Home / Plantas / Flor Gailárdia: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor Gailárdia: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

A flor gailárdia é uma planta perene com uma bela floração, original e generosa. Planta pertencente a família asteraceae que se desenvolve entre 30 a 70 cm dependendo da cultivar. Durante todo o verão, esta flor oferece cores quentes e brilhantes, o que a torna uma planta muito decorativa.

Flor Gailárdia Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre a Planta

Esta planta perene apresenta ótimas cores em tons de vermelho e amarelo, quentes e brilhantes, que combinam perfeitamente com os diferentes verdes das plantas. No sólido, na borda, mas também no plantador, a flor gailárdia dará um toque colorido muito bonito ao seu jardim ou ao seu terraço.

Se sua flor gailárdia não prevalecer no inverno, geralmente é porque não terá resistido a geada. Alguns galões são, portanto, considerados anuais. O gênero gaillardia faz parte da grande família e seu nome gaillardia foi dado pelo famoso botânico Auguste Denis Fougeroux de Bondaroy em 1786, em homenagem a um de seus amigos, magistrado e botânico amador, Gaillard de Charentonneau.

O gaillarde também é o emblema floral da região de Saguenay-Lac-St-Jean, no Quebec, e na Valônia, na Bélgica. O gênero possui nada menos que trinta espécies de plantas perenes e está posicionado entre as plantas favoritas de jardineiros amadores e profissionais, graças à sua longa floração, que se estende desde o início da temporada de verão até cair.

Ela vem da América do Sul e dos Estados Unidos, onde o famoso explorador Meriwether Lewis a descobriu em meados do século 19. Inteiras, dentadas, oblongas e lanceoladas, as folhas são agrupadas em roseta basal e alternam-se nas hastes, oferecendo uma textura particular, pois são cobertas por pêlos ásperos. A folhagem abundante serve como um porto espesso.

As flores em cabeças de flores vermelhas, alaranjadas ou amarelas, geralmente bicolores, de 3 a 10 cm de diâmetro, têm as florzinhas do disco roxo escuro, marrom, amarelo ou vermelho. A floração muito colorida e durável vai de junho a outubro em sua região nativa e é usada para criar buquês.

Cultivando a Flor Gailárdia

Para plantas compradas em um balde ou recipiente, prefira um plantio na primavera em uma mistura de solo e “plantas com flores” ou gerânios especiais do solo. A flor gailárdia prefere situações ensolaradas, é aí que ela floresce melhor. Mantenha uma distância de 30/40 cm entre cada pé.

A flor gailárdia aceita qualquer tipo de solo, mas floresce mais em um solo leve e bem drenado. Dadas as suas origens, a flor gailárdia prefere locais muito ensolarados, com solo bastante seco, calcário, poroso, especialmente bem drenado.

Você também pode executar umas sementes emitidas em maio ou junho no hemisfério norte (novembro ou dezembro no hemisfério sul), e provavelmente terá muito sucesso. Você pode coletar as sementes que estão nas cabeças das flores quando desbotadas.

Você tem de secar as sementes, armazená-las no inverno em um envelope protegido da umidade e então semeá-las na primavera. A semeadura (perene ou anual) será realizada entre 13 e 18°C. O plantio ocorre a uma taxa de 120 a 180 cm/m². A divisão perene é praticada na primavera, enquanto as estacas radiculares são esperadas no final do inverno na areia, com uma taxa de sucesso satisfatória.

Manutenção Do Cultivo De Flor Gailárdia

Flor Gailárdia no Canteiro
Flor Gailárdia no Canteiro

A flor gailárdia é perene sob o clima mediterrâneo, mas será cultivado anualmente na maioria das outras regiões. Um fertilizante para plantas com flores na primavera na forma de grânulos deve permitir que você tenha uma floração muito bonita.

Quando cortar a gailárdia? Uma floração bonita de um ano para o outro sendo difícil de obter, é necessário interromper no final do verão sem esperar pela floração do outono. Você garante as reservas necessárias para a planta que permitirá que ela floresça novamente no ano seguinte.

Caso contrário, corte o mais rápido possível após o florescimento do outono. A flor gailárdia é muito rústica no sentido de que não tem medo de doenças ou pragas. A flor gailárdia não requer atenção especial, exceto a supressão de flores desbotadas, a fim de favorecer o aparecimento de novas.

Também será necessário dobrar as hastes dos postes perenes para 15 cm no início do outono: brotações basais jovens se desenvolverão perfeitamente apoiando o inverno.

Muito ornamental, esta planta encontra facilmente seu lugar nos maciços. A planta coexiste maravilhosamente com todas as flores com caules altos, como aster ou papoula. Associado à margarida, ela faz um feliz buquê decorativo para o interior.

Variedades Recomendadas Da Flor Gailárdia

O gênero gaillardia possui cerca de 30 espécies de plantas anuais, bienais ou perenes, como já dissemos. Sabemos que as mais comumente instaladas no jardim são plantas perenes como gaillardia x grandiflora, resultantes de um cruzamento entre gaillardia aristata e gaillardia pulchella.

Esta flor gailárdia de origem hortícola deu origem a muitas cultivares, como ‘Burgunder’ (60cm) com cabeça de vinho tinto, ‘Dazzler’ (70cm) com cabeça de flor vermelha e amarela bicolor, ‘Goldkobold’ (25cm) com flores amarelas de ouro, ‘Kobold’ com florzinhas vermelhas apoiadas com ponta amarela, ‘Maxima aurea’ (70cm) com flores amarelas douradas, ‘Nieske’ (20cm) com flores vermelhas com ponta amarela, ‘Royale’ (60cm) com capitulares jantes vermelhas com bordas amarelas, ‘Wirral Flame’ (75cm) com capituli laranja-vermelho apoiado com bordas amarelas …

Gaillardia aristata também é uma espécie perene, com florzinhas amarelas radiantes, às vezes tingidas de vermelho na base, e florzinhas centrais de laranja avermelhado; requer piquetagem a partir dos 75cm.

Gaillardia Aristata
Gaillardia Aristata

Gaillardia pulchella é uma ereta anual (45cm) com cabeças de flores amarelas sublinhadas com vermelho ou totalmente amarelo ou vermelho com florzinhas centrais roxas …

Se quiser saber mais sobre a flor gailárdia, ainda temos mais estes assuntos pra você:

Nosso blog sempre visa trazer a informação mais completa. E se houver ainda outras dúvidas que deseja esclarecer, sinta-se à vontade pra entrar em contato conosco através dos comentários ou por nossos meios de contato disponíveis. Este é o ‘Mundo Ecologia‘, sempre tentando promover o melhor e mais cabal conteúdo sobre a nossa fauna e flora para o seu conhecimento e deleite! Seja bem vindo e sinta-se à vontade!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *