Home / Natureza / Maior Caranguejo Do Brasil, Qual É?

Maior Caranguejo Do Brasil, Qual É?

O Brasil é constituído por milhares de espécies terrestres, aéreas e aquáticas, e há uma grande presença de caranguejos em várias regiões litorâneas do País.

O Brasil possui os maiores biomas existentes no planeta Terra inteiro, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, o Pantanal Matogrossense e a Mata Atlântica.

Todos esses sistemas são compostos por milhões de organismos, que se subdividem em famílias e espécies, onde uma única espécie, pode ter até centenas de semelhantes.

Os semelhantes que serão abordados aqui, serão os caranguejos, para, dessa forma, descobrirmos qual é o maior caranguejo do Brasil, e saber onde ele vive e do que ele se alimenta.

O Brasil apresenta dezenas de espécies de caranguejos, crustáceos esses, que estão presentes em todos as águas ao redor do globo terrestre.

O maior caranguejo do Brasil não é nenhum recordista mundial em tamanho, é apenas uma espécie de caranguejo que supera as demais existentes em solo nacional.

Se você estiver interessado em conhecer o maior caranguejo do Brasil e o maior caranguejo do mundo, continue com sua leitura.

Conheça Algumas Espécies De Caranguejos

Os caranguejos são crustáceos marcados pela carapaça e pela presença de suas garras, que sofrem inúmeras alterações dependendo da espécie.

Os caranguejos são constituídos pela carapaça, por cinco pares de pernas, chamados de pereópodes, onde os primeiros e principais, são patas adaptadas e utilizadas como grandes e fortes garras.

Confira uma lista com as principais espécies existente no mundo, onde a caça dos mesmos é intensa para consumo e comércio, principalmente nas épocas de reprodução.

1. Caranguejo-Azul (Callinectes sapidus)

Caranguejo-Azul
Caranguejo-Azul

2. Boca-Cava-Terra (Uca tangeri)

Boca-Cava-Terra
Boca-Cava-Terra

3. Caranguejo-Aranha-Gigante (Macrocheria kaempferi)

Caranguejo-Aranha-Gigante
Caranguejo-Aranha-Gigante

4. Guaiamu (Cardisoma guanhumi)

Guaiamu
Guaiamu

5. Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus)

Caranguejo-Uçá
Caranguejo-Uçá

6. Aratu (Aratus pisoni)

Aratu
Aratu

7. Aratu-Vermelho (Goniopsis cruentata)

Aratu-Vermelho
Aratu-Vermelho

8. Caranguejo-Amarelo (Gecarcinus lagostoma)

Caranguejo-Amarelo
Caranguejo-Amarelo

9. Chama-Maré (Uca sp.)

Chama-Maré
Chama-Maré

10. Caranguejo-do-Rio (Trichodactylus spp)

Caranguejo-do-Rio
Caranguejo-do-Rio

11. Grauçá (Ocypode quadrata)

Grauçá
Grauçá

12. Maria-Farinha (Ocypode albicans)

Maria-Farinha
Maria-Farinha

13. Caranguejola (Cancer pagurus)

Caranguejola
Caranguejola

14. Caranguejo-de-Água-Doce-de-Malta (Potamon fluviatile)

Caranguejo-de-Água-Doce-de-Malta
Caranguejo-de-Água-Doce-de-Malta

15. Caxangá (Callinectes larvatus)

Caxangá
Caxangá

16. Santola (Maja squinado)

Santola
Santola

17. Caranguejo-do-Igarapé (Goyazana rotundicauda)

Caranguejo-do-Igarapé
Caranguejo-do-Igarapé

Grande parte das principais espécies de caranguejos citados acima estão presentes em águas nacionais, porém, algumas nunca estiveram presentes no Brasil, fazendo parte de águas de determinados oceanos.

Conheça O Maior Caranguejo Do Brasil E Os Maiores Caranguejos Do Mundo

A espécie de caranguejo Callinectes sapidus, conhecido, também, como siri-azul ou caranguejo-azul, é a maior espécie de caranguejo presente em solo nacional, fazendo parte dos litorais brasileiros, principal no Sudeste do País.

Apesar de ser considerado o maior caranguejo das águas do Brasil, o mesmo, quando fêmea, não passa dos 15 centímetros de envergadura, enquanto os machos podem atingir até 25 centímetros.

Essa ideia torna fácil compreender o tamanho dos caranguejos presentes no Brasil, onde algumas espécies possuem tamanhos ínfimos, como 5 centímetros.

Além do caranguejo-azul estar presente nos litorais do Brasil, o mesmo ainda pode ser encontrado na América Central e América do Norte, além das encostas de alguns Países europeus.

O caranguejo-azul recebe esse nome devido ao fato de seus membros serem da cor azul, mas a etimologia de seu nome indica que seu significado é um nadador com carne saborosa.

Comparado com os maiores caranguejos do mundo, o caranguejo-azul perder muitos em proporções.

O maior caranguejo existente se chama Caranguejo-Aranha-Gigante (Macrocheira kaempferi), que possui nada mais e nada menos do que quase 4 metros, pesando até 20 kg.

O caranguejo-aranha-gigante está presente nas águas asiáticas, principalmente nas encostas do Japão, que tem o Caranguejo-Aranha-Gigante como uma especiaria na culinária.

Logo atrás do Caranguejo-Aranha-Gigante está um crustáceo chamado de Caranguejo-Ladrão-De-Coco ou Caranguejo-dos -Coqueiros (Birgus latro), possuindo 1 metro de envergadura, e diferentemente do caranguejo-aranha-gigante, o caranguejo-dos-coqueiros é extremamente forte e robusto.

O Que O Maior Caranguejo Do Brasil Come?

O caranguejo-azul é uma espécie de caranguejo que possui uma alimentação omnívora.

Os animais omnívoros, são aqueles que não possuem restrições alimentares, podendo se alimentar de qualquer tipo de comida, diferentemente dos herbívoros ou carnívoros, por exemplo, que se restringem a determinado tipo de alimento.

O caranguejo-azul tem como prato principal em seu cardápio, detritos ou restos de comida, ou pequenos crustáceos, como camarões, além de consumirem peixes de pequeno porte.

O maior caranguejo do Brasil, o caranguejo-azul, também é considerado um animal oportunista, comendo, sempre que pode, animais bentônicos, como moluscos e crustáceos.

Pode-se dizer que os caranguejos, em geral, são carniceiros, pois os mesmos, na falta de alimentos frescos, irão se alimentar até mesmo de fezes de outros animais.

É muito comum observar caranguejos se alimentando de lama e material orgânico em decomposição nos manguezais do Brasil.

O fato de o caranguejo consumir qualquer tipo de alimento, faz com que seja obrigatória a sua limpeza antes das pessoas o consumirem, removendo seu estômago e intestino grosso, além de haver a necessidade de abri-lo e remover indícios de lodo acumulados pela parte de dentro do corpo do caranguejo.

O caranguejo-azul se reproduz de forma sexuada, onde a fêmea libera elementos químicos para chamar a atenção dos machos, e depois procura um local para botar seus ovos, que podem chegar a incríveis 700 mil exemplares, quando ainda nova, pois quando madura, especialmente a espécie de caranguejo-azul, que é uma espécie grande, a f~emea pode vir a botar mais de 1 milhão de ovos.

Nem todos os ovos fertilizados sobrevivem, pois muitos se tornam alimentos para outros animais e criaturas.

Quando eclodem, os filhotes de caranguejo-azul pairam na água e se alimentam dos plânctons presentes na área superficial da água, chamada de zona fótica, onde os plânctons passam pelo processo de fotossíntese, tornando-se alimentos para os animais consumidores.

Em Qual Região O Maior Caranguejo Do Brasil Vive?

Caranguejo Azul na Praia
Caranguejo Azul na Praia

O caranguejo-azul está presente, em maior número, nos litorais do sudeste e nordeste do Brasil.

É comum observar, principalmente em épocas de pesca realizadas nos litorais do Rio Grande Do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande Do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe, um grande número de caranguejo-azul, que é a uma espécie de crustáceo altamente consumida pelos brasileiros, pois apresenta um sabor agradável, além de servir como isca de pesca.

O maior caranguejo do Brasil, ainda, não vive apenas no Brasil, como pode parecer.

O caranguejo-azul faz parte de outros Países da América do Sul, como a Argentina, além de estar presente no Golfo do México, assim como em Maryland e Virgínia, na América do Norte, nos Estados Unidos, principalmente na baía de Chesapeake.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *