Home / Natureza / Mariposa Elefante: Características, Nome Científico E Fotos

Mariposa Elefante: Características, Nome Científico E Fotos

Eu garanto que esta espécie de mariposa irá lhe surpreender, se você gosta de conhecer o mundo dos animais e dos insetos, então tenho a certeza de que vai gostar desta matéria que estou prestes a iniciar!

Hoje eu irei lhe apresentar a Mariposa Elefante, este inseto é completamente excêntrico por causa da sua coloração diferenciada e pelas características que lhe renderam o apelido de Elefante.

Sem mais conversa vamos direto ao assunto!

Deilephila Elpenor no Galho
Deilephila Elpenor no Galho

Características e Nome Científico da Mariposa Elefante

Esta mariposa possui uma coloração meio transparente misturada a tons rosas, o nome Elefante vem pelo fato de que a lagarta possui uma semelhança bem grande com a tromba do elefante.

Este inseto pode crescer até 75mm e pelo menos até o período em que é uma lagarta, não apresenta características muito diferentes das outras de sua espécie.

Fases

Quando está na fase de lagarta ela possui uma vulnerabilidade muito grande, ela não possui nenhum meio de defesa, por isso apenas se encolhe como forma de se proteger, mas mesmo assim não adianta muito.

Há algo bastante curioso quando a Lagarta Elefante se encolhe: os pássaros quando vão tentar um ataque contra ela, ao verem que o inseto assumiu a sua posição encolhida acabam confundindo ela com uma cobra.

Dizem que os pássaros ficam confusos com a forma encolhida da lagarta porque não conhecem nenhum animal com aquele formato corporal, somente a cobra é do conhecimento deles.

Alimentação

Quando se fala na alimentação desta Mariposa, não há muito o que se contar, ela não difere em nada das demais espécies, tudo o que gosta de comer são folhas. Até aqui podemos ver que ela não se difere tanto das outras espécies semelhantes a dela.

Deilephila Elpenor no Galho
Deilephila Elpenor no Galho

Apesar da Mariposa Elefante ser um bichinho de hábitos diurnos, quando está no seu período jovial seus hábitos são noturnos e ao chegar na sua fase adulta prefere se alimentar do néctar das flores

Infelizmente esta espécie de Mariposa não se encontra aqui no Brasil, somente no Noroeste e Oeste da Europa.

Nome Científico

Lembrando que o nome cientifico deste inseto é Deilephila elpenor!

Então meu(a) caro(a) amigo(a) leitor(a), sobre a Mariposa Elefante tudo o que eu tenho para lhe falar é isso, mas gostaria que você conhecesse outras espécies deste inseto que são tão interessantes quanto a Elefante! Vamos lá?

Outras Mariposas Super Interessantes

Que tal ver espécies de mariposas que vão te deixar boquiaberto(a)? Veja logo a seguir as espécies que eu trouxe!

Mariposa–Tigre–de-Jardim

Por acaso você conhece a Mariposa–Tigre–de-Jardim? Ela recebeu este nome graças a coloração que tem, ela é bem semelhante a pelagem do Tigre com aquelas pintas pretas!

Alguns estudiosos afirmam que a aparição desta mariposa diminui bastante nos últimos anos, lembrando que é principalmente no Reino Unido.

Phalera Bucephala

Phalera Bucephala, este nome extremamente complicado tem como dona uma Mariposa altamente excêntrica, ela é conhecida por sua grande habilidade em camuflagem. Suas cores são bem semelhantes a de um tronco seco, por isso, ela consegue ficar nestes ambientes sem ser notada por seus predadores.

Actias Selene

Já ouviu falar na Actias Selene? Esta borboleta é pra lá de diferenciada, lá no Japão as pessoas ficam impressionadas com a cor deste inseto e também com as suas características estranhas!

O que mais me chamou a atenção nesta mariposa curiosa foi o fato dela possuir uma espécie de rabo na ponta das suas duas assas, este bichinho lembra bastante uma pipa e encanta por causa de seus tons amarelo, rosa, verde.

Particularmente falando, eu acho um tanto estranho o fato de que a maioria dessas mariposas possui um corpo completamente coberto por pelos, isso é muito esquisito!

Mariposa Atlas

Você sabe qual é a mariposa maior do mundo? Não? Então saiba que o nome dela é Atlas e a envergadura de suas assas de ponta a ponta chegam a 30cm!

Somente os asiáticos possuem o privilégio de poder observar a grande Atlas, mais precisamente ela se encontra na China, mas também já foi vista na Tailândia e Indonésia.

Mariposa Poodle

Agora e se eu te disser que existe uma mariposa chamada de Poodle? Sabe o por que ela possui este nome? É simples, ela possui tal apelido pelo fato de que o seu corpo é peludo como o do Poodle, ao olhar para ela você realmente vai lembrar deste cãozinho super famoso aqui no Brasil!

Curiosidades Sobre As Mariposas

Existem muitas pessoas que confundem Borboletas com Mariposas, mas estas são muito diferentes uma da outra, a primeira possui antenas em que na ponta há uma bolinha que faz lembrar muito um taco de golf.

Já a nossa Mariposa é completamente diferente, ela possui antenas lisas e que as vezes podem se parecer com penas.

Agora você já sabe mais ou menos diferenciar uma mariposa de uma borboleta, mas ainda precisa aprender sobre outros detalhes a respeito delas!

Outra coisa que diferencia bem uma Mariposa de uma borboleta é o fato de que a primeira possui as assas apontadas para baixo enquanto que a segunda descansa sempre com as assas apontadas para cima.

Você por acaso sabe o porque algumas pessoas chamam aquelas mariposas enormes de bruxa? Tal nome foi dado graças a lendas que as pessoas foram inventando e se tornaram supostas verdades, alguns acreditavam que as bruxas se transformavam em Mariposas!

Mariposa Beija Flor
Mariposa Beija Flor

Outro caso superinteressante é o de que algumas pessoas confundiam as Mariposas com beija-flores, isso acontecia porque estes insetos voavam sobre as flores para absorver o néctar e ficavam posicionadas sobre o ar da mesma forma como ocorre com estes pássaros.

Algumas pessoas afirmam que existem mariposas venenosas, isso é uma tremenda bobagem, porém, quando ainda está em forma de lagarta este inseto possui um mecanismo de defesa que ao entrar em contato com a pele humana, transmite uma sensação de queimadura.

Gostou de conhecer a Mariposa Elefante e outras espécies como ela? Espero que sim!

Muito obrigado por me dar aquela força vindo aqui neste site para ler estes conteúdos, fico eternamente grato pela sua presença!

Nos veremos em breve, até a próxima matéria!

Veja também

Óleo de Prímula: Para Que Serve? Quais os Benefícios?

Prímula é o nome que se é dado a mais de 500 espécies de flores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *