Home / Natureza / Vulcão Villarrica no Verão

Vulcão Villarrica no Verão

Os vulcões, apesar de considerados assustadores, encantam a maioria das pessoas apaixonadas por natureza e são, inclusive, pontos turísticos nas férias de verão e inverno de muita gente. Por conta disso, muito tem se falado sobre vulcões legais para visitar nas férias, ou então, para conhecer durante a época de neve.

Portanto, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre os vulcões: o que eles são, como entram em erupção… e mais especificamente sobre o vulcão Villarrica durante o verão! Se você gosta de vulcões e quer saber mais sobre o vulcão Villarrica, continue lendo o artigo pois não irá se arrepender.

O Que São Vulcões?

Os vulcões são erupções causadas por rachaduras na crosta terrestre; essas rachaduras são causadas por conta da pressão exercida pelas partículas, o magma e os gases que fogem do núcleo da Terra para sua superfície; por isso a lava (o magma quando chega à superfície) é extremamente quente e eles são considerados muito perigosos quando estão em erupção e atividade constante.

Os vulcões inativos têm se tornado grandes atrações turísticos nos mais diversos países do mundo, já que essa rachadura na crosta da Terra causa grande encantamento nas pessoas. Atualmente, existem até mesmo casos de hotéis feitos em cima de vulcões inativos, quanta coragem!

Por Que O Vulcão Entra Em Erupção?

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não entendem por que um vulcão entra em erupção “do nada”; mas a verdade é que o vulcão entra em erupção pelo mesmo motivo que citamos anteriormente: as partículas ficam se movendo no núcleo da Terra e então, em um dado momento, a movimentação se torna tão grande que é impossível continuar sob os limites da crosta terrestre; e então, o magma acaba criando uma rachadura e “escapando” para a superfície.

Ainda não há um consenso entre os cientistas para considerar um vulcão ativo ou inativo, por isso, é importante pesquisar bem qual vulcão você irá visitar e há quantos anos ele está sem entrar em atividade; isso é extremamente importante para garantir a segurança de todos.

O Vulcão Villarrica

O vulcão Villarrica é considerado o vulcão mais ativo de toda a América do Sul e um dos 10 vulcões mais ativos de todo o planeta, e por isso ele se tornou uma atração imperdível para as pessoas mais aventureiras. Ele se localiza no Chile (próximo do povoado de Pucón) e possui pouco menos de 3.000m de altura; é interessante notar que ele já teve 59 erupções ao longo do tempo, sendo que em 2015 ocorreu a última.

Apesar de toda essa atividade, o que realmente atrai no vulcão Villarrica é que ele é aberto para visitação! Como um vulcão em atividade poderia ser aberto para visitação? Aparentemente, existem locais do vulcão que são seguros e por conta disso ele pode receber visitação de até 400 pessoas ao mesmo tempo nos períodos de férias (quando fica realmente lotado).

O Vulcão Villarrica No Verão

Você deve estar se interessando pela visita e pode estar se perguntando: afinal, qual a melhor época do ano para ir ao Chile visitar esse vulcão tão famoso? A verdade é que depende, todas as épocas do ano possuem os seus prós e contras na hora de decidir uma viagem, principalmente se estamos falando de ambientes naturais que sofrem uma grande influência de características como o clima, a pluviosidade e etc.

Porém, para te ajudar a se decidir, vamos falar especificamente sobre o vulcão Villarrica durante o verão, como tudo funciona por lá e quais são os prós e os contras de ir nessa estação!

Durante o verão toda a América do Sul tende a viajar, já que é período de férias, está calor e as pessoas querem aproveitar; portanto, considere que será alta temporada no Chile. Com isso, podemos listar os prós e os contras de ir nessa época do ano (entre o fim do ano e o início).

Vulcão Villarrica No Verão – Prós

Os prós levam principalmente o clima em consideração: por ter um cume muito alto, ir ao vulcão no inverno pode ser desafiador para os brasileiros, que geralmente não estão acostumados com frio intenso e muito menos neve por quilômetros e mais quilômetros de caminhada. Por isso, lembre-se que durante o verão as temperaturas serão mais amenas e você terá menos dificuldade de respirar durante a caminhada até o cume.

Além disso, a subida no verão é facilitada; isso porque a neve está em um nível bem mais baixo e o seu pé não irá afundar, logo você precisará fazer menos força para caminhar até o cume! Por fim, a última vantagem é que esse é o período de férias e você pode facilmente encaixar a viagem na rotina.

Vulcão Villarrica No Verão – Contras

Os contras podem acabar te fazendo mudar de ideia. Por ser durante a alta temporada, leve em conta que todos os preços estarão inflacionados, o cume estará muito cheio e a viagem sairá praticamente o triplo do que sairia normalmente; por isso, é importante fazer bem as contas.

Falando no aspecto natural, a falta de neve pode até ajudar a subir ao cume, mas na hora de descer ela fará muita falta: isso porque a neve tende a dar uma maior estabilidade e firmeza na caminhada; então, sem ela você precisará andar mais devagar para não correr o risco de cair, o que deixa a caminhada exaustiva e bem mais longa.

Caminhada no Vulcão Villarrica

Todos os lados possuem prós e contras, a verdade é que o vulcão é uma beleza natural imperdível e, apesar dos contras de qualquer época do ano, você com certeza irá aproveitar muito essa visita; principalmente agora que você sabe muito bem o que é um vulcão! Portanto, decida qual época do ano é melhor para você e, se for durante o verão, não se esqueça de levar roupas de frio mesmo assim. Afinal, você estará a quilômetros mais longe do chão e mais perto do céu, o que diminui muito a temperatura e a sensação térmica.

Quer saber mais sobre vulcões?! Leia também: Tamanho do Vulcão Rabaul