Home / Natureza / Qual é A Diferença de Intemperismo e Erosão?

Qual é A Diferença de Intemperismo e Erosão?

Estudar um pouco mais sobre Ecologia com certeza é algo muito interessante que nos ajuda a entender ainda mais sobre o mundo em que vivemos, não é mesmo?

Porém, é claro que como meros mortais às vezes temos dúvidas sobre alguns termos que são utilizados pelos cientistas, já que termos técnicos nem sempre ficam claros para todo mundo.

Os termos “intemperismo” e “erosão” com certeza já foram vistos ou ouvidos por você em algum momento da sua vida, mas a verdade é que eles podem não estar tão claros assim, principalmente porque muitas pessoas acham que os dois são a mesma coisa ou até sabem que são diferentes, mas não entendem exatamente qual é essa diferença.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre o processo de intemperismo e erosão. Assim, continue lendo o texto até o final bem atento para que você consiga entender exatamente o que é o processo de intemperismo, o que é o processo de erosão e, principalmente, qual é a diferença que existe entre esses dois!

Intemperismo
Intemperismo

Intemperismo – o que é?

Entender os termos que estamos estudando é essencial para que seja possível aprender o assunto de maneira mais profunda, já que nem sempre tudo fica tão simples de se entender assim.

O processo de intemperismo ocorre em nosso planeta há literalmente milhões de anos, e é exatamente por isso que ele é tão importante de se aprender e extremamente interessante também!

Antes de mais nada, é importante que você saiba que o intemperismo também pode ser chamado de meteorização, já que esse nome pode aparecer muitas vezes para confundir as pessoas.

O intemperismo é um processo que ocorre nas rochas de maneira química, física e também biológica, levando à decomposição ou apenas quebra das mesmas.

Intemperismo O Que É
Intemperismo O Que É

Apesar de parecer algo ruim, esse processo é extremamente importante na natureza. Isso porque por meio dele são formados os sedimentos de rochas, que acabam resultando em rochas sedimentares e também em solos diversos.

Dessa maneira, o intemperismo vem ocorrendo há milhões de anos em nosso planeta e serve justamente para fazer com que as rochas tomem novas formas e acabem gerando novos componentes, já que na natureza nada se perde, tudo se transforma.

Assim, podemos dizer que alguns elementos que ajudam no processo de intemperismo são: chuvas ácidas, ventos e até mesmo a ação do ser humano!

Portanto, agora você já consegue entender de maneira mais precisa o que seria o intemperismo. Viu como é simples?

Erosão – o que é?

Agora que você já entendeu especificamente o que é o processo de intemperismo, vamos ver exatamente como funciona e o que é o processo de erosão, já que dessa maneira poderemos comparar os dois a seguir!

A erosão nada mais é do que o processo de desgaste que ocorre na rocha quando ela se decompõe e quebra; ou seja, os “buracos” e desníveis que ficam presentes na rocha quando ela passa pelo intemperismo são resultado da erosão.

Assim, a erosão é responsável por fazer o transporte do material rochoso de um local para o outro, de forma que a rocha vá se desintegrando.

É importante notar que as causas do intemperismo são as mesmas causas encontradas no processo de erosão, e é exatamente por isso que devemos estudar esses dois processos para que tudo faça mais sentido.

Portanto, agora que você já sabe exatamente o que significa o processo de intemperismo e o que significa o processo de erosão, já conseguiremos comparar de maneira mais profunda e simples qual é a diferença existente entre esses dois processos!

Diferença entre intemperismo e erosão

Você com certeza já entendeu como funciona cada um desses processos; mas afinal, qual é a diferença existente entre eles?

Como já dissemos anteriormente, o intemperismo é o que causa o desgaste das rochas com o passar do tempo por meio de diversos tipos de processos que podem ser físicos, biológicos e até mesmo químicos, como por exemplo com a chuva ácida.

Enquanto isso, a erosão é o deslocamento da rocha, é a corrosão que ocorre nela quando há algum motivo para que isso ocorra.

Dessa maneira, podemos perceber de maneira simples que na verdade a erosão é um processo que está inserido no intemperismo, ela nada mais é do que um resultado do processo de intemperismo.

Erosão rural no Brasil
Erosão rural no Brasil

Portanto, essa é a diferença existente entre um processo e outro. Enquanto o intemperismo é o processo que ocorre com as rochas, a erosão é o resultado desse processo; o que basicamente significa que sem intemperismo a erosão não existirá.

Logo, na verdade podemos perceber que esses dois processos se complementam e, juntos, transformam as rochas ao redor dos séculos, já que ambos demoram bastante para conseguir modificar as rochas completamente.

Tipos de rochas

Agora você já aprendeu dois processos muito importantes que acontecem com as rochas e também já entendeu a diferença existente entre esses dois processos, e por isso é importante também que você conheça um pouco mais sobre os tipos de rochas que temos na natureza.

  • Rochas magmáticas: esse tipo de rocha é formado através da lava que sai do interior dos vulcões, que ao atingir o solo é conhecida como magma. Dessa maneira, podemos afirmar que as rochas magmáticas são formações recentes da natureza, e elas podem ser também classificadas como ígneas;
Rochas magmáticas
Rochas magmáticas
  • Rochas metamórficas: são rochas formadas de outras rochas, conhecidas como rocha-mãe. Para que uma rocha seja classificada como metamórfica, é importante que no seu processo de formação não ocorra um processo de decomposição;
Rochas metamórficas
Rochas metamórficas
  • Rochas sedimentares: são as rochas que já citamos anteriormente nesse artigo. Elas são formadas pelos sedimentos resultados dos processos de erosão de outras rochas, e por isso levam bem mais tempo para se formar.
Rochas sedimentares
Rochas sedimentares

Portanto, esses são os tipos de rocha que temos na natureza e você provavelmente ainda não conhecia! Viu como esse assunto é ainda mais interessante quando paramos para estudar profundamente?

Mas você sente que pode aprender ainda mais sobre rochas e não sabe onde? Nenhum problema! Confira aqui: Que Tipo de Rocha é o Mármore? Onde Ele É Encontrado?

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *