Home / Natureza / Como se Formam as Pedras Ametistas? Onde se Encontram?

Como se Formam as Pedras Ametistas? Onde se Encontram?

A ametista é a pedra roxa mais popular do mundo . É a variedade de quartzo de cor púrpura e tem sido usada em adornos pessoais há mais de 2000 anos. É a pedra do nascimento para o mês de fevereiro. A ametista é usada para produzir pedras facetadas, cabochões , miçangas, pedras caídas e muitos outros itens para joalheria e uso ornamental.

A ametista é uma joia durável o suficiente para uso em anéis, brincos, pingentes, pulseiras e outros tipos de jóias. Depósitos enormes de ametista na América do Sul e na África fornecem material suficiente para manter o preço da ametista baixo o suficiente para que a maioria das pessoas possa pagar com facilidade.

Pedra Ametista
Pedra Ametista

Cores de Ametista

A ametista é uma joia extremamente popular por causa de sua atraente cor púrpura. Como a palavra ” turquesa ” , a palavra “ametista” agora é o nome de uma cor e também o nome de um material de gema.

Enquanto a palavra “ametista” faz a maioria das pessoas pensar em uma joia roxa escura, a ametista ocorre na verdade em muitas cores roxas. A cor púrpura pode ser tão clara que mal é perceptível ou tão escura que é quase opaca. Pode ser roxo avermelhado ou roxo violeta. A ametista existe nesta ampla gama de cores.

Hoje, grande parte da ametista leve é ​​usada para cortar pequenas pedras calibradas para uso em joias do mercado de massa. A maior parte da ametista de cor roxa avermelhada premium está sendo usada em joias sofisticadas ou de grife.

Pessoas criativas criaram uma variedade de adjetivos para descrever tons de ametista. Estes incluem: orquídea e lavanda para cores mais claras; uva, índigo ou royal para cores mais escuras; e framboesa ou ameixa para cores avermelhadas. Embora esses nomes possam ser úteis na transmissão de uma cor generalizada, eles não são de forma alguma precisos ou claramente entendidos por todos.

Cores de Ametista
Cores de Ametista

Com uma combinação de cores atraentes, boa durabilidade e preço acessível, não é de admirar que a ametista seja uma joia favorita de artesãos, joalheiros e consumidores.

Como se Formam as Pedras Ametistas? Onde se Encontram?

Os locais de ametista mais famosos e comercialmente importantes estão em rochas vulcânicas, onde se formam em antigas cavidades de gás alongadas e cheias de variedades de quartzo. A maior cavidade é delineada com cristais de ametista. A rocha hospedeira é um dacito. Inicialmente, apenas a ágata e o jaspe foram explorados e a ametista foi deixada na rocha, porque os mineiros não tinham meios técnicos para cortar jóias de ametista.

A ametista também é encontrada em rochas ígneas e em certas rochas metamórficas, pois contêm elementos vestigiais radioativos suficientes para uma irradiação suficiente dos cristais. A ametista de rochas sedimentares é muito rara e os cristais geralmente têm uma cor muito pálida. À medida que o onipresente ferro é incorporado à estrutura cristalina, às vezes é encontrada ametista nos depósitos de minério.

A ametista provavelmente não pode se formar em soluções aquosas que contêm uma grande quantidade de agentes redutores. Em muitos depósitos de minério, os minerais na parte que ficou sob a influência de águas meteóricas foram alterados e oxidados e, devido à sua aparência geral enferrujada, essa parte é chamada de gossano de ferro. Pode-se especular que cetros de ametista que parecem se formar em um estágio posterior e temperaturas mais do que o cristal subjacente também se formou sob a influência de águas meteóricas oxidantes.

Ametista do Arizona – Uma bela ametista roxo-avermelhada da mina de quatro picos, Maricopa County, Arizona. Four Peaks é a mina de ametista mais importante dos Estados Unidos e é famosa por produzir ametista com uma cor púrpura avermelhada.

Ametrina Facetada – A ametrina é tradicionalmente facetada no corte esmeralda, com aproximadamente 1/2 da pedra composta de citrino, 1/2 composta de ametista e a linha divisória entre as zonas de cores perpendiculares à mesa.

Prasiolita e Ametista –  O prasiolito é um material verde amarelado que é produzido quando a ametista natural é aquecida ou irradiada. A maioria dos consumidores não está familiarizada com o prasiolito e, por esse motivo, nem sempre é visto nas joias comerciais.

Ametista Púrpura – Quantidades variadas de ferro são incorporadas na superfície do cristal. Mais tarde, a radiação emitida por minerais na rocha circundante modifica o ferro para produzir a cor púrpura. Isso pode fazer com que o cristal tenha zonas com diferentes intensidades de cor. Cada uma dessas zonas registra um intervalo de tempo no crescimento do cristal semelhante aos anéis de crescimento de uma árvore.

Ametista Púrpura
Ametista Púrpura

Calcedônia Roxa – A calcedônia ocorre em uma ampla variedade de cores roxas. Estes são frequentemente chamados indevidamente de “calcedônia ametista”. É um nome impróprio usar um nome de variedade estabelecido como adjetivo. Os melhores nomes para esse material incluem “calcedônia roxa”, “calcedônia lilás” ou outro nome que usa um nome que não seja de variedade como adjetivo.

A Ametista e o Esoterismo

A ametista é um membro da família de quartzo e considerada uma curandeira. Colorida de roxo por átomos de ferro na estrutura cristalina, a Ametista geralmente se forma como um revestimento de cristal de cavidades dentro da rocha de basalto. Todos esses cristais apontam para dentro em direção ao centro da cavidade e são conhecidos como ‘Geodes’.

A ametista é um dos tipos de cristal mais populares e é um mineral importante para qualquer curandeiro ou colecionador. Seja na sua forma natural, seja polida e esculpida em formas, a Ametista faz excelentes ornamentos para a casa ou o escritório. Ajuda a tornar o espaço limpo e calmo, captando e limpando quaisquer pensamentos negativos emitidos. Aqueles na viscosidade se sentirão menos estressados ​​e devem poder trabalhar por períodos mais longos.

A ametista é uma pedra extremamente reconfortante e é boa para o desenvolvimento psíquico e espiritual, para o luto e para deixar ir pensamentos ou padrões de comportamento doentios. É poderosamente curador e purificador, e pode ser usado para bloquear o estresse geopático e as energias negativas no ambiente, especialmente quando um cluster é usado.

Ametista e o Esoterismo
Ametista e o Esoterismo

É útil no auxílio ao sono e no alívio de dores de cabeça, fortalece o sistema endócrino e imunológico, atua como um analgésico e é um bom cristal de cura geral. Ajudando a impulsionar o sistema imunológico, estimulando o fluxo sanguíneo e a circulação, a Ametista é excelente para o tratamento de infecções bacterianas e também pode ser usada para ajudar aqueles que sofrem de problemas de pele e acne.

Pessoas que sofrem de vícios e alergias podem obter alívio da ametista. A ametista é extremamente relaxante e ajuda a acalmar a mente, aliviando o estresse, e pode ser usado por qualquer pessoa que se sinta deprimida ou geralmente baixa. Existem várias variedades diferentes de ametista, cada uma com seus próprios atributos e associações esotéricos.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *