Home / Natureza / Para Que Serve o Besouro? Qual Sua Função na Natureza?

Para Que Serve o Besouro? Qual Sua Função na Natureza?

O besouro é, por natureza, um inseto visto de forma negativa pela maioria das pessoas. Embora muitos até enxerguem beleza no inseto, é possível dizer que a maior parte das pessoas veem no besouro um problema por diversos aspectos. Seja pela possível propagação de doenças ou pelo fato de o besouro ser um grande problema para as lavouras do país quando em grande quantidade, o certo é que esse inseto negro por completo não costuma ser identificado com positividade.

Porém, como era de esperar, o papel do besouro na sociedade natural não se resume a criar problemas para as pessoas, já que esse inseto pode ter grande importância para todo o ciclo da vida no planeta Terra.

Assim, apenas buscando a informação mais a fundo é possível ter noção de como o besouro pode ser fundamental para o ciclo da natureza em todo o planeta.

Papel do Besouro na Natureza

De qualquer forma, algo também muito importante é ter a noção exata do que está falando quando se pretende analisar o papel de algum animal ou inseto na natureza. Assim, os besouros se dividem em distintas espécies, que executam trabalhos diferentes para todo o ciclo natural da vida, embora muitas pessoas enxerguem os besouros como seres completamente iguais em todos os momentos e em todos os lugares.

Dessa maneira, é importante conhecer os diferentes tipos de besouros para entender o que cada um pode acrescentar, seja para o controle biológico de outras espécies ou para auxiliar o processo de decomposição da matéria orgânica, por exemplo.

Porém, de uma maneira geral, também é possível elencar o que a grande maioria das espécies de besouros realizam para a natureza, ainda que dessa forma a análise acerca dos besouros se torne um pouco mais abrangente e menos específica para cada tipo do inseto.

Assim, de uma maneira geral é possível afirmar alguns dos benefícios que os besouros podem trazer à vida na natureza.

O primeiro deles, e talvez mais importante, é a possibilidade de uso do besouro para o controle biológico de outras espécies de outros insetos. Isso porque o besouro é um predador natural de muitos outros insetos, já que é grande, forte e consegue consumir grande quantidades de alimento por dia quando comparado à maior parte dos outros insetos.

Besouro na Folha de uma Planta
Besouro na Folha de uma Planta

Portanto, o besouro funciona muito bem para controlar populações inteira de outras espécies e fazer com que, com o tempo, essas espécies deixem de existir. Se há um inseto causando problemas na plantação de alguma fazenda, por exemplo, essa é uma forma natural de acabar com o problema sem fazer uso de produtos químicos que podem ser perigosos para as pessoas.

Contudo, é importante ter atenção e fazer o trabalho de forma correta e profissional, já que o objetivo não é trocar uma superpopulação por outra.

Pois, quando os besouros estão em grandes quantidades em uma plantação, podem ser até mais eficazes em exterminar essa plantação que os outros insetos. Assim, é importante estar atento às consequências.

Outra Importante Função do Besouro na Natureza

Outro trabalho muito comum do besouro na sociedade natural diz respeito à falta de oxigênio no solo. Isso porque, em diferentes solos do Brasil, há pouca ou quase nenhuma entrada de oxigênio, já que faltam pontos para essa entrada na terra. Dessa forma, insetos como as formigas, por exemplo, são muito importantes para fazer com que o solo se torne mais adequado e menos pobre em gás oxigênio, que é simplesmente essencial para a vida na natureza.

Besouro no Solo
Besouro no Solo

O que acontece, então, é que os besouros também ajudam nesse sentido, fazendo buracos no solo que permitem a entrada desse gás tão fundamental para o pleno desenvolvimento de plantas, flores e demais vegetais. Dessa forma, o besouro consegue tornar o solo mais completo e mais resistente, além de muito mais fértil para o plantio de distintas espécies vegetais.

Além disso, o besouro é capaz de fazer com que o nitrogênio do solo não seja perdido, o que seria uma catástrofe de dimensões grandiosas para a humanidade.

Pois, por mais que as pessoas não vivam sem nitrogênio, a única forma de adquirir esse gás sem causar a morte é a partir das plantas, que conseguem fixar o nitrogênio no solo. Até mesmo por isso é tão importante comer vegetais em geral.

O Besouro Rola-Bosta

O besouro rola-bosta é assim chamado pelo fato de, literalmente, rolar as fezes de animais por longos caminhos. Isso acontece porque esse besouro deposita nessas bolinhas de excrementos os seus ovos, fazendo com que os filhotes tenham alimento logo após o nascimento.

Ademais, mesmo quando em fase adulta o besouro rola-bosta consome as fezes animais e possui, além disso, os excrementos como base fundamental da alimentação. Assim, ainda que seja para sobreviver, o besouro rola-bosta faz um papel fundamental na natureza, servindo como um ponto importante para a decomposição de matéria orgânica.

Sem o besouro rola-bosta, certamente o tempo para que as fezes se tornassem oxigênio e fossem reorganizadas junto à terra seria muito maior, algo que tornaria a vida no planeta ainda mais inóspita.

Dessa forma, o papel do besouro rola-bosta é muito importante para acelerar o processo de decomposição natural das fezes, que mais tarde ainda servem de alimento para os seus filhotes. O besouro rola-bosta é, portanto, um ótimo exemplo de como as espécies de besouros podem ser importantes para a vida na Terra e não apenas causar problemas.

Morfologia dos Besouros

Os besouros, como já visto, são insetos que têm o seu papel no ciclo da vida na natureza e, assim, são muito importantes para o desenvolvimento do planeta Terra como um conjunto.

Porém, pela tamanha variação que os besouros apresentam, muita gente se confunde em relação à morfologia do inseto, que costuma ter cabeça arredondada, protórax desenvolvido, aparelho mastigador também desenvolvido, pernas natatórias (para nadar) e fossoriais (para cavar), além de um par de asas alterado em élitros.

Morfologia dos Besouros
Morfologia dos Besouros

Assim, a partir de agora será mais simples identificar um besouro quando esse for visto, já que o inseto possui detalhes bastante únicos que o fazem extremamente destacável na natureza.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *