Home / Natureza / Para Que Serve o Enterex? Como Diluir o Enterex?

Para Que Serve o Enterex? Como Diluir o Enterex?

Um dos aparelhos mais comumente envolvidos nas reações adversas aos alimentos em cães e gatos é o gastrointestinal, justamente porque a mucosa intestinal, através da ação do sistema linfático local (placas de Peyer), está envolvida na geração de uma resposta imune protetora contra patógenos e na manutenção simultaneamente, sua própria tolerância a antígenos ambientais inofensivos, como bactérias comensais e certos componentes alimentares. Os distúrbios gastrointestinais crônicos ou recorrentes são particularmente frustrantes por várias razões.

Para Que Serve O Enterex? Como Diluir O Enterex?

Enterex é um produto industrializado produzido por uma empresa chamada vetnil, uma empresa de produtos veterinários localizada em Louveira (SP). Seus principais componentes incluem carvão vegetal ativo, pectina, caolim e zeolita e sua função básica é proteger a mucosa e agir no combate a toxicidade ou envenenamento do trato intestinal de cães e gatos, entre outros pequenos animais domésticos.

O produto é produzido também na forma de sachês para facilitar a sua diluição em água e fará seu efeito conforme a dosagem e prescrição ditada por um veterinário para cada caso. Sua bula apresenta algumas indicações de dosagem recomendada mas é sempre mais sensato que o veterinário específico que cuida de seu animal de estimação faça a devida prescrição necessária. Consulte sempre seu veterinário!

Maiores informações pertinentes sobre o produto podem ser adquiridas direto no site do desenvolvedor, no link: http://www.vetnil.com.br/produtos/enterex

Benefício Do Carvão Ativado No Trato Gastro Intestinal

O carvão vegetal ativo é uma forma de “carvão ativado” após ser exposto ao composto de um gás oxidante, oxigênio e ácidos de alta temperatura. Como resultado dessa exposição, a matriz de carbono é permeada por uma rede de poros microscópicos, aumentando efetivamente sua superfície. Essa mudança física aumenta muito sua capacidade de absorção.

A quantidade máxima de um medicamento adsorvido pelo carvão ativado é de cerca de 100 a 1000 mg/g de carvão. Ás vezes, o sorbitol é adicionado ao carvão ativado para aumentar sua palatabilidade para humanos, aumentar o tempo de trânsito gastrointestinal e liberar toxinas mais rapidamente. O uso de carvão ativado é usado em cães e gatos como um tratamento de emergência para medicamentos e envenenamento químico.

Enterex

O carvão ativado é um tratamento ineficaz para tratar intoxicações com ácidos minerais e alcalinos. Embora seja seguro e eficaz se prescrito por um veterinário, o carvão ativado pode causar efeitos colaterais em alguns animais. O carvão ativado não deve ser utilizado em animais com hipersensibilidade ou alergia conhecida ao medicamento.

A administração de altas doses pode causar vômitos, prisão de ventre ou diarréia. O sorbitol (quando combinado com carvão ativado) pode causar vômitos, diarréia e desidratação. Não deve ser usado em situações que podem levar à aspiração, como animais de estimação com capacidade cognitiva reduzida ou com problemas respiratórios.

O carvão ativado pode absorver quase todos os medicamentos administrados e, portanto, diminuir os efeitos fisiológicos. O medicamento nunca deve ser administrado sem antes consultar seu veterinário.

Para envenenamento, o carvão ativado pode ser dosado por via oral de 1 a 4 gm/kg usando os grânulos ou de 6 a 12 ml/kg em suspensão. O carvão ativado também pode ser administrado a 1 g por 5 ml de água e depois a 10 ml de suspensão por via oral.

Na intoxicação aguda, o carvão ativado pode ser administrado em uma dose de 8 g/kg por via oral a cada 8 horas. Para venenos eliminados lentamente, uma dose de 0,5 mg/kg a cada 3 horas por 72 horas. A duração da administração depende da condição a ser tratada, da resposta ao medicamento e do desenvolvimento de quaisquer efeitos colaterais.

A Flora Intestinal De Cães E Gatos

Quando falamos sobre saúde animal e sua dieta, não podemos deixar de falar algo sobre o intestino e a população bacteriana que o habita: a flora intestinal. Nos últimos anos, foram realizados muitos estudos que destacaram como essa massa bacteriana que habita o intestino (se coletada pesaria cerca de um kg) desempenha papéis fundamentais.

A complexidade do tópico nos obriga a enfrentá-lo por etapas, tentando entender os termos, funções e características desse órgão primeiro e depois ver como tentar mantê-lo saudável e não danificá-lo.

Vamos começar entendendo os termos. A definição de probiótico é dada pela FAO e pela OMS. Na prática, quando se diz que fermentos lácticos devem ser tomados, estamos nos referindo a probióticos, micro-organismos que influenciam a microbiota , ou seja, a população bacteriana presente no intestino.

Portanto, entendemos que o probiótico é o que precisamos assumir para influenciar as bactérias, mas quais são essas bactérias? Vamos então apresentar o conceito de microbiota. Por microbiota , entendemos um conjunto de comunidades de micro-organismos, bactérias, fungos, vírus, etc (portanto, não apenas bactérias), que colonizam nosso organismo.

O micro-bioma é o complexo genético que compõe a microbiota. Na prática, eles são a mesma coisa, mas vistos de dois pontos de vista diferentes. Em cães e gatos, pode-se dizer que qualquer um desses animais sem microbiota não poderia sobreviver, como se não tivesse um órgão inteiro. Animais com intestino estéril seriam condenados à morte em pouco tempo.

Cuidados Com a Flora Intestinal De Cães E Gatos

Então, voltemos ao probiótico: aquele conjunto de bactérias que, dadas ao animal, devem ajudar a reabastecer, reconstruir, manter a flora microbiana intestinal de uma maneira saudável e equilibrada. Tudo o que dissemos até aqui deve fazer você entender a importância desses produtos, mas também a dificuldade em definir exatamente sua função.

Há um problema adicional, como não há controles do ponto de vista dos componentes dos vários tipos no mercado; portanto, na realidade, é necessário confiar no que o fabricante reivindica no rótulo, tanto em suplementos quanto em alimentos complementares, porque não há legislação que regule o produto nesse sentido.

A vitalidade, prazo de validade e eficácia das bactérias e também a capacidade do probiótico de colonizar o intestino são objetivos que nem sempre são fáceis de alcançar. Além disso, deve-se lembrar que a maioria das bactérias que passam do estômago são destruídas pelos ácidos presentes nele.

Obviamente, isso é uma coisa boa, porque é um mecanismo de defesa contra patógenos, mas para a produção de probióticos é um problema a considerar. Na realidade, a dificuldade é a escolha do probiótico correto e isso, como dá pra entender, depende de mil fatores, não muito previsíveis, porque eles também são influenciados pela subjetividade de cada paciente.

Cachorro Com Desiquilíbrio Intestinal

Nesse caso, os probióticos devem ser considerados uma terapia complementar real, na tentativa de aumentar a menor variabilidade microbiana que ocorre nessas situações. Para apoiar esta teoria, existem muitos estudos que destacam a capacidade de diferentes probióticos de:

• restaurar a barreira da mucosa intestinal,
  • ser mais eficaz na resolução dos sintomas do que as terapias tradicionais (com antibiótico e cortisona),
  • reduzir a quantidade de toxinas produzidas por patógenos,
  • fortalecer defesas e sistema imunológico.