Home / Natureza / Onde Tem Diamantes? Como Saber Onde Encontra-los?

Onde Tem Diamantes? Como Saber Onde Encontra-los?

Os diamantes são encontrados naturalmente em rochas Kimberlite ou depósitos aluviais. Rochas Kimberlitas são rochas que ocorrem em antigos tubos vulcânicos e são os principais hospedeiros. Essas rochas são transportadas por rios, córregos e cachoeiras e cristais de diamante são depositados na água.

Os diamantes estão presentes em cerca de 35 países. A África do Sul, a Rússia e o Botsuana são os principais produtores de diamante de gemas, enquanto a Austrália produz a maior parte do diamante industrial. Eles também são encontrados na Índia, Rússia, Sibéria, Brasil, China, Canadá e Estados Unidos .

Como se Formam os Diamantes

Milhares, milhões e talvez bilhões de anos atrás, calor e pressão extremos transformaram o carbono puro em cristais incolores de diamante 100 milhas ou mais abaixo da superfície da Terra. Os diamantes são a única pedra preciosa feita de apenas um elemento : carbono .

Eventualmente, a atividade vulcânica aproximou os diamantes da superfície da Terra. Os tubos vulcânicos – conhecidos como tubos de kimberlita – empurram os diamantes para a superfície, esfriando-os ao longo do caminho. Hoje, os diamantes são extraídos em áreas que sofreram atividade vulcânica no passado, bem como em leitos de cascalho e no fundo do oceano.

Os diamantes foram descobertos e extraídos na Índia há mais de 2.400 anos. Com o tempo, diamantes foram encontrados em muitas outras áreas ao redor do mundo, incluindo muitos na África. No comércio de hoje, África, Rússia, Austrália e Canadá produzem mais diamantes.

Como se Formam os Diamantes
Como se Formam os Diamantes

Ao viajar para a superfície da Terra, os diamantes ocasionalmente mistura-se com outros minerais e assumem uma variedade de cores. Diamantes completamente incolores são muito raros e caros. A maioria dos diamantes tem um pouco de marrom ou amarelo. Outras cores mais raras incluem azul, vermelho, laranja, rosa e verde.

Para Que Servem os Diamantes

Embora essas belas e populares pedras preciosas pareçam com vidro delicado , elas são realmente a substância natural mais dura da Terra. Embora seja possível que os diamantes se quebrem ou queimem sob condições extremas, apenas um diamante pode arranhar ou cortar outro diamante . De fato, os diamantes recebem o nome da palavra grega para “indestrutível”.

As duras propriedades naturais dos diamantes os tornam populares em ambientes industriais , onde são usados ​​em todos os tipos de máquinas , como brocas e serras. Especialistas estimam que até 80% de todos os diamantes são usados ​​para fins industriais . Apenas cerca de 20% dos diamantes têm qualidade de gema e são usados ​​para jóias.

Diamante Industrial

Desde a década de 1950, os diamantes também foram produzidos pelo homem. Duplicando os processos naturais que ocorrem profundamente abaixo da superfície da Terra em laboratórios, os fabricantes aprenderam a criar seus próprios diamantes para usos industriais .

Recentemente, no entanto, alguns fabricantes conseguiram produzir diamantes com qualidade de gema em laboratório. “Crescidos” pelo homem em questão de dias, em vez de milhões de anos, esses diamantes fabricados pelo homem têm as mesmas qualidades químicas, físicas e ópticas dos diamantes naturais extraídos.

Com as diferenças invisíveis a olho nu, muitas vezes são necessários testes especiais em laboratório para distinguir os diamantes fabricados pelo homem dos diamantes naturais extraídos. Enquanto as pedras coloridas são relativamente raras na natureza, os diamantes fabricados pelo homem podem ser coloridos de maneira única durante o processo de fabricação. Comparados às pedras naturais, os diamantes fabricados pelo homem são geralmente menos caros.

Onde Tem Diamantes? Como Saber Onde Encontra-los?

Os diamantes são uma das gemas mais preciosas do mundo. Embora os diamantes tenham sido descobertos em quase 35 países em todo o mundo, existem alguns países que reinam superior em termos de produção de diamantes. Da Rússia à Austrália, exploramos a história e a produção desses países produtores e suas minas:

Diamante Russo

Diamante Enorme Encontrado no Extremo Oriente Russo
Diamante Enorme Encontrado no Extremo Oriente Russo

A Rússia é conhecida há muito tempo como um dos maiores produtores de diamantes do mundo. As minas de diamantes mais famosas da Rússia são a mina Mirny, de propriedade da ALROSA. Um grupo russo de empresas de mineração de diamantes, a ALROSA atualmente responde por mais de 95% da mineração de diamantes na Rússia.

Diamante Sul Africano

O Impressionante Diamante Estrela da África
O Impressionante Diamante Estrela da África

A África do Sul tem uma longa história de mineração de diamantes. Começando com a descoberta de um jovem de uma única pedra transparente na fazenda de seu pai em 1867, a África do Sul logo se estabeleceu como líder mundial na produção de diamantes. O país africano é conhecido pela qualidade dos diamantes produzidos, sendo um deles o lendário diamante Cullinan. O Cullinan foi o maior diamante bruto (com qualidade de gema) já encontrado, pesando aproximadamente 3.106 quilates. Mineração aluvial, tubos subterrâneos de kimberlita e mineração marinha são técnicas usadas para descobrir diamantes na África do Sul.

Diamante Australiano

Diamante Rosa na Austrália
Diamante Rosa na Austrália

A mineração de diamantes na Austrália começou em 1908 e desde então se tornou uma das indústrias mais poderosas do país. A Austrália é a fonte de quase todos os diamantes rosa e vermelhos. A mina de diamantes mais notável da Austrália é a mina de diamantes Argyle.

Diamante de Botsuana

Diamante Azul Descoberto Em Botswana
Diamante Azul Descoberto Em Botswana

Desde que conquistou a independência do Reino Unido na década de 1960, o Botsuana se estabeleceu como uma das nações africanas mais ricas. Isso se deve em grande parte à descoberta de uma enorme mina de diamantes em 1968, que provou ser um catalisador para mudar as marés de um dos países mais pobres do mundo. Parte da razão de seu crescimento econômico, em vez da “maldição de recursos” de que tantos países africanos ricos em recursos sofreram, é que o país se beneficiou da estabilidade política e da boa governança com fortes políticas anticorrupção. O Botsuana agora abriga sete minas de diamantes bem estabelecidas. A mina de diamantes mais conhecida no Botsuana é a mina de diamantes Jwaneng.

Diamante Angolano

Diamante Angolano
Diamante Angolano

Terceiro maior produtor de diamantes da África, a mineração em Angola começou em 1912 devido aos seus abundantes depósitos de diamantes – especificamente na província de Lunda Norte e Lunda Sul. A maioria dos diamantes em Angola é proveniente da mineradora ENDIAMA. A mina mais bem estabelecida do país é a mina de Catoca.

Diamante Canadense

Diamante Canadense
Diamante Canadense

A narrativa de diamantes no Canadá começou quando dois homens, Chuck Fipke e Stewart Blossom, descobriram um tubo de kimberlita cheio de diamantes nos Territórios do Noroeste em 1991. A primeira mina foi aberta anos depois em 1998. O Canadá agora possui inúmeras minas de trabalho, mas as duas mais minas conhecidas são a mina de diamantes Ekati e a mina de Diavik.

Diamante do Congo

Diamante do Congo
Diamante do Congo

A República Democrática do Congo é o segundo maior país da África e o terceiro maior país produtor de diamantes do mundo. No entanto, o Congo também é o segundo país menos desenvolvido do mundo. Apesar da abundância de recursos naturais, como diamantes, problemas socioeconômicos, uma história de agitação civil e violações dos direitos humanos limitaram o crescimento econômico do país. Quase toda a mineração de diamantes no Congo é feita à mão. Também conhecida como mineração artesanal, o Congo depende muito da escavação em pequena escala e não da mineração comercial.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *