Home / Natureza / A Alimentação do Gavião Carcará

A Alimentação do Gavião Carcará

O gavião faz parte das aves de rapina e é de imensa presença no território sul-americano, principalmente no Brasil. Ainda é possível encontrar essas aves mais para o Norte das Américas, nas fronteiras entre México e Estados Unidos.

No Texas e no Novo México a ave é bem comum. Ela é uma ave que habita vários locais pelo fato de não possuir restrição em relação a sua alimentação, comendo tudo o que for possível, sendo, dessa forma, uma ave de extrema adaptação.

É bastante comum encontrar essa variedade de gavião por vários lugares em território nacional também, indo das matas até as beiras de praias. Essa espécie é conhecida por ser um tipo de ave que corre atrás de suas vítimas, tendo uma enorme velocidade tanto em solo quanto em voo.

Seu tamanho pode chegar até 125 cm de envergadura (de uma asa a outra) e sua aparência apresenta a coloração cinza-escuro, indo de encontro ao branco no pescoço e peito. Sua cabeça é escura e seu bico é amarelado, como a maioria das aves; a ponta de seu bico muda de cor, ficando cinza. Suas patas são da mesma cor do bico, amareladas.

Além do nome de Gavião Carcará, a ave possui outros nomes coloquiais como Carancho, Caracará, Caracaraí e Gavião de Queimada.

Gavião Carcará
Gavião Carcará

Muitas vezes o comportamento do Gavião Carcará se assemelha a de uma galinha, onde várias aves se reúnem em bandos e pastam em busca de alimento, podendo se alimentar de minhocas ou de ovos enterrados. É muito comum ver um número grande aves forrageando em um pasto, por exemplo.

O Que o Gavião Carcará Come?

É uma ave que não possui restrições alimentícias, ou seja, não é considerado carnívoro e nem herbívoro. No entanto, existe uma classificação específica para esse tipo de animal, sendo estes os onívoros.

Literalmente, as aves carcarás comem o que tem no ar, na terra e na água. Estes comem outros pequenos pássaros que podem ser caçados em pleno ar e eles também atacam ninhos de outras aves, comendo os ovos e muitas vezes os filhotes.

Gavião Carcará Comendo Outro Pássaro
Gavião Carcará Comendo Outro Pássaro

É muito comum ver o gavião Carcará pastando em locais amplos, ciscando grãos na terra ou comendo lavas e minhocas removidas do chão. Também é comum ver essas aves removendo pedaços podres de madeira das árvores no intuito de comer as lavas encontradas no local.

No mar, o Gavião Carcará se alimenta especialmente de peixes, fisgados de dentro da água, já que a visão dos gaviões é excelente. Já foi visto que esse tipo de ave pode cavar ninhos de tartarugas para comer os ovos depositados, assim como remexer rochas e buracos em busca de caranguejos e outros crustáceos.

Não obstante todas essas opções no cardápio, um dos pratos favoritos do gavião são os restos de animais mortos espalhados pelas matas. Assim como os urubus, o gavião Carcará se deleita em uma boa carniça. O gavião geralmente é visto acompanhando os urubus, já que eles mesmos não tem força o suficiente para abrir as entranhas dos animais mortos, sendo essa uma tarefa exclusiva do urubu.

Animais como roedores e cobras são presas fáceis para essa espécie de gavião, que são vistos sempre correndo atrás delas pelo solo.

Apesar de Ser Uma Ave de Rapina, o Gavião Carcará Não se Comporta Como Uma

Apesar da aparência, além de ser menor fisicamente, o Gavião Carcará não possui os mesmos instintos da maioria das aves rapineiras, já que as outras aves possuem uma alimentação balanceada e possuem padrões de caça, não arriscando ir para lugares distantes ou consumir restos de outros animais espalhados pela mata.

O que mais diferencia o gavião carcará dos demais, é o fato dessa ave ter um comportamento oportunista, não pensando duas vezes na hora de roubar a comida de outras aves, por exemplo. Além da possibilidade de ter os ovos roubados por essas aves, as outras aves correm o risco de terem a comida roubada pelo carcará também. Mas a tenacidade da ave não para por aí, pois estas aves assediam outras aves alimentadas no intuito de fazê-las regurgitar para então comerem o que elas soltarem.

É comum ver um gavião carcará atacar um predador enquanto esse se alimenta para roubar sua refeição.

Dificilmente são encontradas sozinhas, o que as difere bastante dos outros gaviões, que somente saem com seus parceiros ou sozinhos. Isso ocorre pelo fato de que é mais fácil para estas aves roubarem ou conquistarem carniças de urubus e outras criaturas em grupo. Esses grupos podem reunir até 60 aves rondando restos pútridos para se alimentarem.

Essas aves podem, ainda, conviver em ambientes onde haja comunidades de pessoas, e é normal ver, principalmente em regiões mais tropicais, essas aves nas praias, sobrevoando áreas e invadindo ruas para catar o resto de comida que cai dos carros e das lixeiras.

O Gavião Carcará é Uma Ave Ríspida e Briga Por Comida

É uma ave que possui um comportamento rígido, confrontando animais que estão a metros de distância de sua comida.

É normal observar os gaviões carcarás brigando entre si por uma refeição. Essas costumam gritar bem alto e voar em direção as outras com suas imensas unhas. Dificilmente uma águia dessas consegue ter uma refeição normal, pois apenas pequenos pedaços serão comidos antes que outra ave ataque no intuito de ficar com a presa.

Conheça Algumas Variedades da Espécie do Gavião Carcará

1. Carcará Negro

Carcará Negro
Carcará Negro

2. Carcará Gralhão

Carcará Gralhão
Carcará Gralhão

3. Carcará Carunculado

Carcará Carunculado
Carcará Carunculado

4. Carcará da Montanha

Carcará da Montanha
Carcará da Montanha

5. Carcará Austral

Carcará Austral
Carcará Austral

6. Carcará do Norte

Carcará do Norte
Carcará do Norte

7. Carcará do Sul (o Gavião Carcará)

Carcará do Sul
Carcará do Sul

8. Carcará de Guadalupe

Carcará de Guadalupe
Carcará de Guadalupe

9. Carcará Carrapateiro

Carcará Carrapateiro
Carcará Carrapateiro

10. Carcará Ximango

Carcará Ximango
Carcará Ximango

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

2 comentários

  1. Tiago Garcia Borges

    Boa noite. Moro em um condomínio onde há muitos carcarás. Tenho 3 gatos, sendo 2 filhotes, q frequentam o quintal. O carcará pode atacar gatos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *