Home / Natureza / O Que é um Derrame Basáltico? Onde Eles Acontecem?

O Que é um Derrame Basáltico? Onde Eles Acontecem?

Para entender melhor o que é um derrame basáltico, será necessário ter um pleno conhecimento sobre o que de fato é o basalto, que é uma espécie de rocha presente em todos os lugares do Planeta Terra e até mesmo em outros Planetas do nossos Sistema Solar.

O basalto é um tipo de rocha proveniente de erupções que ocorreram milhares de anos atrás, quando as erupções e movimentações tectônicas modelavam o formato da superfície do globo terrestre.

As montanhas mais altas do mundo, assim como as mais baixas, apresentam o basalto, não obstante o fato de que as intempéries também fizeram com que o basalto se tornasse terra, inclusive, uma terra muito apreciada, especialmente no Sul do Brasil, onde demonstra ser altamente fértil.

O basalto é um tipo de rocha que se formou após a lava se solidificar, por isso demonstra ser uma rocha de aspecto negro e extremamente rígida. A presença de ferro no basalto também o torna uma fácil vítima das ações do clima, onde os mesmos perdem sua coloração e adquirem tons de vermelho e laranja-escuro devido à oxidação.

Essa oxidação que confere a coloração avermelhada ao basalto é a mesma razão pela qual a terra roxa existe, aquela existente em grande parte do Sul do País, como citado mais acima.

A terra roxa é uma das terra mais cultuadas por agricultores, pois elas são extremamente ricas em nutrientes e isso as torna facilmente cultiváveis. Elementos como piroxena, augite, labradorite, plagioclase, olivina, horneblenda, magnetita e feldspato alcalino são os principais componentes do basalto.

Entenda Mais Sobre o Que é um Derrame Basáltico

Agora que foi explicado o que é um basalto, ficará mais fácil de entender o que é um derrame basáltico.

Foi citado mais acima que a rocha basáltica é um produto proveniente do arrefecimento da lava, que se solidificou após uma erupção, isto é, o basalto é um tipo de rocha que surgiu após o derramamento de lava que com o tempo acabou se solidificando e formando paredes rochosas presente no mundo todo.

Resumindo, um derrame basáltico é resultado de uma erupção que provoca derramamento de lava, e as encostas atingidas pela lava que se solidificam, se tornam rochas basálticas.

O basalto presente no Planeta Terra é resultado de milhões de anos de processos evolutivos, e atualmente muitos vulcões que outrora modificaram a superfície do Planeta, não mais são ativos.

Porém, em muitas partes do mundo ainda existe erupções vulcânicas que continuam criando terrenos e encostas basálticas.

Como o Derrame Basáltico Ocorre?

O derrame basáltico ocorre através de erupções vulcânicas, que é quando um vulcão expele magma, gases, rochas e incontáveis minerais para a sua superfície, que após o resfriamento, acaba se solidificando e criando rochas de variados tipos.

As erupções vulcânicas podem ocorrer de forma cônica, quando a lava é expelida pelo seu centro (cume), ou pode ser através de fissuras, pois nem todos os vulcões possuem um formato idêntico e cônico.

Geralmente o derrame basáltico ocorre em vulcões em escudo, que é quando o vulcão não possui propriamente o formato de um vulcão cônico, mas sim de uma superfície mais elevada no centro, como uma montanha arredonda, ou como se houvesse um escudo deitado no chão.

Os vulcões em escudos expelem um lava mais fluída, ou seja, a lava é mais rala e por isso consegue percorrer áreas mais distantes do que as lavas espessas expelidas por extravulcões (vulcões em formato conífero, que expelem um enorme cogumelo de fumaça através de sua chaminé no topo).

Erupções Vulcânicas
Erupções Vulcânicas

Os vulcões expelem grande parte da magma presente na bolsa de magma em seu interior, e quando essa magma apresenta elevada porcentagem de ferro e manganês e um teor de silícia abaixo de 55%, por exemplo, essa magma acaba se tornando uma rocha basáltica.

Locais Mais Comuns Onde Ocorreram Derrames Basálticos

Os lugares onde mais existe a predominância de rocha basáltica se encontra nas crostas submersas dos Oceanos, especialmente nas regiões de encontro de placas tectônicas, onde existem muitas fissuras vulcânicas e há constantemente o derrame de lava.

Na superfície terrestre, as regiões que mais sofreram derrames basálticos são chamadas de Trapp, nome esse de origem sânscrita da palavra Trap que significa escadaria. O termo Trapp foi designado por William Henry Sykes, enquanto o mesmo estudava formações magmáticas na Índia.

 

Nessa imagem é possível entender como o fluxo de lava confere um aspecto único em degraus à paisagem.

Uma das maiores incidências de derrame vulcânico já registrada foi na Sibéria, onde os derrames basálticos perduraram por mais de 2 milhões de anos, gerando o conhecido Trapp Siberiano.

Trapp Siberiano
Trapp Siberiano

No Brasil, o local onde há um derrame basáltico Trapp se situa no Paraná, mais especificamente na Baía do Paraná, que ocorreram cerca de 138 milhões de anos atrás.

A região do Paraná onde a incidência de rocha basáltica mais se sobressai de chama Província magmática do Paraná-Etendeka.

 

Para se ter ideia, o Brasil é a segunda maior região do Planeta Terra onde ocorre províncias vulcânicas continentais, que são resultados do acúmulo de rochas em larga escala, sendo essa região maior do que o próprio Paraná, alcançando ainda regiões do Uruguai e Argentina.

Outro fato interessante é de que no Brasil existem vulcões que não são mais ativos, e inclusive, o maior vulcão que já existiu no mundo está presente na Amazônia. Se você tiver interesse em saber mais sobre isso, acesse os links abaixo:

Maior Derrame Basáltico do Mundo

Já fora citado nesse post áreas de derrame basáltico como a da Bacia do Paraná e o maior Trapp Siberiano existente, porém, essas ainda não são as maiores áreas onde ocorreu derrame basáltico no mundo.

Quando se trata de derrame basáltico, devemos citar os Basaltos de Decão, localizados na província de Decão, na Índia.

Basaltos de Decão
Basaltos de Decão

Nesse local, houveram tantos derrames basálticos que atualmente existem espessuras com mais de 2 mil metros de basalto, percorrendo uma área com mais de 500 mil km² com um volume que chega a passar 1 milhão de basalto por km².

 

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *