Home / Plantas / Como Abrir e Limpar Uma Jaca? Qual é a Época da Jaca?

Como Abrir e Limpar Uma Jaca? Qual é a Época da Jaca?

A jaca tem sua origem na Índia e é muito apreciada por toda a Ásia, sendo considerada a fruta nacional de Bangladesh e Sri Lanka.

A jaqueira (árvore onde nasce a jaca) é uma árvore de grande porte podendo ter até 20 metros de altura, onde a jaca é a maior fruta comestível que cresce diretamente no tronco da árvore.

Aprendendo Mais Sobre a Fruta Jaca

Os lugares que mais cultivam a jaca é a Ásia e o Brasil.

No inglês, a jaca se chama Jackfruit, nome esse inspirado pelo nome Jaca, pois o nome inglês vem do nome em português porque quando os portugueses chegaram na Índia o nome ചക്ക (cakka) foi registrado por Hendrik Van Rheede (Militar holandês e naturalista ) num livro chamado Hortus Malabaricus escrito em latim que retrava a flora dos Gates Ocidentais (Cordilheira ao oeste da Índia).

O nome jackfruit foi usado pela primeira vez pelo físico e naturalista português Garcia de Orta no livro “Colóquios dos simples e drogas da Índia”.

No Brasil, possuímos 3 variedades de Jaca: a jaca-mole que possui consistência mole e pastosa, a jaca-dura que tem uma consistência mais endurecida e a jaca-manteiga que possui uma textura intermediária entre mole e dura.

A jaca-dura é a maior das três, podendo pesar 40 kg cada fruta, e as outas duas são um pouco menores, mas todas as três são extremamente doces e pegajosas por dentro.

Métodos Para Abrir e Limpar Uma Jaca

A jaca pode pesar até 40 kg, possui uma casca muito grossa e dura coberta de protuberâncias em formatos de espetos, sendo que a parte comestível são os frutículos que ficam dentro de sincarpos no interior da fruta.

A jaca é uma fruta extremamente rica e apreciada por muitos, porém nem tudo é apenas doçura.

Por ser uma fruta grande, ter casca grossa, gomos de difícil acesso e ser pegajosa,ela se torna uma fruta difícil para consumir e que faz muita sujeira, por isso as pessoas inventaram alguns métodos para abrir a fruta de maneira mais prática e separar a parte comestível da não comestível sem desperdício.

O método mais usado era fazer um corte circular entorno do caule da fruta e então fazer um corte na vertical a partir do primeiro corte até a parte de baixo da fruta, então abrindo ela com as mãos e retirando o talo do meio deixando os gomos totalmente à mostra para o consumo.

porém, há um vídeo mostrando um novo método que deixa os gomos inteiros ainda presos no caule, descartando completamente a casca viralizou nas redes sociais no ano passado, acredita-se que o vídeo foi publicado inicialmente no perfil de uma vereadora chamada Ilma Siqueira.

O vídeo atingiu mais de milhões de visualização e repercussão mundial, principalmente nos demais países que cultivam a jaca.

O novo método é feito da seguinte forma: do caule da fruta, você conta uma distância de mais de 4 dedos, então comece um corte circular em torno da fruta como se você fazer uma tampa nela, tentando cortar apenas a casca, então faça um corte na casca em sentido vertical assim como no outro método, porém nesse método enquanto você abre a fruta, você vai puxar a fruta pelo caule separando tanto o caule como os gomos da casca tirando os gomos perfeitamente da casca.

Acompanhe com mais detalhes nos vídeos abaixo:

1º Modo (antigo)

2º Modo (atual)

Os Contras do Novo Método de Abrir e Limpar a Jaca

Essa maneira de descascar o fruto, na verdade, serve apenas para jaca bem madura que está com a casca bem mais mole e fácil de cortar.

Se tentar fazer com uma jaca verde que é bem mais utilizada nas receitas a situação se torna bem mais complicado, e muita gente reclama que faz sujeira na hora de abrir e a cola fica na mão.

Novo Método de Abrir e Limpar a Jaca

Ainda, um método para limpar sua faca, superfícies e mãos da cola que as jacas soltam é lavar com óleo de cozinha.

Para abrir a jaca dura também pode ser feito da maneira mostrada no seguinte vídeo:

A Época da Jaca e os Benefícios que Jaca Traz

Pela jaca ser nativa da Índia, ela é habituada a climas quentes e temperados, e a jaqueira gosta de muita água e pode produzir frutos quase o ano todo em regiões muito propícias, com clima quente e úmido, além de ser uma fruta que se dá muito bem nas regiões mais ao norte do Brasil.

A jaqueira não produz jacas no clima frio, e é mais difícil a produção de frutos nos meses de julho a setembro em lugares que possuem inverno bem definido, mas ainda há locais que conseguem manter a produção o ano todo.

A jaca é rica em diversas vitaminas e possui propriedades medicinais. A jaca possui vitamina A, vitaminas do complexo B, C, E, K e vários minerais úteis para o corpo como o cálcio, ferro, cobre, manganês, magnésio, Iodo e fósforo.

A jaca é 80% água e possui baixa porção de gordura, porém é excelente em valores energéticos, o que torna essa fruta ótima para dietas, além disso, possui eletrólitos, carboidratos, fitonutrientes, fibras, gorduras e proteínas.

A jaca previne o envelhecimento, faz bem para os cabelos, fortalece o sistema imunológico: a vitamina C é uma das principais responsáveis, sem falar dos minerais como o magnésio, cobre e manganês que ajudam na absorção do ferro pelo sangue, podendo combater casos de anemia e demais doenças causadas pela ausência de ferro no sangue.

A jaca também ajuda na prevenção do câncer devido aos flavonoides, fitonutrientes, e antioxidantes em sua composição; a jaca também auxilia na frequência dos batimentos cardíacos, além de poder contribuir para o equilíbrio da pressão arterial.

Ela auxilia no bom funcionamento do intestino, devido a sua ação antioxidante, ela ajuda na eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo, e os efeitos antioxidantes também protegem a visão.

Não só a fruta faz bem à saúde, mas a raiz também, pois o chá da raiz da jaqueira ajuda no sistema respiratório, e o chá é indicado para auxiliar contra os efeitos da poluição e no controle da asma, já que a asma não tem cura, mas a jaca pode ajudar no controle dos sintomas, além de que pode ajudar a equilibrar a tiroide, fazendo bem aos ossos e reduzindo sintomas de hemorroidas.

Esses são alguns dos benefícios dessa fruta naturalizada brasileira, além de ser uma fruta muito apreciada, há diversas receitas que usam ela das maneiras mais variadas até mesmo como substituto para carne.

Veja também

Crisântemo: Cuidados e Como Fazer Muda Planta

Entre as flores existentes, talvez apenas a rosa seja capaz de superar o crisântemo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *