Home / Natureza / Qual é a Diferença Entre o Intemperismo Químico e Físico?

Qual é a Diferença Entre o Intemperismo Químico e Físico?

O intemperismo é uma forma de erosão de, por exemplo, rochas e minerais sob a influência de forças externas. O intemperismo é dividido em intemperismo químico e físico.

Por um longo tempo, o sólido solo rochoso se desfaz e se divide em unidades menores. Além disso, o intemperismo e o trabalho nas rochas se decompõem em unidades menores. No solo, existem processos químicos de intemperismo que liberam e liberam minerais ( nutrientes das plantas ) no solo. Existem dois tipos de intemperismo: intemperismo mecânico e químico. Erosão é o desgaste das superfícies terrestres que ocorre naturalmente. A erosão abrange todos os processos geológicos em que o material na superfície do solo é afrouxado, dissolvido e movido de um local para outro com água corrente, correntes oceânicas, ventos e geleiras. A erosão vem da erosão latina, roendo.

Intemperismo
Intemperismo

O intemperismo é um sinal de que a rocha se quebra e se desintegra sob a influência de diferenças de temperatura. Chamamos de intemperismo mecânico quando forças físicas atuam sobre a rocha, por exemplo, intemperismo, jateamento, alívio de pressão e jateamento de raízes. O intemperismo químico é chamado quando a água com gases dissolvidos dissolve os minerais no leito rochoso.

Químico

Aqui, ocorrem reações químicas entre águas subterrâneas e minerais nas rochas, para que a mineralogia possa mudar. Em essência, dizemos que existem três tipos de intemperismo químico:

  • dissolução (a água atua sobre o material da rocha e o mineral (íon) é liberado da mesma maneira que dissolvemos o sal de mesa na água).
  • oxidação (uma substância reage com o ar e perde um elétron da mesma maneira que quando o ferro está enferrujando).
  • hidratação (uma substância reage com a água e geralmente ocorre a formação de novos minerais – especialmente minerais de argila).

Resolução

Hospedeiro mineral dissolvido em água – principalmente sal e carbonato . A dissolução será mais eficaz na chuva ácida (água que contém mais){\ displaystyle H ^ {+}}{\ displaystyle H ^ {+}}- íon ) quando forma ácido carbônico ({\ displaystyle H ^ {+} + HCO_ {3} ^ {-}}{\ displaystyle H ^ {+} + HCO_ {3} ^ {-}}). É isso que dissolve o calcário . Esse tipo de intemperismo pode, entre outros, levar à expansão de falhas e à formação de cavernas

Hidrólise

Reação química entre água e mineral. Será mais eficaz em uma solução de água ácida. Essa forma de intemperismo nos deu material de suspensão como argila .

Oxidação

A reação química em que o elemento perde elétrons ocorre tipicamente nas rochas por{\ displaystyle Fe ^ {2+}}{\ displaystyle Fe ^ {2+}} vai para {\ displaystyle Fe ^ {3+}}{\ displaystyle Fe ^ {3+}}em contato com oxigênio e água . Isso aparece como uma cor marrom avermelhado nas rochas, também conhecida como ferrugem .

Hidratação

A água é absorvida pelas rochas e um único mineral que os hospedeiros da biotita se expandem como reação a isso. A expansão leva ao estresse físico nas rochas.

Físico

  • intemperismo mecânico, a rocha e o material da rocha se partem e se partem em partes menores sem alterar a mineralogia.
  • clima de geada (ocorre quando a água flui para rachaduras nas montanhas, congela e se expande)
  • expansão térmica (de preferência em áreas com grandes variações de temperatura – a pedra se expande à medida que esquenta e se contrai quando resfriada)
  • esfoliação (descamação) ocorre em áreas onde grandes partes da rocha sobreposta são intemperizadas, para que haja tensão na rocha devido ao alívio)
  • raízes das plantas ( jateamento radicular , crescimento plantar em afloramentos rochosos , também libera alguns ácidos húmicos que contribuem para o processo de intemperismo químico, desgaste mecânico ocorre quando várias forças físicas agem sobre a rocha e a quebram.
    Intemperismo Físico
    Intemperismo Físico

Jateamento de sol

Ocorre quando a temperatura do solo varia de frio para 40 a 50 graus Celsius por um dia. Isso faz com que os grãos minerais nas rochas se expandam primeiro e depois se contraiam, e isso faz com que a camada mais externa das rochas se quebre lentamente.

Alívio de Pressão

Rachaduras nas rochas por alívio de pressão podem nos causar esfoliação entre os outros . Algumas rochas podem ter se solidificado vários quilômetros abaixo da superfície da Terra. Por milhões de anos, as rochas acima da verruga desapareceram e, quando as rochas profundas sob a crosta vêm à superfície, a pressão nas rochas se torna leve. Agora eles têm espaço para expandir e rachar. Esse tipo de intemperismo é chamado de alívio de pressão.

Tempo Anticongelante

O clima de geada ocorre quando a água flui para a rocha e congela. Então o volume aumenta, resultando em tanta pressão que a rocha pode rachar. A energia explosiva ocorre devido à expansão da água em 9% quando congela. O clima de geada só se torna efetivo quando a temperatura cai para 5-6 graus negativos. O clima de geada é a forma mais importante de clima em climas frios.

Jateamento de Sal

O sal dissolvido nas águas subterrâneas pode cristalizar e abrir poros nas rochas. Com o calor, o sal é expandido e as rochas sofrem estresse por dentro. As raízes podem ter grande força, uma raiz pode ser pressionada em fendas nas rochas e levar a uma maior expansão da fenda. Quando a água entra em fissuras / rachaduras, isso pode exercer pressão suficiente para expandi-las.

Expansão Térmica

O calor intenso faz com que a camada externa das rochas se expanda; após o resfriamento, essa camada irá estourar. Resistência típica por incêndio florestal. As primeiras minas usavam fogueiras como método para fazer a rocha rachar. Essa tem sido a única maneira de obter furos nas rochas e minerais / minérios na peça certa. O Enno procedimento em uso, por exemplo, na mina de esmeralda em Mjøsa .

Expansão Térmica das Rochas
Expansão Térmica das Rochas

Atividade Orgânica

A vida selvagem pode afetar o tempo, os animais escavadores podem expandir rachaduras e mover massas.

  • Outros termos importantes:

Meandro em execução é um rio que caracteriza grandes oscilações ou curvas no rio. Delta é formas de relevo formadas pelas massas de rios. Deltas típicos podem ser encontrados onde os rios entram na água. O leque do rio é formado onde um rio flui para um rio maior, ou oceano. As rochas sólidas na superfície da Terra estão lenta mas seguramente degradadas. Vento e água, calor e frio, animais e plantas quebram sua superfície. Os minerais nas rochas são dissolvidos e transformados em novos no local. Ao longo de milhares de anos, rochas sólidas desmoronaram em novas rochas ou solos soltos.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *