Home / Plantas / Capuchinha Para Pele Faz Bem? Quais os Seus Benefícios?

Capuchinha Para Pele Faz Bem? Quais os Seus Benefícios?

A capuchinha (Tropaeolum majus L.), também conhecida por diversos outros nomes, como mastruço, capuchinho, flor de sangue, agrião maior da Índia, nastúrcio, agrião grande do Peru, capuchinha de flores grandes, capuchinha grande, sapatinho do diabo, mastruço do Peru, agrião do México ou chagas, é uma planta medicinal, e que pode ser usada para tratar diversos problemas, como o escorbuto, infecção urinária e problemas de pele também.

A capuchinha é uma planta originária do Peru e México. No Brasil, ela é bem popular. É muito usada para fazer o famoso chá de capuchinha, além de também fazer parte do preparo de muitos outros pratos também, como saladas, por exemplo.

Para saber mais sobre essa planta tão rica em propriedades medicinais, continue lendo, que daremos mais informações sobre a capuchinha, os seus principais benefícios para a pele, suas propriedades medicinais, e muito mais…

Indicações e Propriedades da Capuchinha

Antes de aprendermos quais são os benefícios da capuchinha para a pele, vamos conhecer quais são as suas propriedades e as suas indicações. Confira:

  • Ajuda a tratar alergias na pele
  • Contribui para a cicatrização de feridas
  • Previne a retenção de líquido
  • Ajuda a tratar infecção urinária
  • Atua contra a caspa
  • É boa para tratar a acne e pele envelhecida
  • Contribui para o fortalecimento do couro cabeludo
  • Trata a falta de apetite
  • Atua contra problemas digestivos
  • E ajuda até no tratamento da depressão

A capuchinha é rica em vitamina C, mirosina, ácido oxálico, ferro, fosfato e iodo, espilantol e lucosinonatos.

As principais propriedades da capuchinha são:

  • Expectorante
  • Estimulante
  • Ação antibiótica
  • Antisséptica
  • Diurética
  • Sedativa
  • Depurativa
  • Purgativa
  • Diaforética
  • Laxante
  • Anti ofídica
  • Emenagoga
  • Desinfetante.

As suas propriedades encontram-se concentrados em suas flores e nas folhas. É por isso que o consumo da capuchinha se dá, principalmente, através do chá da planta. Além de ser fácil de preparar, ele pode ser consumido a qualquer hora do dia ou da noite, e conserva muito das suas propriedades.

Dessa forma, a capuchinha é indicada para tratar infecções urinárias e problemas de retenção de líquidos, uma vez que ela tem ação diurética, que ajuda a combater esse problema, limpando o corpo e o trato urinário, promovendo a eliminação de toxinas e de bactérias. Com isso, evita o inchaço no corpo causado pelo líquido retido.

A infusão das folhas e das flores da capuchinha também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo a ação de bactérias invasoras, por ser um poderoso antisséptico.

O cultivo da capuchinha é mais indicado em lugares úmidos e frios, pois é uma planta que não tolera calor, e que gosta de ser regada todos os dias. Com um cultivo adequado, ela pode chegar a 3 metros de altura.

As flores da capuchinha são muito usadas no preparo de saladas, pois ela também é uma planta comestível. Suas flores podem ser na cor laranja, branca, vermelha e amarela. Elas não só são muito saborosas, como também trazem bastante cor para o prato.

Capuchinha Para Pele Faz Bem? Quais os Seus Benefícios?

Capuchinha Benefícios
Capuchinha Benefícios

A capuchinha tem várias propriedades que ajudam na saúde da pele. É um poderoso adstringente natural, que pode ser usado em peles cansadas e oleosas. Ela tem ação eficaz no tratamento da acne, além de ajudar a purificar os poros, prevenindo cravos e espinhas.

Para isso, faça uma xícara de suco das folhas da capuchinha trituradas, e acrescente 2 colheres de vaselina líquida. Aplique no rosto e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue em água fria. Essa máscara pode ser usada uma vez por semana.

A capuchinha também é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois combate os radicais livres.

O chá da capuchinha, quando for preparado mais forte, é ótimo como tônico facial, pois ajuda a potencializar os seus efeitos sobre a pele. É também um ótimo adstringente e anti séptico.

Como Aproveitar Melhor os Benefícios da Capuchinha

Confira abaixo algumas formas de preparar a capuchinha para aproveitar melhor todos os seus benefícios:

  • Chá: uma das maneiras de consumo mais difundidas da capuchinha é na forma de chá. Ele atua desinfectando as vias urinárias, pois tem um alto poder diurético.

O seu preparo é bem simples. Basta adicionar uma xícara de chá de água fervente em uma colher de sopa de folhas secas picadas ou folhas frescas. Não adoçar e tomar quente ou frio a qualquer hora.

  • Infusão no leite: outra forma de consumir a capuchinha é por meio de uma infusão no leite. É uma boa opção no tratamento de afecções pulmonares, atuando como um expectorante muito bom, que ajuda a expulsar o muco.

A infusão pode ser preparada da seguinte forma: pegue 2 colheres de sopa de folhas frescas da capuchinha e amasse-as em um pilão, com uma xícara de chá de leite quente. Antes de beber, coe a mistura. Se quiser, adoce com mel e tome várias vezes durante o dia.

  • Alimento: as flores dessa planta são muito saborosas, decorativas, nutritivas e até aromatizantes. Por isso, elas são usadas com frequência no preparo de saladas. É muito usado junto com trigo para quibe.

Para o preparo, você vai precisar de um punhado de flores e folhas frescas picadinhas, 1 maçã picada, 1 cebola média picada fininha, 1 xicara de trigo para quibe já preparado, sal e limão a gosto.

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. E está pronta uma deliciosa salada com capuchinha.

Principais Ativos da Capuchinha

A capuchinha apresenta como principais ativos: a vitamina C, glicosídeos, ácidos graxos, glicose, cálcio, óleos essenciais, flavonoides, potássio, frutose, pigmentos, oxalatos, glucotropaeolina, resinas, substâncias bactericidas, enxofre, ferro e iodo.

Contraindicação da Capuchinha

A ingestão da capuchinha é contraindicada para pacientes com hipotireoidismo, gastrite, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e pacientes com insuficiência renal ou cardíaca.

Quais São os Efeitos Colaterais da Capuchinha?

Capuchinha - Chá
Capuchinha – Chá

Até o momento, o único efeito colateral conhecido associado ao consumo da capuchinha é a irritação gástrica. No entanto, para uma avaliação mais adequada de cada caso, é importante a orientação de um médico ou nutricionista.

Onde Comprar a Capuchinha

A capuchinha pode ser comprada em lojas de produtos naturais e também em farmácias de manipulação.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *