Home / Natureza / O Que Significa a Presença de Cilindros na Urina?

O Que Significa a Presença de Cilindros na Urina?

Urinar é uma necessidade biológica que temos muitas vezes ao dia e todos os dias da nossa vida, o que significa que essa atividade é extremamente comum. Porém, muitas vezes essa necessidade biológica pode fazer com que a gente entenda um pouco mais sobre o funcionamento do nosso corpo.

Um dos exames mais pedidos por médicos quando o assunto é saúde do corpo é o exame de urina; isso porque a urina é essencial para que consigamos ter uma maior ideia de como anda a nossa saúde e se está tudo correto ou não com o nosso corpo, principalmente porque nela estão presente diversas células benéficas e nem sempre tão benéficas assim.

Com isso, provavelmente você está nesse artigo pois fez um exame de urina e acabou se deparando com a presença de cilindros na urina, não é mesmo? É normal bater essa curiosidade, já que geralmente não aprendemos na escola o que isso significa.

Portanto, vamos ver agora o que significa a presença de cilindros na urina, quais são as medidas que você deve tomar ao se deparar com esses organismos na sua urina e muito mais! Continue lendo para deixar de se preocupar e entender tudo sobre o assunto.

O que são os Cilindros no Corpo?

Antes de mais nada, é interessante que você entenda exatamente o que são esses cilindros presentes em nosso corpo, já que isso irá facilitar muito na hora de entender o que exatamente significa a presença deles em nossa urina.

Os cilindros são organismos (ou estruturas) fabricados em nosso rim e que podem ser percebidas também na urina ao realizarmos exames de urina. Logo, essa é uma estrutura essencial para o funcionamento dos rins, mas não deveria estar presente em nossa urina.

Presença de Cilindros na Urina

Portanto, agora você já sabe o que são esses cilindros em nosso corpo e onde eles são fabricados; e provavelmente está querendo entender um pouco mais sobre o que significa ter essas estruturas presentes especificamente em nossa urina.

A Presença de Cilindros na Urina

Ao fazer um exame de urina e se deparar com a presença de cilindros nela, muito provavelmente você começou a se questionar sobre o que há de errado com o seu organismo e o que essa alteração pode significar como um todo.

Em primeiro lugar, devemos dizer que os cilindros realmente não deveria estar na urina, já que eles pertencem aos rins; porém, para tudo há um tratamento e você precisa principalmente ir ao médico para ver o que está ocorrendo.

Geralmente, a presença de cilindros na urina não indica especificamente um problema no trato urinário, mas sim no rim. Isso porque essas estruturas apenas passaram do rim para a bexiga por conta de algum problema existente no rim.

Esse problema presente no rim pode ser indefinido, mas geralmente os casos mais encontrados são de inflamações, infecções, destruição de células dos rins, entre outros. Por isso, esteja sempre muito atento com a sua saúde.

Agora que você já sabe que o problema não é especificamente na urina, vale a pena ir ao médico para ver o que está acontecendo com o seu corpo, já que essa alteração não deveria existir!

Importância de Ir ao Médico

Resolvemos fazer um tópico apenas sobre isso porque ele é extremamente importante para a saúde das pessoas no geral. No Brasil, a cultura de se automedicar é muito alta, principalmente por conta da falta de um serviço público com rápido atendimento e a facilidade que as pessoas possuem de comprar remédio.

Porém, devemos destacar que se automedicar não é uma boa opção, já que muitas vezes você pode errar o diagnóstico e acabar consumindo um remédio sem necessidade, além de prejudicar seu corpo e agravar ainda mais a doença ou alteração presente em seu organismo.

Logo, é extremamente importante que você veja um médico antes de comprar qualquer medicação, principalmente porque ele tem a capacidade e os estudos necessários para te passar a dose correta que deve ser ministrada, algo que uma simples bula não faz de forma completamente correta, já que não leva em conta outras características do seu corpo.

Por isso, lembre-se sempre de consultar um médico antes de fazer qualquer tratamento, pois nenhum texto na internet possui o conhecimento e o consequente tempo de estudo necessários para que você consiga um diagnóstico completo e preciso.

O Exame de Urina

Como já dissemos, geralmente a presença de cilindros é detectada no corpo por meio de um exame de urina, exame extremamente famoso e muito feito nos brasileiros, principalmente por conta de sua facilidade, rapidez e baixo custo, 3 fatores essenciais para fazer com que um exame seja muito bom, além de muito necessário.

No exame de urina podem ser detectadas diversas alterações em nosso corpo, não apenas na bexiga. E isso é o que muitas pessoas não sabem realmente: esse é um exame extremamente abrangente, que como vimos, pode demonstrar até mesmo problemas nos rins e em outras partes do corpo.

Além de tudo isso, é interessante sabermos que o exame de urina analisa os aspectos físicos e químicos de nossa urina. O que significa que além de analisar os componentes e estruturas químicas presentes na urina (ou seja, a sua composição), ele também analisa aspectos como cor, consistência e etc.

Isso tudo é essencial para que esse exame seja muito preciso e completo, sendo um dos melhores na hora de fazer um check-up completo da saúde sem maiores problemas ou demoras. É claro que ele sozinho não abrange todas as áreas do corpo, mas já é um componente bem completo caso você queira um check-up.

Portanto, lembre-se de fazer exames regularmente, isso é ainda mais importante do que tomar medicamentos. É importante sempre se lembrar de que prevenir qualquer doença é muito melhor do que medicar em todos os casos!

Quer saber ainda mais informações interessantes relacionadas a natureza, animais, plantas ou muito mas coisas, mas não sabe onde encontrar? Sem problemas, aqui temos o texto para você! Leia também em nosso site: Cetorhinus Maximus, O Tubarão Elefante: Características e Fotos

Veja também

Raça de Pônei Fell: Características, Fotos, História e Origem

O pônei é um tipo de cavalo que possui inúmeras peculiaridades. A mais famosa dela, diz respeito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *