Home / Natureza / Qual é a Diferença Entre o Intemperismo Químico e Físico?

Qual é a Diferença Entre o Intemperismo Químico e Físico?

O intemperismo é uma forma de erosão de, por exemplo, rochas e minerais sob a influência de forças externas. O intemperismo é dividido em intemperismo químico e físico.

Por um longo tempo, o sólido solo rochoso se desfaz e se divide em unidades menores. Além disso, o intemperismo e o trabalho nas rochas se decompõem em unidades menores. No solo, existem processos químicos de intemperismo que liberam e liberam minerais ( nutrientes das plantas ) no solo. Existem dois tipos de intemperismo: intemperismo mecânico e químico. Erosão é o desgaste das superfícies terrestres que ocorre naturalmente. A erosão abrange todos os processos geológicos em que o material na superfície do solo é afrouxado, dissolvido e movido de um local para outro com água corrente, correntes oceânicas, ventos e geleiras. A erosão vem da erosão latina, roendo.

Intemperismo
Intemperismo

O intemperismo é um sinal de que a rocha se quebra e se desintegra sob a influência de diferenças de temperatura. Chamamos de intemperismo mecânico quando forças físicas atuam sobre a rocha, por exemplo, intemperismo, jateamento, alívio de pressão e jateamento de raízes. O intemperismo químico é chamado quando a água com gases dissolvidos dissolve os minerais no leito rochoso.

Químico

Aqui, ocorrem reações químicas entre águas subterrâneas e minerais nas rochas, para que a mineralogia possa mudar. Em essência, dizemos que existem três tipos de intemperismo químico:

  • dissolução (a água atua sobre o material da rocha e o mineral (íon) é liberado da mesma maneira que dissolvemos o sal de mesa na água).
  • oxidação (uma substância reage com o ar e perde um elétron da mesma maneira que quando o ferro está enferrujando).
  • hidratação (uma substância reage com a água e geralmente ocorre a formação de novos minerais – especialmente minerais de argila).

Resolução

Hospedeiro mineral dissolvido em água – principalmente sal e carbonato . A dissolução será mais eficaz na chuva ácida (água que contém mais){\ displaystyle H ^ {+}}{\ displaystyle H ^ {+}}- íon ) quando forma ácido carbônico ({\ displaystyle H ^ {+} + HCO_ {3} ^ {-}}{\ displaystyle H ^ {+} + HCO_ {3} ^ {-}}). É isso que dissolve o calcário . Esse tipo de intemperismo pode, entre outros, levar à expansão de falhas e à formação de cavernas

Hidrólise

Reação química entre água e mineral. Será mais eficaz em uma solução de água ácida. Essa forma de intemperismo nos deu material de suspensão como argila .

Oxidação

A reação química em que o elemento perde elétrons ocorre tipicamente nas rochas por{\ displaystyle Fe ^ {2+}}{\ displaystyle Fe ^ {2+}} vai para {\ displaystyle Fe ^ {3+}}{\ displaystyle Fe ^ {3+}}em contato com oxigênio e água . Isso aparece como uma cor marrom avermelhado nas rochas, também conhecida como ferrugem .

Hidratação

A água é absorvida pelas rochas e um único mineral que os hospedeiros da biotita se expandem como reação a isso. A expansão leva ao estresse físico nas rochas.

Físico

  • intemperismo mecânico, a rocha e o material da rocha se partem e se partem em partes menores sem alterar a mineralogia.
  • clima de geada (ocorre quando a água flui para rachaduras nas montanhas, congela e se expande)
  • expansão térmica (de preferência em áreas com grandes variações de temperatura – a pedra se expande à medida que esquenta e se contrai quando resfriada)
  • esfoliação (descamação) ocorre em áreas onde grandes partes da rocha sobreposta são intemperizadas, para que haja tensão na rocha devido ao alívio)
  • raízes das plantas ( jateamento radicular , crescimento plantar em afloramentos rochosos , também libera alguns ácidos húmicos que contribuem para o processo de intemperismo químico, desgaste mecânico ocorre quando várias forças físicas agem sobre a rocha e a quebram.
    Intemperismo Físico
    Intemperismo Físico

Jateamento de sol

Ocorre quando a temperatura do solo varia de frio para 40 a 50 graus Celsius por um dia. Isso faz com que os grãos minerais nas rochas se expandam primeiro e depois se contraiam, e isso faz com que a camada mais externa das rochas se quebre lentamente.

Alívio de Pressão

Rachaduras nas rochas por alívio de pressão podem nos causar esfoliação entre os outros . Algumas rochas podem ter se solidificado vários quilômetros abaixo da superfície da Terra. Por milhões de anos, as rochas acima da verruga desapareceram e, quando as rochas profundas sob a crosta vêm à superfície, a pressão nas rochas se torna leve. Agora eles têm espaço para expandir e rachar. Esse tipo de intemperismo é chamado de alívio de pressão.

Tempo Anticongelante

O clima de geada ocorre quando a água flui para a rocha e congela. Então o volume aumenta, resultando em tanta pressão que a rocha pode rachar. A energia explosiva ocorre devido à expansão da água em 9% quando congela. O clima de geada só se torna efetivo quando a temperatura cai para 5-6 graus negativos. O clima de geada é a forma mais importante de clima em climas frios.

Jateamento de Sal

O sal dissolvido nas águas subterrâneas pode cristalizar e abrir poros nas rochas. Com o calor, o sal é expandido e as rochas sofrem estresse por dentro. As raízes podem ter grande força, uma raiz pode ser pressionada em fendas nas rochas e levar a uma maior expansão da fenda. Quando a água entra em fissuras / rachaduras, isso pode exercer pressão suficiente para expandi-las.

Expansão Térmica

O calor intenso faz com que a camada externa das rochas se expanda; após o resfriamento, essa camada irá estourar. Resistência típica por incêndio florestal. As primeiras minas usavam fogueiras como método para fazer a rocha rachar. Essa tem sido a única maneira de obter furos nas rochas e minerais / minérios na peça certa. O Enno procedimento em uso, por exemplo, na mina de esmeralda em Mjøsa .

Expansão Térmica das Rochas
Expansão Térmica das Rochas

Atividade Orgânica

A vida selvagem pode afetar o tempo, os animais escavadores podem expandir rachaduras e mover massas.

  • Outros termos importantes:

Meandro em execução é um rio que caracteriza grandes oscilações ou curvas no rio. Delta é formas de relevo formadas pelas massas de rios. Deltas típicos podem ser encontrados onde os rios entram na água. O leque do rio é formado onde um rio flui para um rio maior, ou oceano. As rochas sólidas na superfície da Terra estão lenta mas seguramente degradadas. Vento e água, calor e frio, animais e plantas quebram sua superfície. Os minerais nas rochas são dissolvidos e transformados em novos no local. Ao longo de milhares de anos, rochas sólidas desmoronaram em novas rochas ou solos soltos.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *