Home / Plantas / Como Cuidar do Ipê Roxo, Fazer Mudas e Podar?

Como Cuidar do Ipê Roxo, Fazer Mudas e Podar?

Hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados com as árvores do Ipê roxo, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

A árvore do Ipê Roxo é um fenômeno que chama a atenção de todos que passam por ela, é muito utilizado para arborizar áreas urbanas, atraem abelhas e beija flores. É uma árvore nativa da Mata Atlântica, também pode aparecer de forma natural no pantanal, no cerrado, na caatinga, na Amazônia e por quase toda parte da América do Sul e América Central.

É uma espécie muito encontrada em matas, especialmente no cerrado. É muito comum também em fazendas, pois oferecem um visual muito bonito e chamam a atenção.

Saiba que existem algumas variações dessa árvore, com diferentes formatos e tamanhos. Não existem apenas o Ipê na cor roxa, existem outros são o Handroanthus impetiginosus (Ipê Roxo) e Handroanthus heptaphyllus ( Ipê Rosa), além disso tem o Ipê púrpura que é bem raro e também o comum ipê branco.

Árvore do Ipê Roxo

Ipê Roxo
Ipê Roxo

É muito comum como ornamento em regiões urbanas como jardins e praças, muito utilizado nas regiões sudeste e centro – oeste, é uma boa opção também para áreas de recuperação ambiental, local a reflorestar, grandes avenidas e muito mais.

De todas as espécies de ipês, a mais alta é o ipê roxo, podendo medir mais de 30 m de altura, ficando evidente mesmo dentro de mata fechada. Em áreas urbanas ela pode medir mais de 10 m . Por esse motivo é bom ficar atento e não plantar essas árvores próximo de postes e fios.

Essa árvore floresce muito conforme o clima e a região que ele se encontra, mas geralmente isso acontece entre os meses de junho e agosto.

Como Cuidar do Ipê Roxo

Como Fazer Muda de Ipê Através de Galho?

Uma das formas de propagar o Ipê Roxo é através da estaquia, para realizar esse procedimento é bom ter um solo rico em nutrientes, e com a umidade certa. Confira as dicas:

Na hora de podar, extraia uma galho com pelo menos 15 cm;

No final dele realize um corte no sentido diagonal, dessa forma o contato a terra será maior;

Pegue um pote com água misturado com enraizador, pois ele vai ajudar a criar raízes, deixe esse galho de molho nessa solução por alguns minutos;

Separe um pote transparente para plantar, pois dessa forma você consegue enxergar as raízes formadas. Esse substrato deve estar bastante úmido, pegue o galho e insira dentro, afundando no mínimo 5 cm.

Depois desse processo basta esperar pelo menos 10 dias até que a raiz se forme, nesse período esse vaso deve estar em área livre recebendo sol e luz  indiretamente por cerca de 12 horas, cuide para não deixar o vaso próximo de muito vento. Assim que a raiz estiver bem formada e evidente, você vai transplantar para outro local.

Como Plantar Ipê Roxo?

Ipê Roxo Como Plantar
Ipê Roxo Como Plantar

Outra forma de plantar um ipê roxo é através de sementes. É uma espécie que produz muitas sementes, por isso é a forma mais comum.

Ele gosta muito de regiões de clima seco e quente, por esse motivo se recomenda plantá-las em área livre para receber sol pleno. É muito fácil cuidar dessa árvore, já que fica bem sem água e não precisa de um solo com muitas firulas. Quando plantado em casa, você pode regar 1x por semana, mas se atente para não encharcar o solo.

Ela vai crescer mais rapidamente em solo bem drenado e fértil, por isso vale a pena corrigir o solo com matéria orgânica.

Embora tenha preferência por clima seco, se adapta bem em clima úmido. Precisa de um local quente e pode tolerar frios medianos. De forma natural elas são de clima tropical e subtropical e equatorial.

Como e Quando Podar o Ipê Roxo?

O momento ideal para podar essa árvore é na lua minguante, pois é nesse momento que a seiva dele corre para a raiz, dessa forma com a poda ele vai desperdiçar uma quantidade menor de seiva. Outra dica também é realizar essa poda na parte da tarde, pois dessa forma elas podem utilizar a noite toda para cicatrizar. 

Com relação a poda para rejuvenescimento das árvores, elas devem ser realizadas no fim do inverno, pois nesse período o crescimento vai ser retomado, pesquise sempre antes a respeito da fase que a planta se encontra antes de podar.

É recomendável que se use algo para cicatrizar o corte que foi feito, para evitar a contaminação da planta por bactérias e fungos que podem adoecer sua planta, você pode comprar um produto próprio para isso ou passar uma camada de verniz ou látex.

Antes de realizar a poda, é importante saber que isso pode impactar em algumas vidas como no caso de passarinhos que dependem dela para fazer o ninho, lagartas que se refugiam ali antes de se transformar em borboletas, formigas e até outros microorganismo que servem para equilibrar nosso ecossistema. É recomendado que antes de podar uma árvore dessa, verifique todas as possibilidades e se planeje com cuidados para causar o mínimo impacto possível na natureza.

Saiba que ao realizar a poda de uma árvore, embora você acredite que somente está eliminando os galhos e folhas, você também pode estar impactando toda a vida só como bactérias e fungos que vivem ali e se alimentam das sobras eliminadas pela raiz da planta.

Quando a poda é realizada por atrapalhar a ação desses micróbios que ajudam a dissolver os minerais que são essenciais para alimentar a planta. Portanto, não se esqueça que tudo está interligado.

Posso Cultivar Ipê Roxo em Vasos?

Ipê Roxo no Vaso
Ipê Roxo no Vaso

00Ipê Roxo no VasoÉ possível sim! pode ser de maneira natural ou como um bonsai. Mas não se esqueça que essa é uma árvore grande, para manter em vaso vai ser preciso podar com frequência, para que ela fique na altura desejada, também é necessário que a cada 5 anos ela seja replantada para fazer a poda também de suas raízes. Depois você pode utilizar o mesmo vaso e trocar por um maior. Eles devem ser profundos e resistentes.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *