Home / Natureza / Jiboia-Vermelha ou Jiboia-Arco-Iris: Características e Fotos

Jiboia-Vermelha ou Jiboia-Arco-Iris: Características e Fotos

Vamos conhecer um pouco hoje sobre a jiboia vermelha ou conhecida também como jiboia arco íris, conhecida cientificamente pelo nome Epicrates cenchria cenchria é uma espécie de serpente pertencente à família dos boídeos, facilmente vista em países como a Venezuela, nas Guianas, no Peru e em nosso país especialmente na Amazônia.
Com relação ao seu tamanho ela mede algo em torno de 1,7m no total, na parte dorsal a coloração é um pardo puxado para o vermelho com algumas manchas pretas e barriga é amarela.
A alimentação desse animal é baseada em alguns animais como roedores pequenos, aves e lagartos. Com relação a veneno, podem ficar tranquilos que essa espécie não oferece risco, pois não são peçonhentas. Elas inclusive atraem os apaixonados por animais exóticos pois são muito bonitas e por isso são perfeitas para serem animais de estimação.
O seu nome arco íris não é a toa, pois seu corpo reflete as cores do arco íris encantando a todos. Sua pele é furta cor, a explicação para tal fenômenos que a pele do animal tem uma estrutura capaz de refratar a luz do sol assim como a água faz. As escamas da pele dessa jibóia produzem esse lindo efeito como se alguém lançasse um esguicho de mangueira de água na direção em que o sol reflete.

Características da Jiboia Vermelha ou Jiboia Arco Íris

As curiosidades não param somente na sua cor, outra fator muito interessante que chama atenção das pessoas, no fim da cauda dessa jiboia existem esporões que nada mais são do que vestígios de patas, que na verdade eram membros que involuíram nessas espécies. Eles agora são utilizados pelos machos para estimularem as fêmeas.
Elas são muito fáceis de serem identificadas por conta da sua, a jiboia vermelha é muita característica e outro nome popular para ela é salamanta.
De acordo com especialistas que pesquisam sobre as cobras especialmente em Manaus, publicaram um guia no qual consta a família Boidae na qual essa espécie faz parte ainda é dividida em cinco subfamílias.

  1. Família Boidae – Possui cerca de quatro gêneros e 28 tipos de espécies nas Américas ;
  2. Família Candoiinae – Possui um único gênero e cinco tipos de espécies no sudeste da Ásia e Ilhas Oceânicas;
  3. Família Erycinae – Possui um único gênero e 12 tipos de espécies espalhadas pela África, Sul da Europa e Sul da Ásia);
  4. Família Sanziniinae – Possui cerca de dois gêneros e três tipos de espécies nas Ilhas oceânicas no sudeste da África);
  5. Família Ungaliophiinae – Possui quatro gêneros e cinco tipos de espécies espalhadas do Panamá aos Estados Unidos).

Apenas a espécie Epicrates cenchria era famosa no nosso país, apenas ela já tinha nove subespécies. Alguns estudiosos e especialistas foram a fundo no assunto e no ano de 2008 foi escrito um artigo no qual toda a espécie foi revista e estudada novamente. Desse estudo um novo conceito nasceu, de nove subespécies nasceram cinco espécies novas. De todas essas cinco espécies é importante saber que quatro são encontradas no nosso país, são elas:

  • Jiboia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria);
  • Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates assisi);
  • Jiboia arco-íris do Cerrado (Epicrates crassus);
  • Jiboia arco-íris do Norte (Epicrates maurus).

De Animal de Estimação Ao Tráfico de Jiboias

Se formos contabilizar as espécies presentes hoje na Amazônia aqui no Brasil o número chega 150 espécies de várias cobras. As Jiboias vermelhas são diferenciadas e muito chamativas, por esse motivo acabam atraindo pessoas interessadas em mantê-las como animal de estimação. São realmente de beleza rara, as suas cores, seu efeito furta cor é diferente de tudo o que já se viu.
É importante saber que algumas pessoas têm autorização para criar essa jiboia em casa, elas se reproduzem e são registradas. O ibama coloca um chip pequeno nesses animais para que possa monitorá-lo frequentemente. É uma espécie não muito doce, em ambiente natural são extremamente agressivos, mas mesmo assim são muito belas. Existe gosto para tudo, algumas pessoas preferem uma cachorrinho ou um gatinho, mas precisamos respeitar os gostos peculiares de quem quer ter uma jiboia arco íris em casa.

Um famoso biólogo chamado Rodrigo Hidalgo que também apresenta uma programa chamado Manaus Selvagem é um amante da jiboia vermelha. Ele conta que se apaixonou pelo animal quando precisou trabalhar com uma delas. Por isso depois de um tempo resolveu adotar uma jiboia vermelha macho como pet, ele que sempre foi fã de animais viu ali a chance de ter mais um animal de estimação exótico. Ele conta que dá para ter um exemplar desses em casa de forma segura e legal, com os documentos em dia e tudo mais. Ele considera a espécie um dos animais mais lindos que já viu, em sua casa ela convive com seus cachorros, coruja e demais pets.
Ele aconselha aos que querem seguir seus passos e também se interessaram na espécie a pensar e estudo muito antes de tomar uma decisão tão séria dessas, é preciso pensar no bem estar do animal e da sua família. Hoje em dia o acesso a informação está muito facilitada, seja em livros, na internet ou na tv, portanto procure se informar. Principalmente se sua casa tem condições de comportar um animal desses, procure saber o quanto ela pode crescer, pois ela precisa de espaço para viver com qualidade.

Roubo da Jiboia

No ano de 2016 em Manaus, mais precisamente dentro do laboratório de uma museu conhecido como Museu da Amazônia ou Musa, existia apenas uma jiboia arco íris e infelizmente foi roubada junto com outra jiboia de outra espécie. Durante a visita no laboratório notaram a falta dessas cobras e também a janela estilhaçada. Lá as cobram ficam trancadas dentro de uma sala e só são visitadas acompanhadas de um guia. O museu é uma reserva florestal de 100 hectares, em seu laboratório constam 22 cobras.

Visitar o Musa e Conhecer a Jiboia Arco íris

Se você ficou curioso e quiser conhecer de perto as jiboias podem visitar o Musa, ele fica na Avenida Margarita, não tem número mas é muito bem sinalizado, o bairro é a Cidade de Deus. Apenas não funciona nas quartas-feiras, o horário é das 08:30 da manhã às 17h. As visitas são guiadas.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *