Home / Plantas / Como Plantar e Cuidar de Sequoia Gigante?

Como Plantar e Cuidar de Sequoia Gigante?

Também conhecida como sequoia gigante, o sequoiadendron giganteum tem impressionante casca de tonalidade ruiva, de onde recebe o seu nome. As pessoas costumam falar sobre a sequoia gigante assombrados com sua magnitude, e por uma boa razão: elas compõem muitas das árvores mais antigas e mais altas do mundo, e aquelas com os troncos mais grossos e membros mais longos.

Como Plantar E Cuidar De Sequoia Gigante

Imagine uma sequoia gigante no seu quintal. E porque não? Além de ser muito mais majestoso do que a árvore que seu vizinho pode estar cultivando, sugaria enormes quantidades de dióxido de carbono e poderia ajudar a prevenir a mudança climática: verifique apenas se você não escolheu um local perto de prédios, linhas de energia ou outras árvores.

Sequoia Gigante
Sequoia Gigante

Alimente sua jovem sequoia gigante na primavera antes que surja um novo crescimento. Espalhe um fertilizante 10-10-10 granular de liberação contínua dentro da linha de gotejamento da árvore, a uma taxa de 1 colher de sopa por 30 cm quadrado, ou de acordo com as instruções do fabricante. Trabalhe o fertilizante no solo suavemente, tomando cuidado para não perturbar as raízes. Aplique o fertilizante novamente após três meses.

Sequoia gigante de água regularmente para que o solo esteja constantemente úmido, mas nunca saturado. Dentro da linha de gotejamento, aplique cerca de 10 galões de água por cada centímetro de diâmetro que é medido no tronco na altura do joelho. Mangueiras de jardim fornecem 10 litros de água a cada cinco minutos.

Não permita que a sequoia gigante sofra a seca, que é uma causa comum de morte. Sinais de estresse por seca incluem casca rachada e seiva escorrendo. Espalhe uma cobertura orgânica de 4 polegadas, como agulhas perenes, cascas ou pedaços de madeira ao redor da base da árvore, para conservar a umidade. Não deixe a cobertura tocar no tronco. Aplique a cobertura apenas a cerca de 15 cm do tronco.

Proteja a jovem sequoia gigante de temperaturas congelantes. Monte neve sobre a árvore, se possível, ou enrole-a em papelão. Amarre o cartão firmemente no lugar com barbante. Trazer uma sequoia gigante crescendo em um contêiner em uma garagem ou outro lugar livre de gelo. Quando as temperaturas estiverem consistentemente acima do ponto de congelamento, remova o papelão da árvore externa ou coloque a árvore do recipiente de volta para fora.

A Voz Da Experiência

Analise abaixo as experiências compartilhadas por um físico e marceneiro, mas simplesmente apaixonado por sequoias gigantes, residente em Whitehorse, Canadá. Ele esclarece com detalhes o processo para cultivar essas magnânimas árvores desde as sementes. Com a palavra, nosso amigo Thomas:

“Até onde me lembro, sempre me impressionei com árvores muito grandes. Quando criança, considerava as sequoias como árvores gigantes dos Estados Unidos e muitas vezes as reconhecia em documentários. Mais tarde, percebi que na verdade havia algumas daquelas árvores crescendo onde moro. Comecei a fazer um inventário delas e tentei visitar as publicamente acessíveis. Algumas delas tinham “pinhas” caídas no chão. Eu decidi colhê-las, extrair as sementes e plantá-las.”

Turistas Abraçando uma Árvore Sequoia
Turistas Abraçando uma Árvore Sequoia

“Foi assim que percebi que não era exatamente pegar as pinhas e enterrá-las na terra direto. Depois de alguns métodos e semanas de paciência, percebi que a maioria das sementes simplesmente não germinavam e que meu solo não era apropriado. Depois de um pouco de pesquisa, reuni dicas de crescimento e inventei meu próprio método. Aqui está um guia baseado em meus fracassos e sucessos passados.”

Obtenha Algumas Sementes De Sequoia Gigante

O primeiro passo que você obviamente precisa realizar é obter algumas sementes. Você tem duas opções: colhê-las ou encomendá-las. Colher sementes, embora não seja o método mais eficiente, é provavelmente o mais recompensador, já que você vai pegar uma pinha no chão até ter sua própria árvore. Você também pode rastrear a genealogia de sua muda desde que você já conheça a árvore pai.

Se você decidir colher a semente, tente encontrar uma árvore de sequoias madura e procure por pinhas verdes no chão. Elas são as que têm maior chance de germinação (20 a 40% em seu habitat natural). Deixe-as secar dentro da casa. As pinhas se abrirão lentamente e derramarão suas sementes.

Sementes De Sequoia Gigante
Sementes De Sequoia Gigante

Outra solução é encomendar as sementes. Há muitas no mercado à venda e pode ser um bom negócio, considerando a quantidade de sementes no envelope. Estas sementes são provenientes de árvores maduras e têm uma alta taxa de germinação (superior a 40%). Procure na internet sementes com o nome científico da árvore: sequoiadendron giganteum.

Estratificação a Frio

Como a maioria das árvores coníferas, as sementes das sequoias gigantes precisam passar um pouco de tempo no frio para amolecer a casca e elevar a dormência das sementes. Um período de 4 semanas é um bom mínimo. Aqui está um método que eu aprendi: para levantar a dormência, pegue uma toalha de papel. Certifique-se de que o papel esteja livre de produtos químicos. Eu usei um filtro de café para ter certeza de que não tinha perfume nele.

Usando luvas ou mãos limpas, pegue algumas sementes e coloque-as no papel. Agora você pode dobrar o filtro ao meio (na verdade, uso 3 camadas abaixo e 1 camada acima). Molhe o filtro (não muito) e coloque-o em uma bolsa de sanduíche com um pouco de ar. Coloque o saco na geladeira e espere 4 semanas.

Quando o tempo acabar, coloque a bolsa em um local escuro à temperatura ambiente. O gradiente de temperatura fará com que as sementes germinem. Depois de alguns dias, abra a bolsa e procure por sementes germinadas. Se você vir alguns, tire-as para plantá-las imediatamente. Coloque a bolsa de volta na sombra e verifique regularmente se há novas mudas.

Prepare o Solo

Agora é a hora de colocar as sementes no solo. Prepare recipientes individuais usando solo de envasamento padrão. As mudas de sequoias requerem um solo úmido, mas bem drenado. A umidade é um fator chave para o sucesso de cultivar suas mudas. Se você deixar o solo secar um pouco demais, as mudas quase que certamente morrerão.

No entanto, muita água e a base da muda apodrecerão e a planta cairá no chão. Para evitar fungos e outros parasitas, adicione um pouco de fungicida à mistura, mexa e encha os potes. Faça um buraco no centro e coloque a semente já brotada. Levemente regar o solo.

Observe as Mudas

Muda De Sequoia Gigante
Muda De Sequoia Gigante

O caule de suas mudas deve em breve fazer uma forma de U de cabeça para baixo vermelha. O envelope de sementes irá lentamente subir e descer quando as primeiras cotiledôneas começarem a crescer. As mudas podem ter de 3 a 5 cotiledôneas (primeiras folhas). Depois de alguns dias, você verá as primeiras folhas reais aparecerem no centro.

Se suas mudas chegaram tão longe, isso geralmente significa que elas são menos propensas a morrer de podridão no caule. Durante este estágio de desenvolvimento, as plantas devem ser mantidas à sombra para evitar qualquer dissecação. Então mantenha-se atento ao local onde as colocou no seu terreno e evite o sol pleno nessa fase.

Depois de algumas semanas, as plantas começarão a crescer ramos. Este é um indicador de que elas estão prontas para um pouco mais de luz solar. Mova lentamente suas plantas em um ambiente com mais luz solar, mas evite a luz direta do sol. Quando suas plantas forem aclimatadas ao sol, você pode movê-las para fora durante o dia. Tenha cuidado para manter sempre o solo úmido.

Transplante Suas Sequoias

Quando as plantas já estiverem com cerca de 10 a 15 cm de altura, é melhor tirá-las de seu vaso e cultivá-las diretamente no solo. Isso garantirá que elas não sequem e dará espaço para as raízes se espalharem.

Uma vez que você encontrou um lugar grande o suficiente (um raio de 10 metros de qualquer obstáculo é um bom começo) você pode plantar sua sequoia em seu ponto definitivo. Lembre-se de adicionar fertilizante de conífera de liberação lenta para aumentar a produção de raízes durante o ano seguinte.

Floresta Com Sequoia
Floresta Com Sequoia

Quando as plantas têm cerca de 4 a 6 “de altura, é melhor tirá-las de seu vaso e cultivá-las diretamente no solo. Isso garantirá que elas não sequem e dará espaço para as raízes se espalharem.

Uma vez que você encontrou um lugar grande o suficiente (um raio de 10 metros é um bom começo) você pode plantar sua sequoia em seu ponto definitivo. Lembre-se de adicionar fertilizante de conífera de liberação lenta para aumentar a produção de raízes durante o ano seguinte.

Aqui onde moro, tenho cervos e eles gostam de mastigar brotos e caules jovens na primavera. Então aconselho que, se você tiver animais que possam danificar seu brotos, procure protegê-los envolvendo um aramado em volta deles por algum tempo, até que tenham altura suficiente contra esses tipos de ataque.

Veja também

Flor Astromélia Vermelha: Características, Cultivo e Fotos

Ao comprar buquês, geralmente escolhemos um deles apenas porque nossos olhos são capturados por flores …

Um comentário

  1. Olá!
    Sou Vander e gostei de suas dicas!
    As minhas mudas estão com 7 meses é mede aproximadamente 7 cm.
    Gostaria de saber se esta com um tamanho legal ou esta abaixo do padrão?
    Desde que nasceu não coloquei vitamina ou fertilizantes, qual dica e como usar o mesmo?

    Cordial abraço e até breve,

    Vander 02/08/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *