Home / Plantas / Flor Gardênia: Como Cuidar, Plantar, Fazer Mudas e Podar

Flor Gardênia: Como Cuidar, Plantar, Fazer Mudas e Podar

A gardênia é uma das flores mais divinamente perfumadas do mundo das plantas. Com sua bela folhagem perene, a Gardênia é linda mesmo no inverno, quando outras plantas estão em repouso. Rústico até -10 ° C para algumas variedades, é um arbusto frio que é cultivado no solo apenas em certas regiões. Torna-se fundamental entender a flor gardênia e suas peculiaridades.

Um Pouco Sobre a Gardênia

Frágil o suficiente para crescer, é um daqueles arbustos que exigem condições perfeitas para crescer. Cresce em solo fértil, ácido, fresco e bem drenado e goza de atmosferas úmidas Se a Gardênia é um arbusto adulado por suas flores brancas perfumadas , também é uma planta sumptuosa, algumas variedades capazes de sobreviver ao ar livre em áreas amenas. No entanto, é difícil considerar o cultivo desses arbustos nos quatro cantos do Brasil, porque o clima em algumas regiões é ameno e úmido. Existem tantas gardênias que oferecem a oportunidade de crescer no solo e no tanque, para um efeito notável e duradouro.

Flor Gardênia
Flor Gardênia

Se o seu perfume viciante, intenso e voluptuoso de jasmim inspirou um romance “The Red Gardenia” e um perfume icônico de um perfumista muito famoso, a flor da gardênia invariavelmente permanece branca a branco-creme e se estende de maio a outubro. Sua folhagem verde-escura envernizada e gráfica traz um toque de vegetação o ano todo , pontuada por muitos buquês de flores perfumadas do final da primavera. De uma cultura bastante delicada, será grata e conciliadora em solo fértil, fresca, mas bem drenada, na qual crescerá abrigada dos ventos frios e da umidade estagnada.
A gardênia é um dos arbustos mais cobiçados pelos amantes de plantas bonitas, é um verdadeiro tesouro para o jardim ou terraço.
Descubra as mais bonitas gardênias ao ar livre e deixe-se seduzir por este arbusto sofisticado, tão perfumado e florífero.

  • Família: Rubiaceae
  • Nome vernacular: Gardenia
  • Floração: maio a setembro
  • Altura: 0,60 a 2 m
  • Exposição: Sol, meia sombra
  • Solo: Neutro, ácido, bem drenado
  • Resistência: -10 ° C

O Gardênia é um arbusto da família Rubiaceae nativa da Ásia e África do Sul. É freqüentemente encontrado em estado selvagem, nas margens das florestas subtropicais a tropicais. O gênero inclui cerca de 200 espécies arbustivas e sempre-verdes, mas apenas Gardênia augusta. Forma lentamente um pequeno arbusto com casca acinzentada e um hábito espesso, flexível e esbelto, medindo entre 60 cm a 2 m de altura em nossos jardins, mas até 12 m em seu habitat natural para algumas espécies raras. A gardênia tem uma vida útil muito longa. Em galhos bastante flexíveis floresce com uma elegância rara, muitas vezes deixa verde escuro e envernizado brilhante. Às vezes é listrada e branca. Formas ovais, elípticas ou lanceoladas, com 5 a 15 cm de comprimento, são opostas ou inseridas no eixo ao redor do caule, em espirais de três ou mais. Inteiros, grossos, coriáceas, persistentes , atravessados ​​por veias muito visíveis, às vezes levemente onduladas, oferecem uma vegetação mobiliada e permanente, sobre a qual as flores são destacadas.

Sua flor sumptuosa e muito difundida durante todo o verão , com um perfume florido, deliciosamente intoxicante é seu principal patrimônio. De maio a setembro, aparecem flores em seções de marfim branco puro , geralmente solitárias ou em pequenos cimos nas axilas das folhas, no topo ou ao longo dos galhos. Se as condições permitirem, algumas gardênias como ‘Veitchiana’ podem continuar a florescer no inverno, de janeiro a março.

Crescimento

Flor Gardênia no Vaso
Flor Gardênia no Vaso

Este arbusto sempre verde cresce no chão, na sombra, longe do sol quente e das correntes de ar. Bastante exigente, prospera apenas em solo ácido, sem calcário fresco, fértil, leve e bem drenado, bem como em atmosferas úmidas. De todos os climas, é o clima oceânico ameno e bem regado que ele prefere. Agora existem gardênias bastante rústicas (até -10 ° C-12 ° C no máximo em solo drenado), capazes de sobreviver no solo em nossos invernos não muito rigorosas. Em climas mais frios, a gardênia será cultivada em grandes vasos de inverno , protegidos da geada pesada como um laranjal em uma varanda sem aquecimento ou em uma estufa fria.

Curiosidade

Uma gardênia híbrida de tamanho médio híbrida até -8 / -10 ° C, com uma dupla floração é muito perfumada. É mais fácil cultivar do que outras variedades resistentes. Absolutamente sublime em um terraço!

Plantio

O cultivo da gardênia nem sempre é fácil, é melhor respeitar sua natureza bastante delicada. É bem possível cultivar uma gardênia no solo, mas apenas em áreas onde a geada é muito rara . Ele tem uma clara preferência por climas quentes no verão e inverno ameno e úmido porque não é resistente ao congelamento. Como a camélia com a qual compartilha os mesmos requisitos, esse arbusto estridente o suficiente ainda resistirá a geadas leves de curto prazo até -12 ° C (às vezes mais). A resistência da gardênia é variável, dependendo da duração das geadas e do teor de umidade do solo.

Muda de Gardênia
Muda de Gardênia

Em outros lugares, é melhor cultivá-lo em uma panela do que passar o inverno em uma estufa fria.
Plante-a protegida dos ventos frios e secos , você aumentará sua resistência e fará melhor contra a geada. Instale gardenia em um semi-sombra maciça ou exposto ao sol da manhã, protegido do sol ardente que poderia danificar seus botões folhagem e flores. No entanto, ele precisa de muita luz para florescer bem, mas poupe a luz solar direta das horas mais quentes.

Arbusto

Plante sua Gardênia longe de ventos frios, contra uma parede bem exposta, no lado leste, por exemplo. Ela gosta de solo fértil, ácido e bem drenado, permanecendo fresco no verão. Suporta mal o calcário, coloque-o associado a plantas de terra. Ele tolera muito mal um ambiente seco quanto o excesso de umidade, especialmente no inverno, que apodrece suas raízes com certeza. Se suportar bem o calor, no entanto, deve ser regado regularmente em caso de onda de calor para manter seu ambiente úmido.

No jardim, é perfeitamente plantada sob árvores altas e decíduas, que naturalmente proporcionam o sombreamento e a drenagem que a Gardênia tanto ama. Crescerá melhor, protegido por uma parede ou uma cerca viva. Raramente excede 1,50 m de altura quando adulto, tornando-o um item básico em pequenos jardins. Este arbusto deliciosamente perfumado merece um lugar privilegiado no terraço, não muito longe da casa, perto de uma passagem movimentada , que embeleza com sua doce floração.

Arbusto de Gardênia
Arbusto de Gardênia

Quando Plantar

A gardênia é plantada no solo, idealmente na primavera, em maio , quando todo o risco de geada é removido. Um plantio no outono de setembro a novembro, após o tempo quente também é possível. A Gardênia precisa de uma drenado, bem húmus. Dê um solo leve e profundo, acidificado com um suprimento de terra de urze e um pouco de areia do rio, cascalho grosso ou bolas de argila para aliviá-lo. Plantá-la em grupos de 2 ou 3 por m² para uma rendição bonita em uma moita. Um único pé pode ser suficiente para criar um belo efeito de massa, especialmente se for misturado com outra folhagem persistente. Quando misturado com outros arbustos, espaço-los apenas 50 cm. As mudas crescem rapidamente, sendo necessário podar logo. Precisa de uma boa drenagem (suas raízes não gostam de umidade estagnada) de uns bons vinte centímetros no fundo do buraco de plantio.

Veja também

Tempero de Gengibre

Lista Dos Tipos De Gengibre – Espécies Com Nome E Fotos!

Existem diversas plantas e ervas que são mundialmente conhecidas por suas propriedades medicinais e todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *