Home / Plantas / Como Plantar Banana Ouro

Como Plantar Banana Ouro

A banana ouro é um dos tipos de banana mais consumidos no Brasil, juntamente com as bananas nanica, maçã, prata e da terra.

Os estados que mais produzem banana, de forma geral, são a Bahia e São Paulo, totalizando em torno de 14 % da produção nacional. Essa alta produção vem gerando lucros crescentes para os grandes produtores rurais, e para aqueles que cultivam a fruta através da agricultura de subsistência. Por perceber a rentabilidade do produto, cada vez mais adeptos da bananicultura estão surgindo.

Essa preferência pelo cultivo de bananas é um cenário que, a nível mundial, vem manifestando-se desde o início da história agrícola da humanidade. Acredita-se que a Musa acuminata, espécie precursora da maioria das variações de banana existentes hoje em dia, tenha sido a primeira planta a ser introduzida na agricultura.

Neste artigo vamos apresentar técnicas sobre como plantar banana ouro.

Se você é um curioso da área, este artigo foi feito para você.

Venha conosco e boa leitura.

Características da Banana Ouro

A banana ouro tem um sabor doce característico, o que contribui para que seja a variação mais calórica da fruta. No Brasil, é encontrada na região entre o litoral de Santa Catarina e o Espírito Santo, e tem menos de 10 centímetros de comprimento. Além do sabor, o aroma adocicado também é muito característico. A casca é de coloração amarelo-escura e bem fina.

Informações Nutricionais Sobre a Banana Ouro

As informações nutricionais para cada 100 gramas de banana-ouro incluem 120 Kcal, e 370 mg de Potássio. É considerada uma das variações da fruta com mais presença de Potássio, visto que este mineral não é tão abundante em outras espécies . Outras informações incluem 28 g de carboidratos, 20 mg de Vitamina C, 1 g de proteína, 1,6 mg de Ferro e 1 g de gordura.

Apesar de ser extremamente calórica, a fruta é uma grande aliada para aqueles que têm pressão alta, problemas no coração e nos rins. É excelente para favorecer o desenvolvimento muscular, principalmente quando associada à prática de exercícios direcionados.

Princípios Básicos Relacionados ao Plantio de Bananas

Se você quer saber como plantar banana ouro ou qualquer outra variação da fruta, é preciso, antes de tudo, conhecer alguns preceitos básicos que norteiam a bananicultura.

Por ser facilmente adaptável a climas tropicais, a bananeira demanda, para o plantio, uma temperatura entre 15 e 35 º C. É favorável a desenvolver-se na presença de luz sol, ou à meia-sombra. Você pode facilmente plantar um pé de bananas em casa, mas lembre-se que, à meia-sombra, o tempo de desenvolvimento do cacho será menor do que exposto à luz solar direta.

 A bananeira precisa de um solo rico em matéria orgânica úmida, no entanto este substrato precisa ser drenável para evitar o apodrecimento das raízes da planta.

As espécies mais indicadas para cultivo doméstico, em jardins e quintais, são bananeiras que atingem um pequeno porte. Os pés mais baixos facilitam o momento de coleta dos cachos, além da eliminação de folhas que estejam verdes e doentes (com manchas amareladas e negras).

Bananeira Ornamental (Pequeno Porte)
Bananeira Ornamental (Pequeno Porte)

Todas as bananeiras apresentam a mesma estrutura. Isto é, raízes, rizoma, pseudocale, folhagem e cacho. No entanto, diferenciam-se no porte, cor, tamanho do fruto, inflorescência e número de cachos e folhas.

No momento em que há o amadurecimento do fruto, os outros componentes da bananeira secam gradualmente, resultando na morte da planta. No entanto, a muda mãe produz de 4 a 6 brotos, e com eles é possível perpetuar o cultivo.

Muitas pessoas tem curiosidade em saber se as mudas de banana podem ser plantadas no interior de vasos. É possível, mas requer alguns cuidados adicionais.

As raízes da bananeira atingem, em média, de 20 a 40 centímetros de profundidade. Os vasos utilizados devem ter uma profundidade média de 75 centímetros, além de um amplo perímetro, pois, no solo, as raízes da bananeira podem estender-se até 1 ou 2 metros lateralmente à planta.

Uma grande complicação que pode afetar tanto plantios domésticos quanto comerciais de banana são as pragas. As mais comuns são a Sigatoka (Mycosphaerella fijensis), fungo que reduz a produção e o tamanho dos frutos; e o Mal-do-Panamá, fungo mais comum na banana maça e que pode levar à necrose da bananeira.

Se você estiver em um processo de produção particular de bananas, e o problema das pragas se manifestar, aconselha-se procurar recomendações de um engenheiro agrônomo. Dessa forma, você pode conhecer quais os fungicidas livres de risco para a planta e para os seres humanos.

Como Plantar Banana Ouro: Algumas Considerações Adicionais

O plantio da banana ouro segue as recomendações gerais para as demais variações da fruta, no entanto, ela é mais acessível para plantio doméstico, uma vez que o comprimento da bananeira atinge em torno de 50 centímetros, facilitando a colheita dos cachos.

Convém lembrar que a banana ouro é uma espécie híbrida, melhorada geneticamente e resultante de cruzamento entre espécies silvestres.

Algumas recomendações que precisam ser reforçadas incluem deixar o solo úmido, com um bom aporte de matéria orgânica; e um espaço favorável para que a planta se desenvolva. Apesar de pequena, é aconselhável deixa-la em um ambiente no qual as raízes possam estender-se tanto em profundidade, quanto em largura.

Se você deseja ter um pé de banana ouro no seu quintal, vai poder usufruir desta fruta deliciosíssima e muito nutritiva, da forma mais acessível possível. Uma dica doméstica valiosíssima é espalhar cascas de frutas e legumes ao redor da planta. Dessa forma, já garante a matéria orgânica necessária como adubo.

Adubo Orgânico
Adubo Orgânico

Não esqueça que certificar-se de que o solo esteja úmido, e, para isso, regar a bananeira apenas uma vez ao dia não é o suficiente. Deixe o solo úmido, porém não encharcado. Dessa forma, sua muda crescerá saudável e bela. Será um grande mimo para o seu quintal.

Gostou das dicas sobre como plantar banana ouro? Então, já pode coloca-las em prática.

Continue navegando em nosso site, e conheça outros artigos também.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

AGRO G1. Banana é a fruta mais consumida no Brasil. <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-a-industria-riqueza-do-brasil/noticia/banana-e-a-fruta-mais-consumida-no-brasil.ghtml>;

CHITARRA, A. B.; CHITARRA, M. I .F. Manejo pós-colheita e amadurecimento comercial de banana. Pesq. agropec. bras. Brasília-DF, v. 19, n. 6, p. 761-71, jun. 1984;

Drª. BORGES, A. L. Plante bananeiras em casa e tenha fruta fresca e clima tropical. Disponível em: <https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/27/plante-bananeiras-em-casa-e-tenha-fruta-fresca-e-clima-tropical.htm>.

Veja também

Qual é o Sabor da Capuchinha? Ela é Uma Flor Saborosa?

A Capuchinha é uma flor bastante usada na gastronomia. E as flores não são as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *