Home / Natureza / Tudo Sobre o Cervo Almiscarado: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Cervo Almiscarado: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco sobre mais um animal bem curioso, por isso fique com a gente até o final do post para não perder nenhuma informação importante, tá bom?

Ficou curioso né? O animal escolhido de hoje é o cervo almiscarado, esse animal faz parte de um grupo de sete espécies do grupo Moschus, também faz parte da família Moschidae sendo desde então o único gênero. Muitas pessoas acabam classificando erroneamente esse animal como veado, e isso não pode ser verdade pois não são pertencentes à família dos cervídeos da qual o veado faz parte, ao contrário disso esse animal está mais ligado à família dos Bovídeos, esse é o grupo dos ruminantes como ovinos, caprinos e bovinos. Podemos citar ainda algumas outras características que podem facilmente diferenciar esses animais, o Cervo Almiscarado diferentes dos veados não tem chifre na cabeça, nem glândula lacrimal, apenas uma vesícula biliar, só um par de tetas, apenas um glândula caudal, possui também um par de dentes caninos e de presas. O fator mais importante é a famosa glândula de almíscar. 

Tudo Sobre o Cervo Almiscarado

Rosto do Cervo Almiscarado
Rosto do Cervo Almiscarado

Nome Científico

Conhecido cientificamente como Moschidae.

O Que Significa Almíscar?

Caso você ainda não conheça, o almíscar é uma é um odor forte utilizado para confecção de perfumes ele é secretado pelo cervo almiscarado e por isso tão buscado pelo homem.

Habitat do Cervo Almiscarado

Esses animais costumam habitar florestas, especialmente locais de clima mais frios como é o caso da região montanhosa do sul da Ásia, em especial no Himalaia. 

Moschidae, essa é a forma correta de se referir a este cervo, e não relacionado a outro grupo de veados. Importante dizer que esses animais são encontrados em maior número na Ásia, infelizmente na Europa eles já são considerados animais extintos. Mas foi na Europa que os primeiros cervos almiscarados foram encontrados na época do oligocénico.

Características do Cervo Almiscarado

Vamos agora descrever um pouco das características físicas desses animais. Essa espécie é muito parecida com outros cervos menores. Seu corpo é forte, porém de baixa estatura, as suas patas de trás são mais alongadas, as patas da frente são um pouco mais curtas. Com relação às suas medidas podemos dizer que medem algo em torno de 80 a 100 cm de comprimento, já de altura medem cerca de 50 a 70 cm considerando o ombro. O peso desse animal pode variar de 7 a 17 kg. As patas desse cervo são desenhadas especialmente para conseguir escalar terrenos difíceis. Assim como o hidrópote, um veado, eles não possuem chifres, importante destacar que nos machos os dentes caninos da parte de cima são maiores, dessa forma destacando suas presas parecidas com as de sabre.

Citamos acima sobre a glândula de onde secreta o almíscar, mas saiba que esse material só é secretado pelos machos e adultos. Essa glândula se localiza mais precisamente entre o genital e umbigo do animal, e a explicação mais provável dessa característica é que sirva de atração sexual para as fêmeas.

Fotos do Cervo Almiscarado

Saiba que o Cervo Almiscarado é um animal que se alimenta de material vegetal, escolhem viver em lugares mais afastados, especialmente longe do ser humano.

Como dissemos que ele se alimenta de material vegetal, podemos citar alguns alimentos como folhas, grama, flores, musgos e fungos.

Curiosamente, são animais que gostam de viver sozinhos, e tem seu território escolhido a dedo e demarcados pelo seu odor. Não são animais chegados a grupos, têm hábitos noturnos e começam a se movimentar ao cair da noite.

Comportamento do Cervo Almiscarado

Os cervos almiscarados machos saem de seus territórios quando estão no cio, eles brigam se necessário para conquistar a fêmea, na disputa vale até usar suas presas.

As fêmeas vão gestar o filhote por algo em torno de 150 a 180 dias, ao final do período nascerá apenas 1 filhote. Assim que acabam de nascer são indefesos e não se movem para não chamar a atenção até cerca de 1 mês de vida, esse fato ajuda a não chamar a atenção de predadores.

Caça do Cervo Almiscarado

Esses animais foram caçados pelos homens justamente por essa secreção de almíscar, utilizada na indústria de perfumes. O que chama a atenção é o preço dessa secreção comercializada no mercado ilegal, algo em torno de 45 mil dólares o kg. Existe uma lenda de que antigamente a realeza utilizava essa secreção com perfume pois era considerado afrodisíaco.

A Fábula do Cervo Almiscarado

Cerco Almiscarado e Filhote
Cerco Almiscarado e Filhote

Para encerrar, vamos contar uma fábula sobre esse animal que ajuda no autoconhecimento:

Conta uma lenda, que um belo dia o cervo do almiscarado que vivia nas montanhas sentiu o odor do perfume almiscarado. Ficou tentando descobrir de onde vinha aquele cheiro, muito curioso ele resolveu buscar pelas colinas e por todo canto de onde vinha esse cheiro tão bom. Já desesperado o cervo almiscarado não bebia água, não se alimentava e nem descansava pois estava muito empenhado em descobrir de onde vinha aquele odor.

O animal ficou alucinado e muito fraco, pela fome, pelo cansaço e pela curiosidade, vagando sem destino ele acabou se desequilibrando e caindo de um lugar alto e caiu muito machucado. Ele já sabia que iria morrer pois estava muito debilitado, a última coisa que conseguiu fazer foi lamber o próprio peito. No momento da queda a sua bolsa de almíscar foi cortada, e dela saiu uma gota de seu perfume. Ele acabou engasgando no susto e tentou sentir o cheiro do perfume, mas não deu tempo.

Então descobrimos que o cheiro bom que o cervo almiscarado tanto procurava por todo canto, estava sempre nele mesmo. Dessa forma procurou tanto o que ele buscava em outros lugares, quanto em outras pessoas e não olhou em nenhum momento para ele mesmo. Foi enganado por achar que o segredo estava fora dele, quando estava dentro dele.

Saiba reconhecer o seu próprio perfume, ele não está nas outras pessoas, nem em outros lugares. Ele está o tempo todo dentro de você.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.