Home / Natureza / Como é Formada a Safira? Onde Elas Podem Ser Encontradas?

Como é Formada a Safira? Onde Elas Podem Ser Encontradas?

As safiras são as pedras preciosas coloridas mais comuns, precedidas em popularidade apenas pelo diamante. Sua rica tonalidade azul e sua raridade fizeram delas joias muito apreciadas. Algo interessante acerca dessa pedra é como é formada a safira.

Ela se forma sob condições muito específicas na terra. Embora o azul seja a cor mais comum, a safira também está disponível em um arco-íris de outras cores, como amarelo, rosa, laranja e branco.

Por milhares de anos, os humanos trabalharam duro para encontrar depósitos de pedras preciosas na terra e valorizaram as safiras por sua beleza e cor. É isso que se tornam uma escolha tão popular para todos os tipos de joias, como brincos, colares e anéis.

Como é Formada a Safira

As safiras são um tipo de pedra preciosa rara que pode levar milhões de anos para se formar. Como rubis, safiras também são formadas a partir do corindo mineral. Em termos científicos, o mineral é conhecido como óxido de alumínio.

O corindo adquire cor quando existem outros minerais que se tornam presentes à medida que se formam. As safiras são normalmente encontradas em calcário recristalizado e rochas metamórficas que possuem menos sílica e muito alumínio.

Para entender como é formada a safira, é preciso saber que, enquanto vai surgindo a estrutura cristalina, se minerais de metais de transição se infiltrarem, a cor poderá se transformar de branco e transparente em um tom diferente. Por esse motivo, as pedras também estão disponíveis em várias saturações de cores e em combinações de tons, como laranja e rosa.

Quando o corindo assume um tom diferente do vermelho, a pedra preciosa é tipicamente classificada como safira. Diferentes combinações minerais podem resultar em cores variadas, incluindo rosa, amarelo e azul mais popular. Dessa forma:

  • Com o ferro presente, essa preciosidade pode assumir uma cor amarela;
Safira Amarela
  • Com vanádio, safiras roxas são criadas;
Safira Roxa
  • Com o titânio, a mais popular, a safira azul, é criada.
Safira Azul

Onde se Encontram os Materiais Dessa Pedra Preciosa

O corindo é encontrado em rochas ígneas. Quando esses estão esfriando lentamente, grandes cristais de minerais podem se formar a partir dos presentes no magma.

Tão importante quanto como é formada a safira é quando ela se origina. As safiras mais puras são formadas durante a transformação de rochas ígneas. Quanto mais lentamente o magma esfriar, maiores serão as pedras.

As condições nas quais o magma esfria lentamente e é intocado por outros elementos e minerais são raras. Na maioria dos casos, como o magma está esfriando, quase sempre há mudanças na pressão e nos fatores ambientais. Como resultado dessas alterações no ambiente, cada safira desenvolve uma aparência e cor únicas.

Esta também é a razão pela qual inclusões e impurezas se formam. Isso dá a cada safira uma originalidade, quase como uma impressão digital. Duas safiras naturais nunca serão exatamente iguais.

É bastante incomum encontrar grandes pedras, especialmente aquelas que são livres de inclusões. Normalmente, os depósitos na terra são encontrados em forma de barril, mais longos e afilados nas extremidades e maiores no centro.

É simplesmente assim que como é formada a safira áspera. Uma vez extraída, a pedra pode ser modelada em qualquer número de formas, com facetas ou sem. Essas formas são usadas para criar joias brilhantes.

Os Depósitos da Safira

Depósitos de safira podem ser encontrados em:

Mianmar;

  • Sri Lanka;
  • Madagascar;
  • Tailândia;
  • China;
  • Austrália;
  • Nepal;
  • Nigéria;
  • Paquistão;
  • Caxemira;
  • Montana.

Mais de 150 milhões de anos atrás, as rochas dentro da superfície da Terra foram submetidas a intensa pressão e calor para criar tais depósitos. Na maioria dos casos, safiras podem ser encontradas a 10 a 20 quilômetros abaixo da superfície da Terra.

Com o tempo, as intempéries e os movimentos naturais expuseram-nas aos seres humanos. Existem apenas alguns lugares ao redor do mundo que foram expostos pelo clima para essa revelação.

A Formação da Safira e sua Divisão

Além de saber como é formada a safira, devemos saber que as pedras de locais diferentes podem ter propriedades químicas diferentes, bem como inclusões microscópicas diversas devido às suas impurezas.

Safiras de todo o mundo podem ser divididas em três categorias principais que são determinadas pela sua formação. Essas categorias são:

  • As metamórficas clássicas;
  • As metamórficas não clássicas;
  • As magmáticas clássicas.

Safiras da Caxemira, Birmânia e Sri Lanka têm sido historicamente as mais valorizadas. As birmanesas são normalmente encontradas embutidas no mármore e valorizadas por sua clareza e qualidade.

Por muitos anos, regiões do subcontinente asiático e da Ásia foram famosas pela originalidade das pedras. Recentemente, Madagascar se tornou o maior produtor de safiras e, antes disso, a Austrailia era o maior produtor nos anos 90.

Safiras são apreciadas em todo o mundo. É uma questão de gosto pessoal, a variedade e o tom da pedra que é escolhida. Assim, sabendo como é formada a safira e dependendo da intenção, é possível encontrar a melhor e mais original pedra preciosa.

As Pedras Originais

A cristalização de uma safira é dividida em duas fases. Um núcleo se forma e camadas subsequentes de minerais são adicionadas ao longo do tempo. Se a qualquer momento as condições do ambiente circundante mudarem, de modo que a formação não seja mais possível, o núcleo poderá se separar.

Estruturalmente, a safira é formada em uma bipirâmide hexagonal. Quando extraídas, as pedras são normalmente encontradas em forma de barril devido à forma como elas se formam. Quase todas as safiras têm inclusões.

Durante todo o processo que citamos, algumas inclusões de rutilo também podem se formar. Essas inclusões rutílicas parecem pequenos crescimentos cristalinos dentro da pedra.

Safira Rustica

As safiras naturais podem ser distinguidas das safiras sintéticas por suas inclusões. A maioria das safiras naturais é tratada termicamente para melhorar sua cor. Este tratamento é permanente.

As safiras naturais livres de inclusões são imensamente raras e têm um preço superior. É preciso, certamente, usar apenas pedras naturais que foram avaliadas quanto à qualidade, brilho e cor.

Procure um profissional que garanta como é formada a safira e que todas as pedras sejam provenientes de fornecedores confiáveis. Estes devem usar as práticas éticas e confiáveis ​​para extrair essas belezinhas.

 

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *