Home / Plantas / Dálias Peony-Florescido: Características, Nome Científico E Fotos

Dálias Peony-Florescido: Características, Nome Científico E Fotos

As Dálias são flores surpreendentes, as inúmeras possibilidades de cores tamanhos e formatos são o que mais chamam atenção nessa flor. Elas possuem forte significados e muitas singularidades. Também é muito utilizada para arranjos por sua beleza e delicadeza. Vamos agora aprender mais sobre essa planta muito versátil.

Dálias: Características Gerais

Essa flor é originária do México, e foi levada a vários países da Europa. Sua beleza sempre foi fascinante é um dos principais motivos de tanta as viagens que ela fez e lugares que ela chegou. Suas maiores aventuras foram encaminhadas pelo botânico sueco, responsável pelo nome dessa flor, uma homenagem a ele. Com o tempo e desenvolvimento dessa flor, ela foi adquirindo novos formatos, novas cores e tamanhos, possibilitando até exemplares de duas cores diferentes.

Isso fez com que ela fosse muito mais visada e utilizada em grandes arranjos por floristas, paisagistas e decoradores. Sua singularidade e peculiaridade fez com que essa planta fosse inspiração para diversas obras de artes. Há exemplares dessas dálias em quadros, bordados e até esculturas.

São conhecidas como as flores que fecham a primavera, isso porque, depois do florescimento de todas as flores de um jardim, quando todas as flores já estão murchando, perdendo sua abertura ou já estão caindo, é então quando chega o período de florescência da Dália.

Dália Peony-Florescido: Significados

Muitas flores têm significado singulares. Isso agrega muito valor a elas. Melhor do que receber uma linda flor por sua beleza, melhor ainda receber um presente desse com um forte significado.

As dálias, em geral, têm um significado em comum. Todas significam amor verdadeiro. Portanto, é um bom presente entre namorados, casais, amizades e relacionamentos duradouros. Algumas cores diferentes podem ter significados específicos.

Especificamente a Dália Peony-Florescido significa majestade, riquezas, prosperidade e nobreza.

Dália Peony-Florescido
Dália Peony-Florescido

Em alguns lugares é conhecida como a Rainha das Flores, por sua beleza tão exuberante. Dependendo da localidade, pode significar honra, equilíbrio entre nobreza e humildade, pureza e timidez.

Dália Peony-Florescido: A Flor incrível

As Dálias Peony-Florescido são herbáceas, ou seja, seu caule não é amadeirado, mas maleável.

Há muito apreciadores dessa planta. Hoje, existem feiras, exposições e eventos entre cultivadores, floristas e paisagistas, que apreciam e trocam experiências sobre o cultivo dessas plantas tão exóticas.

As dálias podem chegar a 1 metro de altura, suas flores são grandes redondas e com uma infinidade de pétalas, suas cores podem variar muito entre rosa, laranja, vermelho, amarelo, também pode evoluir para duas cores na mesma flor, ou podem variar entre tons fortes ou tons pastéis da mesma cor.

Uma das curiosidades das dálias é que ela também tem propriedades medicinais. Alguns modos de consumação dessa flor como chás, utilização de bulbos, sementes ou caule, podem ter efeitos diuréticos, antissépticos, entre outros. Também tem propriedades que combatem febres, melhoram a aparência de hematomas, e seu efeito cicatrizante pode ajudar na recuperação de feridas.

Existem algumas espécies de dálias que são comestíveis. Porém isso deve ser muito bem analisado e administrado com cautela. De preferência, sob instruções de profissionais. Isso porque algumas espécies podem ser tóxicas e venenosas. Suas sementes e raízes podem ser utilizadas e consumidas também.

Cultivo de Dália Peony-Florescido

Dálias são consideradas plantas de fácil cultivo. Isso porque sua resistência e capacidade de adaptação fazem com que não exijam tantos cuidados, e não sejam tão sensíveis como algumas outras flores. Sua versatilidade permite que ela seja plantada em vasos, jardins, pode servir também para canteiros, arranjos e até flor de corte.

Preparamos dois passos simples e fáceis para que você possa cultivar uma linda dália aí mesmo na sua casa, veja só:

– Passo 1: Separe um local que receba muita iluminação, seja protegido de rajada de ventos, e que a flor receba a luz solar pelo menos por algumas horas do dia. Esse local deve ter um solo argiloso, rico em nutrientes e com matéria orgânica. Para isso você pode comprar adubo em casas de ração ou casas de jardinagem e misturar com a terra do local preparado. Adicione também areia ou pedra para facilitar a drenagem da água quando ela for regada.

– Passo 2: Plante as sementes ou mudas da Dália. Para isso, cave buracos de até 15 centímetros, adicione as sementes ou mudas, e cubra com terra. Faça a primeira regra sem encharcar deixando a terra apenas úmida.

Está pronto! Sua flor está plantada, agora mantenha os cuidados corretos, sempre checando a iluminação, solo e condições da sua planta. Em pouco tempo ela florescerá.

Foto da Flor Dália Peony-Florescido Vermelha
Foto da Flor Dália Peony-Florescido Vermelha

Cuidados e rega: A quantidade necessária de água para a dália é moderada. Depende muito da região onde ela será plantada. Se a região for seca, mantenha regras mais constantes. Se a região for úmida, mantenha regas mais periódicas e espaçadas. Cuidado para não regar diretamente a raiz ou a planta, isso pode ser prejudicial para ela.

Um segredo para saber exatamente o que sua planta precisa é analisar o solo. Semanalmente cheque as condições do solo e então forneça o que ela precisa seja iluminação, adubo ou água.

Multiplicação: Essa planta forma diversas raízes tuberculosas, ou seja, é diferente de raízes comuns que conhecemos, que são ramificadas. Essa raiz é um tubérculo que armazena nutrientes e encaminha esses nutrientes para a planta. Por isso não podemos regar diretamente sua raiz ou seu caule. Precisamos preparar o solo para que esse tubérculo a absorve os nutrientes do solo e mande para a planta.

Assim que a sua planta já tiver algumas raízes dessas, já é possível separá-las, plantar mais dálias e obter mais flores.

Dália: Mitos e Curiosidades

  • Há duas vertentes da mitologia grega para essa flor. Uma delas é uma história sobre o deus da medicina, Asclépio. Paeon, um aprendiz de desse deus, tornou-se mais inteligente que ele. Isso provocou a ira do mestre que queria puni-lo. Zeus, o Deus do Olimpo, transformou Paeon uma Flor.
  • A segunda vertente é sobre a história das ninfas, segundo a história, elas se escondiam atrás dessas flores, porque eram grandes e cobriam as suas partes íntimas. Isso para que os homens exploradores da natureza e viajantes não as vissem nuas. Esse mito fez com que um dos significados dessa flor fosse a timidez e a proteção da virgindade.
  • Existem milhares de espécies diferentes dessas flores.

 

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *