Home / Animais / Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Você já ouviu falar sobre o iaque ?

Caso não, não tem problemas. Este animal é prevalente apenas no Himalaia e outras regiões da Ásia. Também é considerado pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como espécie vulnerável, apesar de estar muito presente no cotidiano de comunidades locais de áreas montanhosas da Ásia.

Pois bem, este animal pertence à mesma família taxonômica (Bovidae) e subfamília (Bovinae) do boi ou gado doméstico (nome científico Bos taurus). Atualmente, existem iaques selvagens e iaques domesticados.

Curiosidades do Iaque
Curiosidades do Iaque

Neste artigo, você conhecerá algumas curiosidades e fatos interessantes sobre este animal não tão familiar ao nosso cotidiano.

Então venha conosco e boa leitura.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Classificação Taxonômica

A classificação científica para estes animais obedece à seguinte estruturação:

Bos Grunniens
Bos Grunniens

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Bovinae;

Gênero: Bos;

Espécie: Bos grunniens.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Distribuição Geográfica

Os iaques, também conhecidos como yaks, podem ser encontrados tanto na cadeia montanhosa do Himalaia, quanto no Sul da Ásia Central; além da da província chinesa de Qinghai (ou Chingai), no norte da Mongólia e no planalto do Tibete.

O Himalaia é considerado a cadeia montanhosa mais alta do mundo, na qual está presente o monte Everest (classificado como a montanha mais alta do planeta). Essa cadeia montanhosa envolve, ainda que parcialmente, um total de 5 países (embora o animal iaque não esteja presente em todos eles). A palavra “Himalaia” é derivada do idioma sânscrito e significa “morada da neve”.

A Ásia Central também pode ser uma região montanhosa, no entanto, possui outras áreas com estepes e desertos.

O planalto do Tibete corresponde a uma vasta área localizada na Ásia Oriental. Possui uma altitude média de 4.000 metros, todavia, possui uma zona em  particular na qual a altitude ultrapassa a marca de 5.000 metros.

A Mongólia é um país pertencente que não possui costa marítima e pertence à Ásia Central e Oriental. Ao Norte, faz fronteira com a Rússia; e, ao Sul, Leste e Oeste, faz fronteira com a China.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Características Físicas

Iaques selvagens costumam ser maiores do que os indivíduos domesticados. O peso pode atingir um valor de até 1.200 quilos. Em relação ao comprimento, acredita-se que o corpo (sem a cabeça) possua uma média de 2,2 metros; todavia, cabeça e pescoço correspondem a um valor de 3 a 3, 4 metros.

Características Físicas do Iaque
Características Físicas do Iaque

Macho e fêmea apresentam chifres.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Adaptação a Grandes Altitudes

O hábitat é constituído por locais com elevada altitude, no caso, montanhas, colinas e planaltos. Tais locais contam com uma altitude compreendida entre 3.200 a 5.400 metros.

A adaptação a essas elevadas altitudes fica a cargo da presença de pulmões e coração com tamanho maior do que espécies encontradas em altitudes mais baixas (tais como boi e ovelhas). Além disso, também contam com maior capacidade de transporte de oxigênio no sangue. Por outro lado, os iaques não se adequam a áreas de baixa altitude.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Adaptação a Baixas Temperaturas

As baixas temperaturas também demandam certa adaptação, a qual é exercida por uma substância diferenciada expelida através do suor. Esta substância mantém os pelos das camadas de baixo entrelaçados, mecanismo que fornece um isolamento térmico adicional.

Enquanto, os pelos de baixo estão mais unidos e harmônicos, os pelos exteriores estão emaranhados. A coloração dos pelos em indivíduos selvagens pode variar entre marrom e preto. Alguns iaques domesticados podem apresentar cor branca.

Além da proteção contra o frio, os pelos também auxiliam na proteção contra arranhões, bem como na camuflagem (em locais com mata mais densa). Tal camuflagem é útil contra os seus predadores (no caso, o urso-azul-tibetano, lobo-tibetano e leopardo-das-neves).

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Comportamento

Iaques vivem em rebanhos contendo entre 10 a 30 indivíduos. São animais herbívoro e no seu cardápio estão inclusos as gramas, líquens (simbioses, geralmente, entre  fungos e algas) e outros vegetais.

Rebanho de Iaque
Rebanho de Iaque

Somado à camuflagem como mecanismo de defesa também pode utilizar os seus chifres, contra-atacando os predadores.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Padrão Reprodutivo

Em relação ao padrão reprodutivo, indivíduos domesticados costumam acasalar entre o mês de Setembro. O parto ocorre entre os meses de Abril a Junho, no entanto, apenas a cada 2 ou 3 anos (uma vez que depende de fatores como a oferta de alimentos). A maturidade sexual das fêmeas é alcançada entre os 3 a 4 anos de idade.

A gestação de um iaque tem a mesma duração da gestação dos humanos, ou seja, aproximadamente 9 meses. O desmame dos filhotes ocorre após 1 ano e os mesmos ficam independentes após esse período.

A expectativa de vida de um iaque é de aproximadamente 20 anos.

Iaque Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Produtos da Domesticação

Os iaques são domesticados com a finalidade de aproveitamento de sua carne, fibras e leite; bem como para uso como animais de carga. Por vezes, até mesmo o esterco dos iaques pode ser aproveitado, uma vez que, quando queimado, funciona como combustível.

Frequentemente transportam mercadorias para comerciais e agricultores locais, com grande habilidade em percorrer passagens montanhosas. Também podem ser aproveitados na agricultura para arar o solo.

Grande parte dos indivíduos utilizados como animais de carga resultam do cruzamento com o gado bovino doméstico (mais precisamente, com a subespécie conhecida como gado europeu ou gado zebu).

A carne dos iaques se torna um grande fator impulsionador da caça pelos povos tibetanos, fato que também contribui para a condição de vulnerabilidade da espécie.

O seu leite resultado em famosos produtos derivados, tais como o queijo chhurpi e uma manteiga que pode ser utilizada tanto como componente de chá tibetano, quanto para combustível de lâmpadas ou matéria-prima para confecção de esculturas utilizadas em cerimônias religiosas.

Pelagem do Iaque
Pelagem do Iaque

As fibras dos pelos também são aproveitadas, das quais podem ser confeccionadas cordas, tapetes e outros objetos. O couro abaixo dos pelos é igualmente aproveitado e pode dar origem à sapatos e bolsas.

*

Depois de conhecer curiosidades sobre o bovídeo iaque, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Animal Info. Bos grunniens (B. g. mutus, B. mutus). Disponível em: < http://www.animalinfo.org/species/artiperi/bos_mutu.htm>;

Butter Throught the Ages. Yaks, buttter & lamps in Tibet. Disponível em: < http://www.webexhibits.org/butter/countries-tibet.html>;

Wikipédia. Iaque. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Iaque>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *