Home / Natureza / Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias?

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias?

As bactérias são micro-organismos procariontes extremamente abundantes no planeta. Atualmente, podem ser encontradas em quase todos os hábitats, uma vez que estão presentes no solo, na água e até mesmo em ambientes mais peculiares- tais como as fontes termais ácidas, a biosfera da crosta terrestre e em resíduos radioativos.

Acredita-se que estes organismos estejam entre as primeiras formas de vida na Terra. Podem ser encontrados em uma grande variedade de formatos, que inclui cocos (esferas), espirais e bastões (streptos). Estes formatos ainda possuem derivações que incluem estafilococos, streptococos, diplococos e outros.

Existem bactérias benéficas ao organismo humano, como é o caso dos probióticos (as quais contribuem para o metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico e absorção de nutrientes); assim como das bactérias envolvidas na síntese da vitamina B12. Todavia, muitas bactérias podem causar doenças graves, fatais ou potencialmente incapacitantes.

Doenças e Transmissão
Doenças e Transmissão

Algumas das doenças causadas por bactérias incluem a leptospirose, meningite, cólera, gonorreia, pneumonia, sífilis, tétano, hanseníase, tuberculose e outras. Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre algumas delas.

Então venha conosco e boa leitura.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Botulismo

O botulismo é uma infecção rara, mas que, no entanto, possui elevada taxa de mortalidade. É causado pela neurotoxina (isto é, toxina que ataca os neurônios) liberado pela bactéria Clostridium botulinum.

Em relação à forma de transmissão, existe o botulismo alimentar, o botulismo intestinal (ou botulismo infantil) e o botulismo causado por ferimentos. O botulismo alimentar é a modalidade de transmissão mais famosa e, está muito ligado a alimentos em conserva (geralmente, quando possuem algum amassado e dano na embalagem; data de validade vencida).

Clostridium Botulinum
Clostridium Botulinum

No caso do botulismo alimentar, os sintomas são basicamente gastrintestinais (vômito, diarreia, náuseas e dores abdominais) e neurológicos. Estes últimos podem começar com comprometimento visual (visão dupla ou borrada), paralisia das pálpebras e evoluir para a cabeça (comprometendo a fala e a mastigação), tórax, membros e abdômen. Ao atingir o tórax, o paciente provavelmente desenvolverá insuficiência respiratória aguda (demandando respiração mecânica). Ao atingir o tórax, provavelmente haverá tetraplegia.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Salmonelose

A salmonelose é uma doença transmitida através da ingestão de alimentos, crus, mal cozidos ou contaminados por fezes que estejam contaminadas por bactérias salmonelas (bactérias gram-negativas que correspondem a inúmeras espécies da família taxonômica Enterobacteriaceae).

Certos alimentos oferecem maior risco em relação à doença, como é o caso da carne de aves (especialmente do frango), assim como ovos, leite pasteurizado (bem como seus derivados) e até mesmo a água.

Os principais sintomas da salmonela incluem  cólicas abdominais, diarreia (com ou sem sangramento), febre, vômitos, náuseas e falta de apetite.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Meningite

Meningite é uma doença caracterizada por inflamação das meninges, ou seja, membranas que recobrem o sistema nervoso central. Pode ser causada por bactérias, vírus e fungos; porém, o agente etiológico mais comum é a bactéria Neisseria megintidis– também responsável pela manifestação mais grave da doença.

A transmissão ocorre através da saliva, logo demanda um contato prolongado com o enfermo ou o compartilhamento de talheres.

Os sintomas clássicos da forma bacteriana envolvem rigidez na nuca, febre alta, dor de cabeça intensa e prostração. Em alguns casos, podem surgir lesões avermelhadas na pele que assemelham-se às lesões de dengue, rubéola e sarampo. Nas formas mais graves e avançadas, pode ocorrer coma, convulsões e paralisia dos movimentos.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Leptospirose

Essa doença é causada pelas bactérias do gênero Leptospira, as quais podem ser transmitidas através da urina dos ratos (e mais raramente de cães e suínos). Essa transmissão é especialmente perigosa durante alagamentos, os quais favorecem a contaminação. Tal transmissão é facilitada caso haja algum ferimento na pele, que favoreça a entrada da bactéria na corrente sanguínea.

Os sintomas incluem dores musculares, icterícia (coloração amarelada da pele e olhos), assim como diarreia e vômitos.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Tétano

O tétano é um infecção causada pela toxina da bactéria Clostridium tetani. Esta bactéria entra no organismo através de ferimentos ou lesões com materiais contaminados (geralmente perfurantes envelhecidos e enferrujados).  A contaminação também pode ocorrer a partir do contato de um ferimento já existente com o solo ou esterco, por exemplo.

É uma doença potencialmente fatal, mas que pode ser prevenida através da vacinação (nas crianças, está inclusa no esquema DTP; e, nos adultos, dT).

Os sintomas envolvem rigidez na musculatura do corpo, com ênfase no pescoço; além de espasmos nos músculos da face (provocando risos sardônicos), dificuldade para abrir a boca (quadro conhecido como trismo) e dificuldade para engolir. Caso essa contratura muscular atinja os músculos respiratórios, as consequências podem ser fatais.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Hanseníase

A hanseníase é classificada como uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycabacterium leprae, que atinge pele e nervos. O principal sintoma é o aparecimento de manchas claras  ou vermelhas (nos estágios iniciais) com diminuição ou perda de sensibilidade tátil e dolorosa em seu interior. Essas manchas podem evoluir em formato e características (tais como presença de bordas, semelhança a placas) à medida que a doença avança.

Mycabacterium Leprae
Mycabacterium Leprae

De acordo com a quantidade de manchas/lesões é possível classificar a doença como paucibacilar (ou seja, como ‘pequena’ carga bacteriana) ou multibacilar (com grande carga bacteriana). Os estágios de hanseníase indeterminada e tuberculóide são classificados como paucibacilar; ao passo que, as formas boderline (ou dimorfa) e virchowiana são consideradas multibaucilar.

Quais Doenças Podem Ser Causadas por Bactérias? Tuberculose

A tuberculose é uma doença que pode ser adquirida através de gotículas de tosse ou saliva de alguém contaminado; ao inalar essas gotículas (frequentemente através do convívio em ambientes fechados) a bactéria Mycobacterium tuberculosis encontra seu caminho de passagem até o pulmão.

A tosse crônica é o sintoma mais famoso, podendo ser seca, produtiva (ou seja, com ‘catarro’) ou com sangue. Emagrecimento repentino, dores no peito e febres ao final do dia também podem acompanhar o quadro.

*

Esse artigo foi útil para você ?

Sinta-se à vontade para deixar sua opinião em nossa caixa de comentários abaixo.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Biologia Net. Doenças Bacterianas. Disponível em: < https://www.biologianet.com/doencas/doencas-bacterianas.htm>;

DRAUZIO. Salmonelose (gastrenterite por salmonelas). Disponível em: < https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/salmonelose-gastrenterite-por-salmonelas/>;

FIOCRUZ. Tétano: sintomas, transmissão e prevenção. Disponível em: < https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/tetano-sintomas-transmissao-e-prevencao>;

Fundação PROAR. Tuberculose. Disponível em: < https://www.fundacaoproar.org.br/doenca?post=tuberculose&gclid=Cj0KCQjw3duCBhCAARIsAJeFyPXyRsjulNYu_5qrVc-jUIgTrC8wt0eUX6LeKK_QN9DUr 5rk_ofr3vcaAhE7EALw_wcB>;

PINHEIRO, P. MD Saúde. Botulismo- Transmissão, Sintomas e Tratamento. Disponível em: < https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/botulismo/>;

Veja também

A Decisão Ideal no Poker

Tomar Melhores Decisões com Quatro Dicas Inspiradas Pelo Poker

Para viver uma vida saudável, é muito importante cuidarmos de nós próprios. Nossas dicas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *