Home / Plantas / Como Plantar Pé de Jamelão? Qual o Melhor Solo?

Como Plantar Pé de Jamelão? Qual o Melhor Solo?

Este membro da Myrtaceae é de maior interesse por suas aplicações medicinais do que por seus frutos comestíveis. Botanicamente, seu nome científico é syzygium cumini.

Entre seus muitos nomes coloquiais estão ameixa Java, ameixa portuguesa, ameixa Malabar, ameixa preta, ameixa roxa e, na Jamaica, ameixa ameixa; também amora indiana. Na Índia e na Malásia, é conhecido como jaman, jambu, jambul, jambool, jambhool, jamelong, jamelongue, jamblang, jiwat, salam ou koriang.

Na Tailândia, éwa ou ma-ha; no Laos, va; Camboja, pring bai ou pring das krebey; no Vietnã, voi rung; nas Filipinas, duhat, lomboy, lunaboy ou outras denominações dialetais; em Java, djoowet ou doowet. Na Venezuela, os nomes locais são pésjua extranjera ou guayabo pésjua; no Suriname, koeli, jamoen ou druif (holandês para “uva”); no Brasil, jambolão, jaláo, jameláo ou jambol.

Informações Descritivas

O jamelão está crescendo rapidamente, atingindo o tamanho máximo em apenas quatro décadas. Varia até 30 m na Índia e na Oceania; até 12 ou 15 m na Flórida; e pode atingir uma propagação de 11 m e um diâmetro de tronco de 0,6-0,9 m. Geralmente bifurca-se em vários troncos a uma curta distância do chão. A casca na parte inferior da árvore é áspera, rachada, descascada e descolorida; mais adiante, é suave e cinza claro. As folhas sempre verdes com cheiro de terebintina têm o oposto, de 5 a 25 cm de comprimento, de 2,5 a 10 cm de largura; oval oblongo ou elíptico, sem corte ou afunilando até um ponto no ápice; rosado quando jovem; quando maduro, coriácea, brilhante, verde escuro acima, mais claro por baixo, com nervura central visível e amarelada. As flores perfumadas, em grupos de 2,5 a 10 cm, têm 1,25 cm de largura, 2,5 cm ou mais de comprimento.

A fruta, em cachos de apenas alguns ou 10 a 40, é redonda ou oblonga, geralmente curvada; De 1,25 a 5 m de comprimento e geralmente muda de verde para magenta claro, depois roxo escuro ou quase preto à medida que amadurece. Uma forma de frutos brancos foi relatada na Indonésia. A pele é fina, lisa, brilhante e aderente. A polpa é roxa ou branca, muito suculenta e normalmente encerra uma única semente oblonga, verde ou marrom, com até 4 cm de comprimento, embora algumas frutas tenham 2 a 5 sementes firmemente comprimidas dentro de um couro. casaco, e alguns são sem sementes. A fruta é geralmente adstringente, às vezes desagradável, e o sabor varia de ácido a bastante doce.

Como Plantar Jamelão? Qual O Melhor Solo?

A árvore de jamelão cresce bem do nível do mar para 1.800 m, mas acima de 2.000 pés ela não frutifica, mas pode ser cultivada por sua madeira. Desenvolve-se de forma mais exuberante em regiões com fortes chuvas, até 1.000 cm³ por ano. Ele prospera nas margens dos rios e é conhecido por suportar inundações prolongadas. No entanto, é tolerante à seca depois de ter feito algum crescimento. O tempo seco é desejável durante os períodos de floração e frutificação. É sensível à geada quando árvores jovens, mas maduras, não sofrem danos por breves temperaturas abaixo de zero.

Apesar de sua capacidade de prosperar em áreas baixas e úmidas, a árvore se sai bem em terrenos mais altos e bem drenados, seja em barro, marga, areia ou calcário oolítico.

Muda de Jamelão
Muda de Jamelão

As sementes de jamelão perdem a viabilidade rapidamente. São os meios mais comuns de disseminação, são semeados durante a estação chuvosa na Índia e germinam em aproximadamente 2 semanas. Estacas semilenhosas, tratadas com hormônios promotores de crescimento, obtiveram 20% de sucesso e cresceram bem. A brotação de mudas da mesma espécie também foi bem-sucedida. O enxerto de folheado de descendentes da descarga da primavera rendeu 31% de sobreviventes. O método de brotamento de Forkert modificado pode ser mais viável. Quando uma variedade de frutos pequenos e sem sementes nas Filipinas foi brotada em um estoque de sementes, o descendente produziu frutos grandes, alguns com sementes e outros sem. A abordagem de enxertia e desbaste também são praticadas na Índia. As camadas de ar tratadas com 500 ppm de ácido indolbutírico se enraizaram bem na primavera (60% delas), mas morreram em recipientes no verão.

Cultura

As mudas crescem lentamente no primeiro ano, rapidamente a partir de então, e podem chegar a 12 pés (3,65 m) em 2 anos e começar a crescer em 8 a 10 anos. Árvores enxertadas suportam em 4 a 7 anos. Parece não ser necessária atenção cultural específica, além da proteção contra geadas quando jovem e medidas de controle para infestações por insetos. Na Índia, o fertilizante orgânico é aplicado após a colheita, mas retido antes da floração e frutificação para garantir uma boa colheita. Se uma árvore não suportar muito, ela pode ser cingida ou podada para reduzir o crescimento vegetativo.

A árvore é cultivada como sombra para muitos nativos indianos. É resistente ao vento e às vezes é plantada de perto em fileiras como um quebra-vento. Se cobertas regularmente, essas plantações formam uma cobertura densa e maciça. As árvores são separadas a 6 metros em um quebra-vento; 12 m de distância ao longo de estradas e avenidas.

Estação de Frutificação

A fruta está na estação nas Marquesas em abril; nas Filipinas, de meados de maio a meados de junho. No Havaí, a colheita amadurece no final do verão e no outono. A floração ocorre em Java em julho e agosto e os frutos amadurecem em setembro e outubro. No Ceilão, a árvore floresce de maio a agosto e a fruta é colhida em novembro e dezembro. A principal estação de frutificação da Índia e do sul da Flórida (onde a árvore floresce principalmente em fevereiro e março) se estende até o final de maio, junho e julho. Pequenas segundas colheitas de flores tardias foram observadas em outubro. Árvores individuais podem suportar habitualmente mais tarde do que outras.

Usos Alimentares

Jamelão na Mão de uma e Pessoa
Jamelão na Mão de uma e Pessoa

Jamelões de bom tamanho e qualidade, com sabor doce ou subácido e um mínimo de adstringência, são comidos crus e podem ser transformados em tortas, molhos e geléia. Os frutos adstringentes são melhorados na palatabilidade, embebendo-os em água salgada ou picando-os, esfregando-os com um pouco de sal e deixando-os descansar por uma hora. Todos os frutos, com exceção de decididamente inferiores, foram utilizados para o suco, semelhante ao suco de uva. Ao extrair suco de jambolans cozidos, recomenda-se escorrer sem espremer a fruta e, portanto, será menos adstringente.

O jamelão de polpa branca possui pectina adequada e produz uma geléia muito dura, a menos que o cozimento seja breve. O suco de jamelão de boa qualidade é excelente para sorvete, xarope e “doces”. Na Índia, o último é uma bebida engarrafada preparada por cozimento das frutas trituradas, prensando o suco, combinando-o com açúcar e água e adicionando ácido cítrico e benzoato de sódio como conservante.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *