência: a fruta madura tem uma cor de um amarelo suave na casca. Enquanto estiver com um verde intenso ou meio rosa é porque ainda não amadureceu. Evite as frutas com manchas escuras, feridas  pois ou estas já amadureceram demais ou sua polpa está comprometida e certamente o  sabor  não deverá mais agradar;
  • Pela dureza do fruto: a fruta deve ser ligeiramente macia ao toque. Se for dura como uma pedra está imatura ou se estiver muito macia provavelmente já amadureceu até demais;
  • No cheiro: alguns especialistas costumam dizer que quando as goiabas estão amadurecidas na planta, elas permeiam o ambiente ao seu redor com uma fragrância suave e almiscarada inconfundível. Sendo assim, quanto mais madura a fruta, mais pronunciada será o cheiro nela. Doce, com nuances almiscaradas. Não tem como não perceber!

Goiaba não é armazenado a longo prazo, especialmente frutas maduras. Eles são armazenados por até dois dias sem geladeira. Na geladeira, em um recipiente para armazenar frutas e legumes, o prazo de validade pode ser aumentado para 2 semanas.

Se colher as frutas da planta ainda imaturas, elas podem durar até 2 ou 3 semanas. Durante esse tempo, elas gradualmente amadurecerão, adquirindo o amarelo e tornando-se mais macias. Mas as qualidades de sabor serão ligeiramente inferiores às frutas amadurecidas naturalmente na árvore.

Obs: Goiabas maduras e mantidas congeladas no freezer podem durar bem por até oito meses. Suas qualidades úteis ela não perderá, mas não podemos confirmar se o sabor será o mesmo.

Veja também

Cogumelo no Forno

Como Consumir Cogumelo Desidratado? Como Secar Cogumelos?

Os cogumelos podem ser encontrados tanto na natureza, como em cultivos particulares que aliás ainda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *