Home / Natureza / Como Saber se a Menstruação Está Para Vir?

Como Saber se a Menstruação Está Para Vir?

A menstruação consiste na descamação das paredes internas do útero quando a fecundação não ocorre. Essa escamação acontece mensalmente e faz parte do processo reprodutivo da mulher.

É quando o corpo feminino se prepara para uma gravidez e quando isso não acontece, consequentemente, o endométrio, que seria a membrana interna do útero, acaba se desprendendo.

Infelizmente, a maior parte das mulheres sente desconfortos durante o período menstrual. E para minimizar esses incômodos, sempre é bom saber quando a menstruação está por vir.

Fique atenta às dicas a seguir!

Menstruação: Como Saber Quando Irá Vir?

Nos dias anteriores ao início da menstruação, a mulher percebe que suas mamas estão mais sensíveis que seu estado normal e seu estado psicológico fica abalado, não precisando de muita coisa para ficar irritada com algo desagradável.

São alterações obviamente normais e geralmente acontecem mensalmente e com todas as mulheres que menstruam e perdura até o fim da idade fértil, perto dos 45 a 50 anos de idade.

E para descobrir se a menstruação está perto de descer, é imprescindível ficar ligada em alguns sintomas que surgem na maioria das mulheres, como por exemplo:

  • Mudança no estado de humor
  • Inchaço abdominal visível
  • Dor de cabeça ou até mesmo enxaqueca
  • Irritação constante
  • Fadiga ou cansaço
  • Retenção de líquidos
  • Indisposição
  • Distúrbios emocionais
  • Ansiedade
  • Seios inchados e doloridos
  • Aumento de apetite
  • Aparecimento de espinhas

Aliviando as Cólicas da Menstruação e Outros Incômodos

Cólicas da Menstruação
Cólicas da Menstruação

O incômodo provocado pela dor é proveniente do aumento de substâncias dentro do útero que são chamadas e prostaglandinas, que causam as temidas contrações uterinas que fazem parte de todo ciclo menstrual.

Preparamos 12 dicas para te ajudar a se livrar desse dolorido incômodo:

1 – Consuma remédios sob orientação de um médico:  No caso dos sintomas da TPM serem bastante intensos, geralmente são prescritos tratamento com antiespasmódicos ou até mesmo com anticoncepcionais específicos

2 – Confie na homeopatia: Alguns medicamentos tais como Sépia, Lachesis, Calcarea Carbônica, Chamomilla como também o Caulophyllum são específicos para cólicas. Porém, vai depender das características pessoas de cada paciente.

3 – Descanso ajuda muito: Simplesmente deixar, principalmente com a barriga para baixo com um travesseiro, certamente vai proporcionar o alívio das dores menstruais

4 – Exercitar-se: Atividades físicas como por exemplo ioga, caminhada, andar de bicicleta ou ioga, quando realizadas de forma regular e moderada, consequentemente, liberam a substância endorfina que ameniza as dores do período menstrual.

Exercitar-se
Exercitar-se

5 – Fazendo pilates : Este exercício, trabalha o centro da força, localizado na parte abdominal do corpo o que ameniza as dores. Além disso, o controle da respiração auxilia na diminuição da tensão do corpo, que potencializa as dores

6 – Consuma chá: Beba chá, preferindo ervas como por exemplo, a angélica chinesa, que tem ação antiespasmódica. Outra opção seria a agoniada (Himatanthus lancifolius) com propriedade analgésica e por fim, a canela, amplamente usada para tratar cólicas desde a antiguidade.

7 – Acupuntura faz bem: Aventure-se fazendo um tratamento de acupuntura. São agulhas que liberam um efeito analgésico e ao mesmo tempo equilibra o ciclo menstrual

8 – Bolsa quente infalível : a bolsa de água quente é ideal para relaxar a musculatura da região lombar e abdominal, fazendo com que alivie o impacto das constantes contrações uterinas

9 – Massagem bem vinda: A massagem ayurvédica ou chinesa tem pontos específicos do nosso corpo onde devem ser pressionados para tratar tanto as cólicas como a TPM. Para sua curiosidade, saiba que o ponto mais trabalhado seria o de nome Zi Gong Xué: localizado nas bordas da região pubiana.

Massagem Bem Vinda
Massagem Bem Vinda

10 – Coma bem o que faz bem: Os alimentos que contém cálcio como por exemplo laticínios e vegetais escuros, o magnésio encontrado na banana, soja, aveia, beterraba, tofu, ouve e abobrinha, gorduras poli-insaturadas, presentes no atum, salmão e castanha-do-Pará tem potentes substâncias anti-inflamatórias e também atuam como relaxante muscular.

11- Corra dos alimentos errados:  Não consuma produtos que vão aumentar a produção de hormônios femininos que são a base de cafeína como, por exemplo, o café, chá preto e refrigerantes, sem contar com os embutidos que também fazem mal desse momento.

12- Procure ficar calma: O estresse acaba com seu dia, então, imagine ficar irritada e perder a paciência em plena fase menstrual. Nesse tipo de situação, é indicado florais de Bach que certamente vai acabar com a agressividade

Fases do Fluxo Menstrual

O fluxo menstrual é constituído por sangue e tecido uterino e essa fase, compõe o período reprodutivo da mulher e acontece em 4 fases distintas:

1ª Fase  – Menstruação

Trata-se de perda sanguínea que acontece periodicamente. Em consequencia de estímulos hormonais, a superfície do endométrio acaba por se romper, sendo excretado pela vagina em forma de fluído sanguíneo. Geralmente a 1ª menstruação na mulher acontece aos 12 anos de idade.

2ª Fase – Fase pré-ovulatória

É o momento do desenvolvimento do óvulo, a fim de sair do ovário. É quando o útero está preparado para receber o óvulo então fecundado.

3ª Fase – Ovulação

Atividade que acontece entre o 13º e 15º dia antes da próxima menstruação. Neste período, certamente a mulher está fértil, com maior probabilidade de gravidez

4ª Fase – Fase pós-ovulatória

Quando o óvulo, consequentemente, não é fecundado, ele acaba morrendo após 12 ou 24 horas. Logo após isso, ou seja, a morte do óvulo, acontece uma nova menstruação.

Mitos Sobre a Menstruação

1 – A mulher não engravida durante a menstruação. Mito. Embora seja muito raro engravidar durante a menstruação, isso não é uma garantia.  É realmente quase impossível engravidar nos primeiros dias do fluxo, mas nos últimos, pode ocorrer fecundação…

2 – A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é frescura de algumas mulheres. Mito.  O que ocorre é que as mulheres sentem sintomas diferentes e variadas intensidades dos sintomas de TPM. No entanto, todas passam por essa fase – seja com muito, pouco ou quase nenhum desconforto.  A TPM é comprovada cientificamente.

3 – Fluxo intenso pode causar anemia. Mito. A quantidade do fluxo menstrual varia de mulher para mulher, de ciclo para ciclo e dependem também de uma série de fatores, como emocionais e ambientais. No entanto, sangramentos por mais de 10 dias pode ser sinal de algum problema com a saúde da mulher e requer avaliação médica.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *