Home / Animais / O que é Folivora?

O que é Folivora?

Você sabe o que é folivora ?

Alguns curiosos desavisados poderiam pensar tratar-se de algum termo utilizado na botânica, todavia, este é o nome de uma subordem taxonômica de mamíferos placentários. Nesta subordem, estaria presente o famoso bicho-preguiça, inconfundível no seu metabolismo lento, longas garras e pelos.

O bicho-preguiça pode  estar categorizado no gênero Choloepus ou no gênero Bradypus, sendo o primeiro correspondente à preguiça-de-dois-dedos; e o segundo correspondente à preguiça-de-três-dedos. O gênero Bradypus possui distribuição desde a América Central até o norte da Argentina, com ampla distribuição dentro do Brasil. Todavia, vem sofrendo impacto populacional em decorrência das práticas de desmatamento e destruição de hábitat.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esses mamíferos.

Então venha conosco e boa leitura.

Classe Mammalia

Os mamíferos são animais endotérmicos, ou seja, com temperatura corporal constante; que contam com pele formada por duas camadas principais (sendo elas a epiderme e a derme). Na pele, estão localizadas glândulas que auxiliam no controle da temperatura (no caso, as glândulas sudoríparas e sebáceas), assim como as glândulas mamárias.

Incluindo os seres humanos, existem aproximadamente 5.416 espécies de mamíferos, os quais podem ser classificados como terrestres ou aquáticos.

Grande parte dos mamíferos possui pelos A exceção fica somente com os golfinhos e algumas espécies de baleias.

Os mamíferos pertencem a um grupamento maior: o filo Chordata, no qual os animais são caracterizados pela presença de simetria bilateral, sistema digestivo completo, tubo nervoso dorsal e outras características peculiares.

Infraclasse Placentalia

Esta é sub-calssificação imediata aos mamíferos. Neste grupamento, estão presentes quase todos os mamíferos, com exceção dos monotremados (como é o caso do ornitorrinco), visto que possuem ovos; assim como com exceção dos marsupiais, uma vez que realizam o desenvolvimento do embrião dentro do marsúpio.

Infraclasse Placentalia
Infraclasse Placentalia

A característica mais definidora deste grupamento é o desenvolvimento das crias no interior do útero, bem como a nutrição do feto por meio da placenta.

Ordem Pilosa

Esta ordem possui ainda uma superordem (de nome Xenartha), cujo nome faz alusão a uma articulação acessória nas vértebras dorso-lombares, a qual recebe o nome de xenartria.

Na ordem Pilosa, estão presentes as preguiças e tamanduás- animais endêmicos nas Américas.

Os tamanduás estão agrupados em uma família taxonômica de nome Myrmecophagidae. Estes animais alimentam-se de formigas e cupins e possuem uma longa língua (com cerca de 50 centímetros de comprimento) alojada no interior de um focinho afunilado. O comprimento corporal total (incluindo a cauda) é de aproximadamente 1,8 metros.

O que é Folivora? Caracterísiticas Gerais das Preguiças

Folivora é a subordem que obedece a estruturação hierárquica dos tópicos acima.

As preguiças são animais que passam boa parte do dia pendurados nas copas das árvores através de suas garras. Tem preferências por árvores altas e com copas volumosas. A movimentação lenta é a marca registrada, e consequência de um metabolismo igualmente lento.

É curioso saber que estes mamíferos defecam apenas a cada 7 ou 8 dias, sendo sempre próximo no chão e próximo à base da árvore. Dessa forma, permitem que a própria árvore absorva novamente os seus nutrientes.

Indivíduos adultos possuem um porte físico considerado mediano, com o peso médio compreendido entre 3,5 a 6 quilos.

Possui uma pelagem com coloração, na maioria das vezes, cinza com tracejado branco; tal coloração também pode ser marrom-ferrugem, contendo manchas claras ou negras. No entanto, as olhos do observador, tal pelagem pode parecer esverdeada, uma vez que frequentemente está recoberta por algas, as quais servem de alimento a determinadas espécies de lagartas.

Diferentemente dos demais mamíferos, cujo sentido de crescimento do pelo é do dorso em direção ao ventre, os pelo das preguiças cresce no sentido oposto. Esta peculiaridade e, na verdade, uma adaptação ao fato de quase sempre estarem posicionadas de cabeça para baixo, logo este sentido de crescimento dos pelos facilitaria com que chuva percorresse o corpo do animal.

Possuem uma grande quantidade de vertebras cervicais (no caso, 8 a 9 , dependendo da espécie) e esta conformação facilita o gira de cabeça a 270 graus sem qualquer movimentação do corpo.

São animais herbívoros e possuem estômago ligeiramente semelhante ao dos animais ruminantes, uma vez que é dividido em compartimentos e possui um grande acervo de bactérias, com isso, são capazes de digerir folhas que contenham, até mesmo, uma grande quantidade de  compostos naturais tóxicos. Dentre as árvores inclusas no seu cardápio estão a figueira, ingazeira, embaúba e tararanga.

Uma vez que alimentam-se de brotos e folhas, não possuem esmalte no dente. Todavia, não possuem dentes incisivos, dessa forma, as folhas são partidas utilizando-se os lábios duros.

Em relação a fatores referentes à reprodução, a gestação das preguiças dura quase 11 meses. Ao nascer, o filhote apresenta um peso estimado entre 260 a 320 gramas, bem como comprimento médio de 20 a 25 centímetros. Até os primeiros nove meses de idade, é natural que as mães carreguem os filhotes nas costas e ventre.

Tais mamíferos possuem uma expectativa de vida estimada entre 30 a 40 anos.

Status de Conservação das Preguiças

Apesar de, na natureza, tais mamíferos serem predados pela harpia, onça e outro animais, o homem ainda é o principal predador, uma vez que costuma comercializar o animal em margens de rodovias, bem como em feiras livres.

O fato de serem animais naturalmente lentos facilita o processo de captura. Geralmente, com o desmatamento e perda de hábitat, essas preguiças são vistas em estradas tentando locomover-se sobre o solo.

Preguiça-de-Três-Dedos
Preguiça-de-Três-Dedos

No caso da preguiça-de-três-dedos, ela também é procurada como animal de estimação.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o bicho-preguiça (subordem taxonômica Folivora) bem como sobre as suas classificações superiores, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Você também utilizar o espaço abaixo para deixar o feedback sobre nossos textos.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Bicho-preguiça. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/bicho-pregui%C3%A7a/482521>;

UOL Educação. Mamíferos- Características. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/mamiferos-2-caracteristicas. htm>;

Wikipédia. Folivora. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Folivora>.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *