Home / Natureza / O Que é Uma Cadeia de Produção?

O Que é Uma Cadeia de Produção?

Embora a primeira vista o termo cadeia de produção pareça algo que não faça muito sentido para a maioria das pessoas, ou ao menos alguns não tenham muita noção do que isto significa, podemos dizer que este é um termo muito usado e também que está muito presente no nosso dia a dia, seja você produtor, comerciante ou até mesmo consumidor final.

Mesmo que você não entenda muito bem a primeira vista, a cadeia de produção é um processo pelo qual todos os produtos que consumimos precisa passar até chegar em nossas mãos. Sendo assim, podemos dizer que há um grande caminho a ser percorrido desde quando esse produto começa a ser produzido, até chegar até nós. Um bom exemplo disso é o alimento que consumimos todos os dias durante as nossas refeições, seja ele um produto orgânico ou totalmente industrializado.

Quer saber o que é uma cadeia de produção e como ela funciona? Então continue lendo este artigo.

O Que É Uma Cadeia De Produção?

Bom, existem farias formas de se definir o que é uma cadeia de produção, porém, talvez a forma mais fácil de entender qual é a sua função seja interpretá-la como um conjunto de várias etapas que são realizadas de forma consecutiva. Nesse processo, o produto pode passar por uma série de transformações até chegar em sua forma final.

Portanto, podemos dizer que todas essas etapas processuais devem ser totalmente interligadas e na maioria das vezes deve seguir uma ordem de execução específica, desde o início que pode ser a coleta da matéria-prima que é usada como base para o seu preparo, até o momento em o produto é finalmente finalizado e distribuído ou vendido, por exemplo. Na grande maioria das vezes, esse processo passa pelas seguintes etapas:

  • Extração do produto/ matéria-prima
  • Manuseio
  • Distribuição do produto final

Além disso, podemos dizer que a definição do que é uma cadeia de produção pode servir tanto para a produção de um bem material, como também para a realização da prestação de um determinado tipo de serviço a ser oferecido.

Onde Pode Ser Aplicado O Conceito De Cadeia De Produção?

Cadeia de Produção
Cadeia de Produção

Bom, podemos dizer que existem as mais variadas possibilidades de aplicação do conceito de cadeia de produção. Entre as mais comuns, podemos citar as quatro a seguir:

1. Ferramenta de divisão: É muito comum o uso da cadeia de produção como um tipo de ferramenta útil para realizar a divisão de setores dentro do sistema de produção;

2. Instrumento de análise e formulação: Pode ser utilizado para analisar e formular políticas tanto de ordem pública, como privada, com o intuito de identificar os pontos fracos de uma cadeia de produção durante as etapas de transformação pelas quais passam a matéria-prima, e assim melhorá-la através da implementação de políticas que sejam corretas;

3. Ferramenta de descrição técnica e econômica: Faz uma descrição detalhada das operações que ocorrem em função de transformar a matéria-prima bruta no produto final;

4. Metodologia de análise: A cadeia de produção pode servir como um método para analisar as estratégias tomadas pela empresa/produtor, verificando assim, se essa é a mais eficiente para o seu negócio;

5. Ferramenta de análise de mercado: Uma outra aplicação bastante interessante da cadeia de produção pode ser o seu uso como ferramenta eficiente para analisar a competitividade das cadeias ao longo de um processo, por exemplo.

Tais conceitos são facilmente aplicados dentro de qualquer mercado, principalmente no mercado agro-rural, onde por exemplo, uma determinada fruta passa por vários etapas antes de chegar na mesa do consumidor. Neste caso, podemos dizer que a cadeia de produção atua de forma a servir como uma espécie de elo entre vários tipos de mercado.

Um exemplo fácil para podemos exemplificar melhor essa situação, é justamente destrinchar o setor citado logo acima. Para que uma geeia de frutas chegue a sua mesa, é necessário que haja um elo entre o setor de mercado dos produtores de insumos (produtos necessários para que a matéria-prima seja produzida) e o produtor rural. A partir disso, outro elo deve ser estabelecido entre o produtor rural e a indústria agrícola. Outra ligação é realizada entre a indústria agrícola e os distribuidores (mercados e afins). Por fim, a ultima etapa dessa grande cadeia de produção é o elo estabelecido entre o distribuidor e finalmente o seu consumidor final.

Qual É a Vantagem De Se Utilizar Uma Cadeia De Produção?

Cadeia De Produção Agropecuária
Cadeia De Produção Agropecuária

Bom, podemos afirmar com toda a certeza que as vantagens de se utilizar uma cadeia de produção são realmente imensas! Quando um setor de negócio sabe realmente aplicar este conceito, podem ser observados claros resultados, como por exemplo, a otimização do tempo e melhora na qualidade de produção daquele produto, redução de custos em geral e ainda um melhor aproveitamento da matéria-prima em questão.

Tudo isso só é realmente possível, porque a cadeia de produção permite uma melhor visualização das etapas processuais pelas quais o seu produto passa, além disso, para que possa ser feita a sua correta aplicação, é necessário que haja todo um planejamento prévio e análises constantes devem ser feitas para que haja a correção de algumas falhas que podem vir a ocorrer pelo caminho, otimizando assim, o processo como um todo.

Cadeia Produtiva Sustentável: Saiba O Que É E as Vantagens Que O Seu Uso Pode Trazer!

Cadeia Produtiva Sustentável
Cadeia Produtiva Sustentável

Se uma cadeia produtiva convencional já é responsável por produzir bons resultados, imagine o que uma cadeia produtiva sustentável não pode fazer por você e pelo planeta onde você vive. Sabemos que diversos etapas de processos, principalmente industriais, como a emissão de substâncias poluente, podem trazer grande prejuízo para o nosso meio ambiente e consequentemente para nós.

Sendo assim, se valer de formas de transformar a cadeia produtiva em algo mais eficiente e sustentável com certeza pode ser um grande negócio! Com um planejamento prévio e bem pensado, é possível reformular todas as etapas de um processo produtivo de forma a reduzir ou até mesmo eliminar o impacto social e ambiental que cada ação produz.

Com isso, além de ter inúmeros benefícios e ganhos na produção do seu bem/serviço, você ainda dá aquela ajudinha para manter o seu planeta vivo.

Gostaram de saber um pouco mais sobre o que é e como funciona uma cadeia produtiva? Tem alguma dúvida ou sugestão acerca do tema? conta pra gente nos comentário! E para continuar por dentro dos melhores assuntos dentro da ecologia, continue acessando o site Mundo Ecologia.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *