Home / Natureza / Sálvia-Ananás: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre Essa Planta

Sálvia-Ananás: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre Essa Planta

A sálvia-ananás é uma planta de origem tropical, sendo cultivada amplamente no México, de onde é originária, se espalhando para áreas da América do Sul até chegar no Brasil em sua forma natural.

O fato da sálvia-ananás ser mais comum nessas áreas se dá pela adaptação que a planta sofreu em sobreviver em altitudes mais altas do que em outras regiões das Américas.

Porém, apesar de ser nativa de altitudes de mais de dois mil metros, é possível, ainda, criar a sálvia-ananás em regiões onde a litosfera demonstra ser mais baixa, porém, é necessário que a área em que a sálvia-ananás for plantada deva simular o habitat na qual elas crescem naturalmente.

A sálvia-ananás também é nativa da Guatemala, e essa planta habita de forma abundante a Região de Madre-de-Deus, localizada no Peru, assim como na região conhecida como Floresta de Pinus-Carvalho Mesoamericana, numa altitude que varia entre 2 mil metros e 2 mil e 500 metros de altitude.

A sálvia-ananás é uma planta que apresenta uma floração vermelha em forma de tubo e folhas verdes que possuem um cheiro muito característico do abacaxi.

Vale lembra que “ananás” significa “abacaxi”, e o cheiro da planta é o responsável pela mesma receber seu nome coloquial.

A sálvia-ananás é uma planta de características diárias, o que significa que a mesma é visitada por animais como beija-flores, onde a mesma é visitada por centenas de espécies desses pássaros devido ao seu sabor altamente adocicado.

Sálvia Ananás

Outra informação interessante sobre a sálvia-ananás é o fato de que na América do Sul e América Central ela é polinizada apenas no verão e outono, pois na primavera e inverno elas passam dias e dias quase congeladas ou onde é raro que algum pássaro seja capaz de alcança-las com facilidade devido às baixas temperaturas das alturas sul-americanas.

É importante ressaltar que apesar de todas as características e nome em comum com os abacaxis, a Universidade A&M da Flórida comprovou que a sálvia-ananás e o abacaxi não tem nada em comum.

Como Plantar e Cultivar a Planta Sálvia-Ananás

A sálvia-ananás é uma planta extremamente cultuada pelo fato de sua beleza única e aroma delicioso, dessa forma, por volta do ano 1870, passou a ser inserida na arte da horticultura.

A sálvia-ananás necessita de solos altamente ricos em nutrientes, pois como é possível ver a olho nu, suas folhas e caules apresentam inúmeras veias responsáveis para levar os nutrientes para todos os cantos de si própria.

A sálvia-ananás cresce, no máximo, até 1 metro e meio, raramente ultrapassando essas medidas, e é uma planta que necessita de sol constantemente, apesar de demonstrar ser uma planta extremamente resistente, já que nem as temperaturas inóspitas das alturas andinas é capaz de congela-las.

Conheça os Usos da Planta Sálvia-Ananás

A sálvia-ananás é um tipo de planta que possui vários usos além do uso ornamental, pois suas folhas demonstram ter um aspecto de menta que as torna comestíveis, além de que seus usos na culinária são muito comuns e altamente indicados, já que suas propriedades naturais fazem muito bem para a saúde.

O uso mais comum da sálvia-ananás é o uso de suas folhas para temperar e até mesmo usar em guarnições e enfeitar pratos, além de que é muito viável usar suas folhas em pratos que sejam assados e cozidos, não obstante que é muito plausível o uso de suas folhas para fazer sucos e chás, assim como sobremesas.

Tanto a folha como a flor da sálvia-ananás pode ser utilizada em saladas, assim como podem ser picadas para servir em diversos tipos de pratos, tal como em sanduíches, saladas de frutas e inúmeros outros pratos que acompanham saladas, tanto secas quando molhadas.

Na Guatemala, o uso de sálvia-ananás é muito famoso nos smoothies e sorvetes típicos do País.

Conheça Alguns Benefícios que a Sálvia-Ananás Traz Para a Saúde

Estudos feitos pelas Universidades de A&M da Flórida e Wisconsin-Madison comprovaram que a sálvia-ananás traz múltiplos benefícios para a saúde do cérebro, contendo um efeito positivo quando feito como chá de ervas que reduz muito o estresse e atua diretamente no sistema nervoso, reduzindo completamente a ansiedade, assim como equilibra, também, a pressão sanguínea.

  • Depressão 

Propriedades encontradas na extração de elementos presentes nas folhas da sálvia-ananás indicam que a mesma possui tendências antidepressivas chamadas de neo-flavanone 5-0 (6-rhamnosylglucoside) 7-hidróxico-methoxyflavanone, assim como possui propriedades anti-hipertensivas.

  • Constipação 

A constipação é ajudada pelas propriedades presentes nas folhas da sálvia-ananás, que contém altas concentrações de fibras.

  • Digestão

As folhas da sálvia-ananás auxiliam na digestão, pois seus efeitos relaxantes possuem propriedades que auxiliam as paredes intestinais a relaxarem, assim como também fortalece essas paredes para que as mesmas se recuperem de inflamações.

  • Pirose

Ingerir sucos e chás contendo as folhas de sálvia-ananás irá ajudar no combate à popularmente conhecida azia, reduzindo a sensação de queimação devido às enzimas presentes na planta. É através dessas mesmas características que a sálvia-ananás auxilia na digestão, gastrite e sensações de queimação.

Usos Tradicionais e Precauções Relacionados ao Uso da Sálvia-Ananás

Antes que os usos medicinais da sálvia-ananás fossem comprovados cientificamente, já há muito tempo no passado, inúmeros nativos do México e de regiões da América do Sul já faziam uso da planta para combaterem várias enfermidades.

Os usos mais antigos da sálvia-ananás estão relacionados à cura e auxílio na recuperação de mordidas de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões, assim como no combate à febres, enjoos, diarreias, gripes, dores de cabeça e várias outras enfermidades mais comuns que assolam os humanos.

Sálvia Ananás Usos

Como muitas outras plantas, a sálvia-ananás também é utilizada em rituais antigos proferidos por anciões de tribos indígenas da América do Sul, quando os mesmos são induzidos a estados de torpor, onde a planta atua como uma cura milagrosa dentro do ritual.

Alguns usos contra indicados da sálvia-ananás estão no fato de que a mesma pode causar grande sonolência em seus usuários, por isso é bom evitar seu uso constante.

Apesar de conter ínfimas doses, o composto químico Tujona está presente em várias espécies de sálvias, e isso indica que o uso excessivo da planta pode ocasionar pequenos espasmos e convulsões se usados de forma excessiva e incorreta.

Veja também

Por Que Quando Bebo Fico Com Sono?

As bebidas alcoólicas podem ser utilizadas por vários motivos: para espantar a tristeza, afastar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *