Home / Natureza / Como Identificar Solos Ácidos Neutros e Alcalinos?

Como Identificar Solos Ácidos Neutros e Alcalinos?

Ao projetar e plantar seu jardim ou sua horta, você precisa saber se o solo é ácido ou alcalino, pois diferentes plantas prosperam em diferentes solos. O pH do solo é um número que descreve como o solo é ácido ou alcalino. Um pH de 7,0 é considerado neutro. Um solo ácido tem um valor de pH abaixo de 7,0 e acima de 7,0 o solo é alcalino.

O pH é uma escala logarítmica que varia de 0 a 14, sendo zero o mais ácido, 7 o neutro e 14 o mais alcalino. Como é uma escala logarítmica, cada salto é um aumento de dez vezes, portanto, um solo com pH 5 é 10 vezes mais ácido que um com pH 6 e 100 vezes mais ácido que um com pH 7.

Tipos de Solos
Tipos de Solos

Como Identificar Solos Ácidos Neutros e Alcalinos?

O teste pode ser realizado a qualquer momento, para avaliar a acidez ou alcalinidade do solo, mas se for realizado dentro de três meses após a adição de cal, fertilizante ou matéria orgânica, o teste poderá fornecer resultados enganosos. O teste pode ser:

  • Teste profissional – Um técnico agrícola disponibiliza um serviço de análise de solo RHS  e fornece um relatório completo por escrito;
  • Teste doméstico – Você pode testar o pH do solo usando um kit DIY amplamente disponível em centros de jardinagem. Esses kits são relativamente baratos e fáceis de usar e fornecem uma boa indicação do pH do solo;
  • Análise laboratorial – Para obter os melhores resultados, envie uma amostra de solo a um laboratório para análise detalhada.
    pH do Solo
    pH do Solo

Sempre siga as instruções de amostragem fornecidas pelo kit de teste ou pelo laboratório para obter uma amostra representativa da área em questão.

Os testes de laboratório também detectam carbonato de cálcio livre (giz ou calcário). Isso não pode ser medido por kits de bricolage.

Algumas plantas exigem que o solo seja ácido ou alcalino para prosperar. Você pode utilizar um método rápido e caseiro dá uma ideia de que tipo de solo você possui, usando dois ingredientes que provavelmente já estão em sua despensa: vinagre e bicarbonato de sódio.

Esse método “rápido e sujo” não fornecerá uma leitura específica do pH, mas você poderá saber se seu solo é mais alcalino, ácido ou neutro:

  • Vinagre: pegue uma amostra de solo seco (cerca de 1/4 de xícara), misture com água destilada para formar uma “lama” líquida e comece a derramar o vinagre doméstico por cima. Se a mistura ferver, é alcalina.
  • Bicarbonato de sódio: Misture o solo seco e a água destilada como acima e comece a espalhar o bicarbonato de sódio por cima. Se a mistura borbulhar, é ácido.

Se nenhum dos testes borbulhar, o solo á ácido.

Solo Ácido
Solo Ácido

Resultados de Análise de Solo. O Que Significam?

  • pH 3,0 a 5,0 (Solo Muito Ácido):

A maioria dos nutrientes das plantas, principalmente cálcio, potássio, magnésio e cobre, tornam-se mais solúveis em condições muito ácidas e são facilmente lavados;

A maioria dos fosfatos está bloqueada e indisponível para plantas abaixo de pH 5,1, embora algumas plantas tolerantes a ácido possam utilizar fosfato de alumínio;

Solos ácidos arenosos são frequentemente deficientes em oligoelementos

As bactérias não conseguem apodrecer a matéria orgânica abaixo de pH 4,7, resultando em menos nutrientes disponíveis para as plantas

Ação – Adicione cal para aumentar o pH acima de 5,0. A adição de cal pode ajudar a quebrar solos ácidos de argila.

  •  pH 5,1 a 6,0 (Solo Ácido):

Ideal para plantas ericáceas (que odeiam cal), como rododendros , camélias e urzes;

Ação: Adicione cal se outras plantas forem cultivadas.

  • pH 6,1 a 7,0 (Solo Moderadamente Ácido):

A disponibilidade dos principais nutrientes está no seu nível mais alto e a atividade bacteriana e de minhoca é ótima nesse pH;

Ação: Geralmente, não é necessário adicionar nada para melhorar o pH do solo nesse nível.

  • pH 7,1 – 8,0 (Solo alcalino):

A disponibilidade de fósforo diminui;

Ferro e manganês se tornam menos disponíveis, levando à clorose induzida pela cal

Porém, uma vantagem desse nível de pH é que a doença clubroot das culturas familiares de couve (brassicas) é reduzida;

Ação: Enxofre, sulfato de ferro e outros agentes acidificantes às vezes podem ser adicionados para reduzir o pH. Os solos argilosos geralmente requerem quantidades muito grandes de material acidificante e os solos com giz ou cal livre não são geralmente tratáveis.

Por Que e Como Se Deve Ajustar o pH do Solo?

Certas doenças de plantas, como deficiências na raiz  e nos nutrientes do taco,  podem estar associadas a condições ácidas ou alcalinas do solo.A maioria não vai prosperar em solo altamente ácido ou alcalino, embora alguns tenham se adaptado a tais extremos. Em geral, alguns nutrientes não podem ser absorvidos eficientemente pelas raízes das plantas se o pH do solo for muito alto. Se for muito baixo, por outro lado, os nutrientes podem ser absorvidos com muita eficiência: o excesso não pode ser processado com rapidez suficiente e sobrecarrega o sistema de uma planta, fazendo com que ela definha e morra.

Ajustar o pH do Solo
Ajustar o pH do Solo

O clima local fornece uma pista do provável pH do solo. Em áreas com alta pluviosidade, os solos são frequentemente ácidos. É nessas regiões que você costuma encontrar plantas que adoram ácidos, como azáleas, rododendros, camélias e mirtilos. Solos alcalinos, por outro lado, são tipicamente encontrados em áreas de baixa pluviosidade. Muitas das plantas populares para jardins aquáticos – tipos que precisam de pouca água depois de estabelecidas – se dão bem no solo no lado alcalino. A azeitona, nativa da bacia do Mediterrâneo, é um exemplo de planta que floresce em solo alcalino; oleandro (Nerium oleander) e romã também apresentam bom desempenho.

A cal, disponível na forma moída ou em pó, é frequentemente sugerida para aumentar o pH. O calcário moído é um pouco menos potente dos dois e aumenta o pH mais lentamente. A quantidade necessária depende da textura do solo (é necessário mais argila do que solo arenoso, por exemplo) e outros fatores. Cinzas de madeira e conchas de ostras também tornam o solo ácido mais neutro.

Para baixar o pH, o enxofre comum é a opção menos dispendiosa, embora o sulfato ferroso e o sulfato de alumínio sejam às vezes recomendados. O sulfato ferroso, que também adiciona ferro ao solo, é da maior ajuda para as plantas que apresentam folhas amarelas e problemas de saúde. Você também reduzirá o pH do solo alcalino ao longo do tempo aplicando regularmente alterações orgânicas como adubo e esterco.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *