Home / Natureza / Forma De Reprodução Da Raia Jamanta: Como Funciona?

Forma De Reprodução Da Raia Jamanta: Como Funciona?

A raia jamanta (Manta birostris) é a maior raça de raia existente, podendo chegar até 7 metros de envergadura (da ponta de uma nadadeira até a outra) e pesar mais de 1.300 kg.

Essa característica faz a raia jamanta ser uma criatura assustadoramente bela, que vive em regiões tropicais, podendo ser vista nos litorais brasileiros.

A raia jamanta é uma espécie de peixe que não demonstra ser agressiva e se alimenta principalmente de plânctons e pequenos peixes.

Ela não atua como uma predadora, assim como os tubarões, por exemplo, e o contato com um humano é irrelevante para a mesma.

Em alto mar, é possível ver que a raia jamanta, apesar do tamanho, executa saltos na água, o que chama muito a atenção dos pescadores.

É comum ver a raia jamanta nos períodos noturnos em costas litorâneas com movimentação de pessoas, já que as mesmas são atraídas pelos plânctons atraídos pelas luzes promovidas por embarcações e lanternas.

Muitos pescadores relatam o acompanhamento da raia jamanta aos arredores dos barcos, pois as mesmas se deleitam com um banquete de plânctons atraídos.

Atualmente, a raia jamanta se encontra no nível vulnerável na escala IUCN, o que indica que essa espécie sofre o risco da extinção e que precisa ser preservada.
A conservação da raia jamanta é o principal motivo que faz com que os cativeiros possuam vários exemplares das mesmas.

Manter a raia jamanta em cativeiro não é uma tarefa fácil, devido a seu tamanho, mas a mesma vem sido protegida há anos.

Conheça Como A Raia Jamanta Se Reproduz

Raia Jamanta - Filhote
Raia Jamanta – Filhote

A reprodução da raia jamanta se assemelha um pouco com a reprodução dos tubarões, já que elas são parentes distintas.

O mais interessante de tudo sobre a reprodução da raia jamanta, é o fato de que elas, assim como vários outros peixes, nascem através dos ovos, mas no caso delas, elas não soltam o ovo e chocam eles dentro de si mesmas.

Nesse ponto, é necessário falar sobre a reprodução dos animais em geral. Os animais que dão à luz a seus filhotes através de bolsas, são conhecidos como mamíferos, e aqueles que nascem através da chocagem do ovo, são ovíparos.

No entanto, a raia jamanta não está dentro de nenhuma dessas reproduções.

A raia jamanta não é um animal ovíparo, porque elas não soltam o ovo, mas seus ovos são chocados dentro delas e as raias jamantas filhotes saem como um mamífero, vivas e já nadando. Porém, elas também não são mamíferas, pois não há alimentação através da placenta.

Os animais que nascem em ovos e se alimentam de seus nutrientes e se desenvolvem dentro das mães são conhecidos como animais ovovivíparos.

Conheça Mais Sobre Os Animais Ovovivíparos

A raia jamanta faz parte de uma classe de animais que se reproduz através da chocagem de ovos, mas diferentemente dos animais ovíparos, elas não soltam os ovos, e os mesmos se reproduzem dentro delas, até chocarem.

Os filhotes ficam, assim, dentro de uma bolsa chamada se saco vitelínico, que fornece muitos nutrientes para que os filhotes se alimentem.

Esse processo ocorre com os tubarões, e muitas pessoas acham que os tubarões são mamíferos, já que é possível ver o filhote saindo de dentro da mãe, assim como acontece com animais terrestres, como as vacas ou as éguas.

Nos tubarões, existem as espécies que são ovíparas, vivíparas e ovovivíparas.

Os animais ovíparos são aqueles que se desenvolvem dentro de um ovo, e esse ovo é chocado pela mãe, isto é, o ovo não fica dentro da fêmea. Isso ocorre com as galinhas e todas as aves, além de aracnídeos e anfíbios.

Os animais vivíparos são animais que se desenvolvem dentro da placenta da mãe, necessitando que a mesma os nutra.

Alguns exemplos de animais vivíparos são os gatos, os cães, os elefantes, os bois, a ovelha, os ratos e muito mais. Inclusive, os humanos fazem parte desse método também.

Mais Informações Sobre A Reprodução Da Raia Jamanta

Para que haja fertilização da raia jamanta, o macho e a fêmea devem copular através de seus órgãos reprodutores, no macho chamado de clasper, e nas fêmeas de cloaca. A fertilização ocorrerá através do esperma inserido nos óvulos.

A reprodução da raia jamanta ocorre quando as fêmeas atingem cerca de 10 anos de idade, quando sua maturidade sexual ocorre. Nesse período, a jamanta ainda não atingiu seu tamanho final, e as mesmas estarão com cerca de 4 a 5 metros de envergadura, e enquanto mães, as mesmas atingem de 6 a 7 metros.

Essa maturidade ocorre mais cedo na raia jamanta macho, onde os mesmos começam a se reproduzir com 6 anos de idade.

Uma das principais causas para que a raia jamanta se encontre em um nível vulnerável na natureza se dá através da sua baixa e lenta reprodução, onde as fêmeas tendem a produzir de um a dois filhotes por gestação, cujo período leva em torno de 2 anos para ocorrer novamente. Felizmente, a raia jamanta possui um longo período de reprodução, alcançando 30 anos de fertilidade.

Processo de Reprodução Da Raia Jamanta

Arraia Jamanta - Acasalando
Arraia Jamanta – Acasalando

Apesar de ser um peixe que vive em baixa temperatura nas profundezas dos oceanos, a raia jamanta, na época de reprodução, tende a nadar em águas mais quentes, subindo até mesmo à superfície, época essa em que é possível observá-las.

O processo de reprodução da raia jamanta é realmente único, pois é possível observar que quando a fêmea está sendo cortejada, dezenas de machos (de 20 a 30) passam a segui-la, realizando os mesmos movimentos que ela faz.

Quando a fêmea seleciona o macho, os mesmos se agrupam e realizam a copulação, que dura cerca de 30 a 50 segundos.

Após o ato em si, o macho, após horas ou até mesmo dias de séquito à fêmea, assume uma direção oposta e nunca mais volta, deixando com que a fêmea tome conta da prole.

O período de incubação dos filhotes leva cerca de um ano, variando entre 11 meses e 13 meses, e a partir do momento em que o filhote nasce, este já será independente o suficiente para se alimentar de plânctons e pequenos peixes e assim seguir a sua vida solitariamente.

Veja também

Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Ovos são o tipo de alimento, salvo algumas exceções, perfeito para pessoas de qualquer idade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *