Home / Plantas / Como Fazer Adubo Natural Para Cajueiro

Como Fazer Adubo Natural Para Cajueiro

O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma das plantas mais típicas do Brasil, dando uma fruta amplamente consumida em praticamente todo o território nacional.

Mas, o que muitos talvez não saibam é como fazer um bom adubo natural para ajudar um pé de caju a crescer com mais rapidez e de maneira mais saudável.

Bem, é justamente isso o que vamos ensinar a seguir, mostrando que tipos de adubos o cajueiro pode receber, e que serão úteis para um crescimentos mais rápido, e principalmente, mais saudável.

Tipos De Adubação Química De Um Cajueiro

A adubação desse tipo de frutífera precisa ser feita após uma análise do solo, para saber a necessidade dele. Mas, de um modo geral, existem algumas categorias de adubação. Uma selas é a nitrogenada. Nela, a quantidade de adubo é fixa, e sempre de acordo com a necessidade da cultura.

No primeiro ano de plantio, esse é um tipo de adubação que não se faz necessário, podendo ser colocado na planta em anos posteriores, e sempre em quantidades pré-determinadas. No segundo ano, por exemplo, bastam 60 gramas desse adubo para a planta, enquanto que no terceiro ano, essa mesma quantidade pode ser 80 gramas por planta.

Já o outro tipo de adubação química é a fosdatada, que é muito usada em solos localizados na região Nordeste. E, da mesma forma que acontece que a nitrogenada, no primeiro ano de cultivo, o cajueiro não precisará de nada contendo fósforo, mas, do segundo ano em diante sim, Inclusive, as quantidades são as mesmas (60 gramas no segundo ano, 80 gramas no terceiro, e por aí vai).

Existe também a adubação potássica, que, nesse caso, o cajueiro precisa desse composto em seu primeiro ano de planto, mas apenas cerca de 10 gramas por planta no primeiro ano, mais 10 gramas no segundo e 30 gramas no terceiro. Como dá pra perceber, inclusive, a partir do segundo ano de plantio, a adubação química se resume aos componentes que conhecemos .bem (o NPK).

Mas, e quanto a adubos naturais para cajueiro, como fazer? Bem, essa questão vamos abordar no próximo tópico, especialmente se você quiser um desenvolvimento mais sustentável para o cajueiro.

Adubos Naturais Para Pés De Caju

Adubos Para Pés De Caju
Adubos Para Pés De Caju

Para uma adubação orgânica adequada no seu cajueiro, vários materiais podem ser usados. Um deles, por exemplo, é o esterco bovino, mas, numa quantidade que seja moderada, pois esse produto pode salinizar de mais o solo em que esteja plantada a frutífera.

Existe ainda um tipo de adubo verde que você pode fazer misturando feijão de porco, feijão guandu e calopogônio, e aplicar no pé de caju de tempos em tempos.

Inclusive, é bom salientar algo importante: se o plantio de cajueiros for feito em pomares domésticos, não há nenhuma necessidade de utilização de adubos químicos, sendo amplamente recomendados unicamente os adubos orgânicos, que já melhoram bastante a qualidade do solo no primeiro ano de cultivo do pé de caju.

Lembrando ainda que com a utilização tanto de adubos químicos, quanto de adubos orgânicos, um pé de caju normal leva cerca de 8 anos para frutificar pela primeira fez.

No entanto, existe uma variedade chamada de cajueiro-anão, de aproximadamente uns 6 metros de altura, que dá seus primeiros frutos em apenas 3 anos. Esta ainda é uma variedade pouco usada, apesar de ser mais vantajosa em termos de rapidez de produção.

E, Como Fazer Adubos Caseiros Para Cajueiros?

Adubos Caseiros
Adubos Caseiros

Existem alguns materiais que descartamos, e que podem muito bem servir para a confecção de adubos orgânicos altamente nutritivos para alimentar seu cajueiro.

Um desses materiais são as cascas de banana, que são excelentes para enriquecerem o solo. Basta triturar esses cascas com polpa e tudo, enterrando ao redor da árvore. Por ser uma fonte rica em potássio, os cajus que irão nascer serão saudáveis e muito bonitos.

Cascas de ovos também podem ser usadas para essa finalidade de adubar pés de caju, ainda mais porque possuem cálcio em sua composição, o que ajuda num crescimento forte para a planta. Triture-as e depois que elas ficarem na consistência de farofa basta polvilhar sobre o substrato. Esse pós será absorvido pelo cajueiro à medida que as regas acontecerem.

Mais um material que pode ser usado como adubo e que muitos descartam é a borra que sobre quando se faz café. Contudo, será necessário fazer uma “água” com essa borra, diluindo cerca de 100 gramas dela em 1 litro de água, deixando descansar por 1 semana, Depois, é colocar o líquido num regador, sendo aplicado diretamente na terra como fertilizante.

E até mesmo cascas de vegetais, como abóboras, cenouras e batatas (que são ricas em vitamina E), caso sejam misturadas à terra, ajudarão bastante num crescimento mais acelerado do seu cajueiro.

O Cajueiro É Uma Frutífera Que Se Adapta Em Qualquer Lugar

Independente do adubo que você irá utilizar, certo mesmo é que essa frutífera aqui nasce e se desenvolve em vários lugares diferentes, especialmente em pequenas áreas, como chácaras, sítios e quintais de residências.

Apreciam também diversos tipos de clima, mas é no quente e seco que se desenvolve mais. Não é à toa que são originários da faixa litorânea do nordeste brasileiro.

Possui um manejo fácil e é pouco exigente quanto a cuidados mais específicos. Apenas alguns detalhes devem ser levados em consideração, como, por exemplo, fazer o plantio dessa frutífera nas estações mais chuvosas do ano. Já se forem em áreas irrigadas, pode ser em qualquer época sem  maiores problemas.

Muda de Cajueiro no Vaso
Muda de Cajueiro no Vaso

Também precisará por um processo de tutoramento enquanto não estiver verdadeiramente firme, ou seja, amarrar a muda a uma estaca para evitar o seu tombamento e orientar o seu crescimento.

E, a depender do porte da planta, e (claro) se o plantio é ou não para fins econômicos, você pode ou não podar seu cajueiro. Mas, se ele, por exemplo, tiver sido plantado para vender os frutos, o mais recomendável é não fazer a poda, pois isso impacta no rendimento da frutífera.

No geral, são essas as recomendações, e junto com as dicas de melhores adubos para essa frutífera, é colocar a mão na massa, e aguardar uma (deliciosa) produção de cajus.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *