Home / Natureza / Quanto Tempo Demora para Sair o Vírus da Cinomose?

Quanto Tempo Demora para Sair o Vírus da Cinomose?

Ter um cachorro em casa com certeza é algo que faz parte da rotina da grande maioria dos brasileiros, principalmente aqueles que vivem em regiões um pouco mais afastadas dos grandes centros urbanos e, consequentemente, podem facilmente pegar mais de um cachorro para criar em casa.

Apesar de isso ser algo muito legal, é importante saber que ter um cachorro em casa traz alguns trabalhos extras que nem sempre é para todos, já que muita gente não tem tempo de dar  a atenção necessária para o animal nesses casos, principalmente em caso de doenças.

A cinomose é uma doença que afeta cães e por isso é muito mais comum do que se imagina, porém, isso não significa de forma alguma que as pessoas saibam como ela pode ser tratada da maneira correta e como tudo funciona.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira um pouco mais profunda sobre a cinomose. Continue lendo para saber quanto tempo o vírus demora para sair do ambiente, do hospedeiro e muito mais! Assim, caso seu cachorro tenha o vírus, você saberá exatamente o que fazer.

O que é a Cinomose?

O primeiro passo para saber como eliminar a cinomose é justamente entender um pouco mais sobre o que é a cinomose, já que ela é uma doença que afeta um número bem grande de cães ao longo do ano e mesmo assim acaba passando despercebida.

Basicamente, a cinomose é uma virose que acomete os cães por meio da transmissão pelo ar, o que significa basicamente que o vírus aparece no ambiente e acaba infectando o cachorro que também está naquele ambiente.

Cachorro com Vírus da Cinomose

Dessa forma, é interessante perceber que o ambiente precisa ser limpo o mais rápido possível quando se perceber a presença do vírus, caso contrário ele continuará no ambiente até morrer, e isso acabará fazendo com que novos animais se infectem com uma facilidade muito grande.

Quanto Tempo Demora para sair o Vírus?

Antes de saber um pouco mais de informações sobre a doença, é importante que você saiba exatamente quanto tempo o vírus da cinomose consegue ficar no ambiente infectando outros animais, já que assim você consegue evitar uma proliferação em massa da doença em sua casa, o que poderia prejudicar muitos outros cachorros.

A verdade é que não existe um tempo definido para isso, pois tudo irá depender de quando você tomará uma atitude para matar o vírus. Isso porque ele é extremamente agressivo com os cães infectados, mas a verdade é que quando ele está no ambiente, pode ser facilmente eliminado, já que ele é muito sensível.

Dessa forma, caso você queira eliminar o vírus de maneira mais rápida, basta procurar maneiras de eliminá-lo do ambiente, e com certeza em pouco tempo ele não estará mais lá para infectar outros animais que possam passar pela área.

Porém, pode-se dizer que sem a intervenção humana para eliminá-lo esse vírus pode ficar por até 3 meses no ambiente infectando outros animais, por isso é essencial que você o elimine o mais rápido possível.

Portanto, agora você já sabe exatamente quanto tempo esse vírus fica no ambiente!

Como Eliminar o Vírus da Cinomose?

A verdade é que, como já dissemos anteriormente, não basta que você espere que o vírus saia sozinho, pois esse é um processo que pode levar até 3 meses e até lá o seu cachorro pode estar muito doente, assim como outros cachorros que podem passar pelo local e acabar se afetando com o vírus.

Por esse motivo, é importante que você saiba como tirar o vírus do ambiente assim que decidir que não quer mais aquilo lá, pois dessa maneira você impede que outros cães se infectem no futuro, além de conseguir cuidar do seu cão infectado de maneira mais profunda.

Nesse caso, basta passar desinfetante em todas as superfícies, além de limpar o chão também com desinfetante. Como dissemos anteriormente, o vírus da cinomose é muito sensível, e isso acaba fazendo com que ele seja eliminado facilmente do ambiente apenas com o uso do desinfetante.

Portanto, agora você já sabe um modo bem fácil de eliminar esse vírus do seu ambiente sem precisar gastar muito dinheiro e também sem utilizar métodos muito agressivos para você, e muito menos para o seu cachorro.

Sintomas da Cinomose

Além da limpeza do ambiente é importante que você cuide do animal que está infectado, mas para isso é necessário que você saiba se ele realmente está com cinomose ou não, já que algumas doenças podem ter sintomas parecidos. Nesse caso, basta conferir os sintomas específicos de cinomose que passaremos agora na lista a seguir!

  • Perda de apetite nos estágios iniciais;
  • Corrimento nos olhos e nariz;
  • Vômito e diarreia;
  • Dificuldade de se mover sem cambalear;
  • Tiques nervosos;
  • Febre;
  • Paralisia.

Como é possível perceber, os sintomas começam bem sutis e com o passar do tempo se tornam cada vez mais agressivos com o cão, e é exatamente por isso que você deve limpar o ambiente o mais rápido possível, a fim de evitar que tudo isso piore.

Não tente tratar o seu cachorro apenas em casa, a cinomose pode ser muito agressiva para o cão, e por isso o mais recomendado é que você leve-o ao veterinário assim que perceber qualquer um desses sintomas, principalmente se tudo for piorando muito rápido.

Portanto, é sempre bom estar atento aos sintomas que o seu cachorro apresenta, pois muitas vezes eles não são visualmente tão simples de se perceber, mas quando paramos para analisar de perto, o cachorro realmente está sofrendo e não consegue pedir ajuda; por isso, tome muito cuidado!

Logo, agora você já tem mais informações sobre a cinomose e pode começar a limpar o seu ambiente da maneira correta, além de saber que deve ir atrás de um veterinário para o seu cachorro o mais rápido possível, pois essa com certeza é a melhor forma de cuidar dele!

Sintomas da Cinomose

Gostou do artigo e quer mais textos sobre outros seres vivos existentes na natureza? Sem problemas! Leia também no Mundo Ecologia: Que Remédio Não Pode Dar Para Cachorro? Veja a Relação

 

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *