Home / Plantas / Adubação do Lírio da Paz: Como fazer? Onde Colocar? Como Regar?

Adubação do Lírio da Paz: Como fazer? Onde Colocar? Como Regar?

O Lírio da Paz é uma planta muito popular, essa planta é originada do norte da América do Sul, na região da Venezuela e Colômbia. Pode chegar a 1 metro de altura, a flor não tem cheiro, mas sua beleza é notória e chamativa. Exige ambientes, luz e águas corretos. Observar e entender a planta é sempre bom.

Onde Colocar Lírio da Paz

O Lírio da Paz precisa de luz, porém moderada. Escolha lugares de sua casa, escritório ou jardim onde tenha luz e sombra. O sol escaldante pode ser prejudicial, e ambientes muito escuros também. Sempre observe sua planta, as folhas amareladas significam que os raios solares estão queimando.

Essa é uma das únicas plantas que florescem com facilidade na sombra, aproveite essa singularidade, pode até usá-la de forma decorativa em lugares dentro de sua casa. Salas, corredores. Qualquer lugar recebe muito bem um toque da natureza.

Como Regar Lírio da Paz

O lírio da paz não acumula muita água, para conseguir flores, deve-se sempre estar atento ao clima e necessidades da planta.

Outono e inverno exigem menos regas, duas ou três vezes por semana é suficiente. Já no verão em temperaturas mais quentes, a rega pode ser feita dia sim, dia não.

De qualquer forma, para saber como regar sem ferir ou apodrecer raiz e folhas do Lírio da Paz, é sempre bom observar. Para uma análise melhor, recomenda-se que coloque a mão no substrato e sinta o que o solo pede. Se estiver muito seco, deve ser regado. Caso esteja úmido, não precisa.

Para a rega, prefira horários sem muito Sol, ou dias nublados. Regar a planta no Sol pode causar o seu ‘cozimento`, a combinação de água e luz muito forte pode funcionar como uma lente de aumento para as plantas, queimando e estragando.

Por isso, entre 8h e 9h da manhã ou 16h e 17h da tarde são horários excelentes para a rega.

Além da rega, uma das coisas que pode ser muito saudável para o Lírio da Paz é a `lavagem’ das folhas. É sempre bom pulverizar ou borrifar água nas folhas para limpa-las. Para saber quando se deve fazer isso, analise o acumulo de pó. Em algumas regiões pode ser mais, outras menos. A observação é sempre a chave.

Como Tirar Mudas do Lírio da Paz

Essa planta, ao se desenvolver, vai soltando mudas de sua base. Para retirar uma muda e plantá-la em outro lugar, primeiro, certifique-se que estão bem desenvolvidas. Escolha a melhor e maior touceira, essas têm maior possibilidade de se desenvolver sozinhas e criar firmar suas raízes.

Após escolher, retire a planta do vaso, com todo o cuidado com suas raízes e para não machucar a planta. Separe a muda da planta mãe (a touceira maior) e pronto! Pode plantar sua muda em outro vaso.

Mudas do Lírio da Paz no Vaso
Mudas do Lírio da Paz no Vaso

Retirar e separar mudas além de ser muito vantajoso, é muito bom para a saúde do Lírio da Paz. O crescimento rápido dele pode exigir mais espaço, e, caso não tenha, pode ser prejudicial para a sua saúde. Mudas divididas e replantadas podem ser muito mais vívidas e saudáveis do que muito volume num único vaso.

Adubação do Lírio da Paz: Como fazer?

Para florescer a planta precisa estar saudável. O Lírio da Paz não exige tanta adubação, mas caso tenha problemas com seu florescimento, ou as vezes, a planta está envelhecendo, o adubo é uma ótima solução.

Existe adubação orgânica e inorgânica. As duas são muito interessantes para o desenvolvimento de qualquer planta.
O adubo inorgânico é um composto de nutrientes necessários para as plantas chamado de NPK.

O adubo orgânico pode ser feito em casa com a seguinte receita:

  • 1 colher de torta de algodão
  • 8 colheres de húmus de minhoca
  • 3 colheres de farinha de osso

Além desses, é sempre bom ter um pouco de esterco para reanimar e dar mais vida as suas plantas.

Nunca exagere no adubo, sempre prefira épocas que antecipe a primavera, e mais duas vezes ao ano no máximo. Espalhe o adubo em volta da planta, sem pesar na dose, assim você já nutre e ajuda sua planta.

Lírio Da Paz Morrendo, O Que Devo Fazer?

  1. Primeiro passo: Retire todas as folhas e flores murchas, queimadas ou mortas. Para isso, pode utilizar uma tesoura. Essa primeira poda já é essencial, assim a planta não gasta energia cuidando desses problemas.
  2. Segundo passo: Mude o vaso. Reveja a terra onde ela está plantada. Repare os nutrientes que faltam e lembre-se de usar estratégias de drenagem.
  3. Terceiro passo: Caso sua planta esteja muito cheia, separe as mudas, divida em vasos diferentes e multiplique seu Lírio Da Paz!
    Regando Lírio da Paz
    Regando Lírio da Paz

Pronto! Uma mudança de ambiente com luz e rega corretos podem ser transformadores para sua planta, você ainda pode multiplicar e dar de presente, ou até vender mudas.

Curiosidades Sobre Lírio da Paz

  • O Lírio da Paz é uma planta muito significativa e mística. Muitos acreditam que a planta pode retirar energias negativas de onde é plantada. Outros creem que ela restaura a paz no lar, como já diz seu nome;
  • É uma das poucas sombras que florescem na sombra;
  • É uma planta muito procurada por brasileiros e muito usada para decoração.
  • Apesar do nome Lírio, ele não participa da mesma família que os outros lírios. Lírio da Paz: família Araceae. Demais lírios: família Liliaceae.
  • Apesar de muitos acharem que a flor do Lírio da Paz é a folha branca e o elemento no meio, estão equivocados. A flor do Lírio da Paz consiste somente no elemento parecido com uma pequena espiga, no meio da folha branca. A folha diferenciada e linda que circula a flor serve para protege-la e atrair polinizadores.

Flores do Lírio da Paz

Seguindo essas dicas, dosando luz, rega, adubação, poda e sempre separando adubos, seu Lírio da Paz estará sempre lindo e florido.

Uma das melhores dicas para qualquer planta é: Sempre observe! A planta praticamente te dirá o que ela precisa. Esteja sempre atento aos sinais como folhas amarelas ou murchas.

Analisando e observando suas plantas, saberá o que fazer para mantê-las sempre saudáveis e vivas.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *