Home / Natureza / Ecossistema Artificial Exemplos

Ecossistema Artificial Exemplos

Um ecossistema é um ambiente específico no qual os processos vitais de um grupo de seres vivos estão inter-relacionados. Fatores bióticos (como animais, plantas e microrganismos) e fatores abióticos (ar, água) fazem parte desse ambiente comum.

Fatores Abióticos Naturais

Sob esse nome, existem elementos da Mãe Natureza, como solo, água, chuva ou ar. Fatores abióticos Neste caso, refere-se às construções construídas pelo homem, tais como casas, barragens, pontes, edifícios em geral.

A modificação humana de um ecossistema natural também pode gerar um ecossistema artificial. Um ecossistema natural que sofre a extinção de uma espécie por ação humana já está a perder o seu estado original, e pode, portanto, ser considerado como um ecossistema artificial, ou, pelo menos, como um ecossistema natural modificado.

O ecossistema consiste em dois componentes principais, o componente biótico que inclui as plantas, animais e micro organismos e componentes abióticos do organismo vivo, que incluem solo, ar, água, luz solar, etc. Em um ecossistema artificial ou homem projetou ecossistemas, as composições do meio biótico e componentes abióticos são definidos pelo homem.

Deve-se ter em mente que as mudanças nos ecossistemas naturais freqüentemente levam a conseqüências como a desertificação e o surgimento de pragas, que afetam a biodiversidade e os recursos naturais.

Os organismos interdependentes que compõem esta unidade estabelecer cadeias alimentares, que são correntes de energia e nutrientes produzidos pela nutrição (uma espécie come a comida que o precede na cadeia e, ao mesmo tempo, é o comida pela qual se segue).

A noção de ecossistema é geralmente associada ao ecossistema natural, onde biótico e abiótico estão em equilíbrio sem intervenção humana. Deve-se notar, no entanto, que existem ecossistemas artificiais e artificiais que não existem na natureza.

Conceito de Ecossistema Artificial

Por exemplo, uma estufa, uma represa e uma fazenda de peixes são exemplos de ecossistemas artificiais. A aceitação mais ampla do conceito de um ecossistema artificial inclui os assentamentos urbanos como cidades, embora difiram dos ecossistemas naturais em muitos aspectos.

Entre os principais sinais de identidade que caracterizam qualquer ecossistema artificial, deve-se dizer que qualquer aspecto ou condição desse ecossistema pode ser modificado pela vontade e ação do homem.

Desta forma, por exemplo, o solo seria uma dessas condições mutáveis, uma vez que os seres humanos o alteram com fertilizantes, as culturas que se desenvolvem mudam.

Outra das principais características de um ecossistema artificial é o fato de que em si mesmo precisa ser alimentado com fontes artificiais de energia, além de que ele tem em torno do sol . Com esses dispositivos, você pode operar os diferentes dispositivos necessários para sobreviver, como caldeiras ou iluminação.

Da mesma forma, não devemos esquecer que dentro desse tipo de ecossistema, que analisamos mais profundamente, há uma série de elementos chamados bióticos ou abióticos. Três grupos principais são especificamente estabelecidos: fatores bióticos. Essa classificação inclui tanto animais criados na área quanto plantas cultivadas.

O significado maior do conceito de ecossistema artificial inclui assentamentos humanos, como cidades, embora tenham muitas diferenças em relação aos ecossistemas naturais.

A modificação de um ecossistema natural pela ação do homem também pode dar origem a um ecossistema artificial. Um ecossistema natural sofrendo a extinção de uma espécie pela ação humana perde sua condição original a priori. Dito isso, torna-se algo como um ecossistema artificial ou, pelo menos, um ecossistema natural modificado.

Exemplos de Ecossistemas Artificiais

Casa verde: Uma estufa estruturada com paredes e teto feita principalmente de material transparente, como vidro, no qual plantas que requerem condições climáticas são cultivadas.

Terrários: ou jardins de vidro, ou viveiros, lugares criados artificialmente, dispostos para manter plantas ou animais dentro da propriedade.

Manejo florestal: uma floresta sustentável que é cuidadosamente planejada e manejada de modo que, à medida que árvores são derrubadas, seja substituídas por mudas que eventualmente se transformarão em novas arvores.

Hidroponia: método de cultivo de plantas sem solo, usando soluções de nutrientes minerais. Liga organismos aquáticos, micro organismos e plantas em um ecossistema artificial.

Umidificação terrena: sistemas de tratamento que utiliza plantas de zonas úmidas enraizadas e solos rasos, inundados ou saturados para fornecer tratamento de águas residuais. Terras úmidas construídas e destinadas a tirar partido dos processos químicos e biológicos das zonas úmidas naturais, removendo os contaminantes das águas residuais.

Agrossistema – um Ecossistema Artificial Desequilibrado

Um ecossistema é um conjunto de seres que vivem em interação natural entre si e com o meio ambiente. Existem trocas cíclicas de materiais e energias. Na Terra, há uma infinidade de ecossistemas e nenhum é totalmente isolado graças às trocas realizadas.

A matéria que constitui os seres vivos é constantemente reciclada em um ecossistema e a energia que permite seu funcionamento vem exclusivamente do Sol.

Através dessa definição de ecossistema, entenderemos como um agrossistema é um ecossistema artificial e desequilibrado. Primeiro, um agrossistema é um ecossistema modificado controlado por humanos para explorar a biomassa.

O homem age no ambiente introduzindo certas espécies, destruindo outras. No entanto, em um ecossistema, nada é controlado pelo homem, já que a energia que permite a sua operação é o Sol, enquanto o agrossistema é necessário que o homem traga fertilizante.

Note também que a água na forma de precipitação é suficiente pra um ecossistema como a floresta natural, enquanto um campo cultivado precisa de uma quantidade adicional de água, também trazida pelo homem.

Um ecossistema é um sistema equilibrado porque as entradas são iguais às saídas: a quantidade de material produzido pela fotossíntese é igual ao material consumido e decomposto e a energia armazenada.

No entanto,, um agrossistema requer um produção máxima de biomassa para fins nutricionais, por exemplo. Um agrossistema geralmente tem um único produtor de biomassa, como o campo de milho para cultivo à granel.

A grande quantidade de biomassa produzida e sua exportação desequilibram completamente o agroecossistema. é então necessário adicionar insumos para fertilizar o solo e remover todas as espécies de parasitas.

Além disso, para manter um agrossistema no local, é necessário uma contribuição de fertilizante e água para desenvolver a cultura (como na colheita do milho, por exemplo). Também é necessário semear as sementes ao contrário do que pode ser encontrado em uma floresta natural.

As entradas não são portanto, igual às saídas. Não há restituição do terreno, tornando esse ecossistema desequilibrado.