Home / Plantas / Cacto Mammillaria Elongata: Características, Cultivo e Fotos

Cacto Mammillaria Elongata: Características, Cultivo e Fotos

Conhecido como cacto dedo-de-moça, o mammillaria elongata possui formato de dedos em diversas posições e por isso tem esse reconhecimento. Sua estrutura é coberta com pequenos espinhos e em sua parte superior muitas vezes as flores amarelas podem nascer ou em algumas subespécies essas flores são rosas.

São muito utilizadas para decoração de casas e colecionadores de plantas dessas espécies. Tirando o seu formato, não existem muitas diferenciações entre o cacto dedo-de-moça e o cacto comum.

Veja abaixo no mundo ecologia como cuidar, quais são as características dessa planta tão famosa no Brasil e no México!

Características do Cacto Dedo-de-Moça

Com formatos alongados e finos, que se assemelham muito a dedos mesmo e com espinhos compondo toda sua superfície, assim como cactos que relembram cérebros e outras partes do corpo humano, chamam atenção pela delicadeza dos traços da natureza que se misturam com os que vemos no nosso dia-a-dia.

Possuem flores pequenas que nascem em suas hastes em períodos de primavera e podem ser amarelas, brancas ou rosas.

Podem crescer em grandes quantidades e se tomado os devidos cuidados, se propagam facilmente em vasos e terras. São muito comuns nos estados mexicanos e podem chegar a medir 15 centímetros de altura e 5 de largura (cada haste) e 30 centímetros de largura total (todas as hastes juntas).

Cacto Mammillaria Elongata Características

Os espinhos dessa planta também levam destaque pois podem ter diversas colorações como vermelho, amarelo, marrom, branco, e outros tons que pertença a algumas dessas famílias como creme ou castanho.

Essas modificações são de acordo com o ambiente que estão essas plantas que pode ser arenoso até mesmo rochoso, ou seja, é uma planta que se adapta a muitos ambientes desde que exista a presença do sol e seja seco.

Como Cultivar o Cacto

Colocar ao sol somente algumas horas, diretamente na janela pela manhã ou no calor indireto próximo de janelas ou locais do tipo. Não deixar pelo calor da tarde pois seus caules, espinhos e flores podem se queimar e essa planta ficará com características feias e tristes.

As regas devem ser bem espaçadas, cerca de uma vez por semana, em períodos quentes e abundante. Tenha devida atenção de regar somente o solo dessa planta e nunca sua superfície que pode apodrecer, manchar ou facilitar para o aparecimento de algumas pragas como pulgões.

Seu solo deve ser enriquecido com os nutrientes específicos para cactos e suculentas. Colocar madeira seca ou cascalhos por cima da terra, ajuda em sua drenagem, além de compor o ambiente.

Em períodos de inverno, caso more em regiões mais frias, coloque seu cacto sob a luz artificial para que ele fique aquecido. Não esqueça de sempre colocar a água em temperatura ambiente, nunca fria ou quente, para que não ocorra o choque térmico em sua raiz, a parte mais sensível dessa planta. O excesso de água pode apodrece-la.

Os vasos devem ser de cerâmica para que a água escorra, mas não saia em excesso. Nunca coloque pratos por baixo do vaso, pois acumula água que traz insetos que podem fazer mal a saúde além de apodrecer as raízes da sua planta.

Como Plantar o Cacto Dedo-de-Moça

Ela pode ser plantada por sementes. Nesse caso, escolha o vaso que ela irá ficar em definitivo. Não pode ser muito e nem muito pequeno, pois muda-la posteriormente de lugar pode ser fatal para sua sobrevivência.

Nesse caso, escolha uma terra fértil, com muitos nutrientes de fácil drenagem e tenham muita paciência para ver seu cacto crescer e sair do seu vaso.

No caso de replanta-la tirando suas mudas filhotes, é bem mais fácil. O período de cicatrização da muda para que ela volte a crescer e fique igual a seu original, é de 24 horas e seu crescimento de tomando sol, água e todos os demais cuidados é bem rápido, sendo possível até mesmo fazer um berçário com vários mini cactos e suculentas.

Se necessário, deixe um dia fora da terra, coloque um pouco de canela em pó para evitar que a área cortada apodreça e sua planta nova se mantenha saudável.

Curiosidades Sobre o Cacto Dedo-de-Moça

São plantas mais caras se comparadas com suculentas encontradas em redes de supermercados, já que são itens de colecionadores devido ao seu formato e por pertencer a outro país, sua muda custa cerca de 25 reais.

O Cacto cérebro é uma mutação da Cacto Mammillaria Elongata com formato arredondado, em que suas hastes se entrelaçam formando um cérebro mesmo, com espinhos e flores em cima, chega a ser mais difícil de ser encontrado, mas não por ser uma planta rara e sim por ser uma mutação e nesse caso o preço pode variar e sendo mais caro chegando a custar cerca de 50 reais.

Essas plantas são muito utilizadas para composição de ambientes junto com outras flores mais delicadas, fazendo um fundo rústico, ou sozinhas em cima de mesas, varandas.

Não possuem problemas para o caso da pessoa que a comprar morar em apartamento, pois gostam do clima frio, desde que o vento gelado não bata diretamente sobre ela e a temperatura não fique abaixo dos 15 graus Celsius por um grande período.

Cacto Dedo de Moça em Vaso

No caso de luz indireta, existem tutoriais em mídias digitais que ensinam até mesmo a fazer uma estufa com luz artificial utilizando alguns artefatos como aquários e lâmpadas que não esquentem demais e não as queimem por conta disso, sendo um meio bem legal de mantê-las saudáveis em estações mais frias.

Sua família possui mais de 200 exemplares e todas são itens de colecionadores de suculentas, principalmente em países da América do Norte, Central e Sul, já que são plantas facilmente cultivadas nesses continentes devido ao clima equatorial e a grande diversidade da natureza que sempre nos surpreendem com novas espécies que são descobertas através de pesquisas ou cruzamentos naturais.

De qualquer forma, hoje em dia ter ideias para compor sua casa e a decorar é acessível para todos os perfis financeiros, já que existem diversas maneiras disso ser feito e as suculentas com certeza são a pedida número 1 no que se refere a plantas para termos dentro de casa para alegrar nosso ambiente.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *