Home / Plantas / Como Usar o Óleo de Alpinia Zerumbet? Espasticidade e Medicinal

Como Usar o Óleo de Alpinia Zerumbet? Espasticidade e Medicinal

O óleo essencial de alpinia zerumbet é muito indicado e muito utilizado de forma medicinal, servindo para tratar de diversos problemas e cuidar do corpo humano por diferentes vias. O óleo serve como calmante natural, por exemplo, mas também age na parede intestinal como um laxante, no intuito de trabalhar contra a constipação e facilitar o trabalho do intestino.

Assim, é possível dizer que existem inúmeras possibilidades de uso para o óleo essencial de alpinia zerumbet, podendo ele ser ingerido via oral, inalado a partir de um pano com a essência ou usado sobre a pele. O tipo de intenção ao usar o óleo é que determina como ele será utilizado no seu corpo.

Óleo de Alpinia Zerumbet
Óleo de Alpinia Zerumbet

Um dos óleos essenciais mais eficientes, assim, é alpinia zerumbet, ou óleo essencial de jardineira, como também é conhecido pelas pessoas. A planta que dá origem ao óleo essencial é proveniente da Ásia, sendo muito comum no Brasil ao longo de toda a região Nordeste, onde a planta encontrou melhores condições para sobreviver de forma mais adequada às suas necessidades.

A planta chega a atingir de dois a três metros de altura, não sendo exatamente enorme, o que facilita o plantio em casas não muito espaçosas e permite que muitas pessoas possam ter acesso a ela.

O Uso de Óleos Essenciais

Quando ainda não exista a fabricação industrial de remédios em larga escala, as pessoas já possuíam problemas de saúde e já sofriam de diversos desconfortos relacionados ao corpo.

Contudo, era na natureza que essas pessoas buscavam a cura para as suas doenças e para os seus problemas de natureza médica, fazendo chás e utilizando os óleos de determinadas plantas para chegar a melhores resultados para o corpo. Inclusive, é a partir dessas plantas e das suas propriedades naturais que são formulados os remédios que conhecemos e ingerimos no dia-a-dia.

A parte industrial da sua composição apenas serve para potencializar ou diminuir a concentração da propriedade que queremos aplicar ao corpo, sendo a base de todo e qualquer remédio a natureza.

Dessa forma, é bastante natural que algumas pessoas sigam por esse caminho quando o assunto é tratar de doenças ou problemas de saúde. Os óleos essenciais se tornaram, dessa forma, um verdadeiro refúgio para quem pretende utilizar substâncias mais naturais no seu corpo e não quer usar apenas os remédios de origem industrial que tanto vemos e compramos nas drogarias tradicionais.

Mesmo que os óleos essenciais não estejam livres de contraindicações ou efeitos colaterais, eles são muito mais eficientes e muito menos danosos ao corpo que os remédios tradicionais. Em razão disso, o número de pacientes que usam esses óleos cresce continuamente.

Para o uso dos óleos essenciais, é bastante recomendado que o item seja utilizado sobre a pele ou seja inalado, podendo ainda ser ingerido por via oral em outros casos.

Também se recomenda que alguns óleos sejam borrifados pela casa em recipientes adequados, levando o aroma para toda a casa e evitando problemas que possam vir a surgir no ar. Ademais, é necessário estar atento às essências, que são muito cheirosas e ainda possuem propriedade comprovadamente terapêuticas.

O Óleo Essencial de Alpinia Zerumbet Contra a Espasticidade

Espasticidade
Espasticidade

A espasticidade é uma alteração nos músculos do seu corpo, que pode ocorrer quando se tem problemas neurológicos que prejudicam o sistema nervoso. Doenças como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla e até mesmo lesões cerebrais causadas por impacto podem gerar esse tipo de problema para a pessoa afetada.

A espasticidade pode variar entre leve contração muscular ou até mesmo chegar a deformidades graves. Algumas atividades básicas como comer, escovar os dentes e caminhar e podem ser prejudicadas quando se tem o problema.

Embora o tratamento mais convencional seja a fisioterapia, o uso do óleo essencial de alpinia zerumbet também ajuda na luta contra o problema de saúde. Isso porque o óleo relaxa a musculatura do corpo, possibilitando que o músculo afetado deixe de ser tão hiperativo e seja controlado por algum tempo.

Muitos estudos práticos comprovam que pacientes que sofrem com a espasticidade tiveram graus variados de evolução ao iniciar o tratamento com o óleo essencial de alpinia zerumbet, embora isso ainda não tenha sido comprovado cientificamente e sequer existam dados claros. Porém, a sensação dos envolvidos é de que há um grande alívio a partir do óleo de alpinia.

O Uso Medicinal do Óleo Essencial de Alpinia Zerumbet

Assim, o óleo essencial de alpinia zerumbet possui muitas propriedades especiais voltadas para o lado da medicina, como a ação antibacteriana muito usada para pacientes com conjuntivite.

Fora isso, o óleo essencial ainda tem propriedade abortiva, sendo usada para tal nos países que dão essa possibilidade legal às mulheres. O óleo de alpinia zerumbet, ademais, age muito bem contra o estresse e possui efeito calmante, além de servir até mesmo como sedativo para alguns pacientes mais agitados.

Há muitos relatos de mães que utilizam o óleo essencial para cuidar de filhos com problemas de autismo em grau aprofundado ou crianças muito agitadas e com descontroles no sistema nervoso. O óleo age muito bem nesses casos, já que possui efeito calmante e consegue tranquilizar quem sofre desses problemas.

Como Usar o Óleo de Alpinia Zerumbet e a Relação Com o Intestino

Frasco de Óleo de Alpinia Zerumbet
Frasco de Óleo de Alpinia Zerumbet

De forma ampla e geral, basta aplicar o óleo de alpinia zerumbet em um pano seco e inalar o óleo por alguns minutos. O efeito costuma ser rápido e a pessoa que sofre de algum desses problemas costuma até mesmo gostar de inalar o óleo essencial de alpinia zerumbet, já que ele possui também um aroma muito convidativo para quem está inalando e cria na pessoa uma sensação de calma e saciedade.

Outro uso do óleo é como estimulante intestinal, já que o óleo essencial de alpinia zerumbet consegue fazer com que pessoas que sofrem de constipação consigam finalmente colocar o intestino para funcionar corretamente. O efeito do óleo, nesse caso, é semelhante ao de comer um pedaço de mamão por exemplo, pois o óleo de alpinia age como laxante muscular no intestino e relaxa a parede do órgão.

Assim, como resultado tem-se a passagem do alimento que está parado na sua barriga a fase de saída, tornando a vida de muitas pessoas que sofrem com problema intestinal mais fácil.

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *