Home / Natureza / Para Que Serve o Gesso Agrícola? O Que Ele É?

Para Que Serve o Gesso Agrícola? O Que Ele É?

Há muitas coisas que podemos fazer para melhorar o solo e, portanto, as culturas que queremos plantar nele. Uma das alternativas mais acessíveis é adicionar gesso agrícola e misturá-lo com a camada superficial da terra.

Entenda um pouco mais a respeito no artigo abaixo e cuide das suas plantações com carinho!

O Que É O Gesso Agrícola?

O gesso agrícola é um mineral composto de sulfato de cálcio di-hidratado que os agricultores utilizam há muito tempo, pelo menos desde o século XVIII. Contém 23% de cálcio e 18% de enxofre.

Como se isso não bastasse, é bastante solúvel em água (a 2,5 gramas por litro), o que torna o cálcio no gesso mais móvel que o da cal.

Quais São Seus Benefícios Para O Solo?

Gesso Agrícola Como Fonte De Cálcio E Enxofre

O cálcio é um nutriente com mobilidade limitada dentro da planta. Tanto por isso deve estar constantemente disponível para que as raízes tenham um suprimento adequado.

No caso de uma deficiência, a planta não remobiliza o cálcio nos locais de maior demanda. Isso é frequentemente crítico no período de frutificação. A adição de cálcio através de uma fonte como gesso agrícola pode melhorar a qualidade das culturas hortícolas.

As culturas de raízes parecem ser especialmente sensíveis ao cálcio. Por exemplo, o uso de gesso como fertilizante para amendoim é bem conhecido. As quantidades adequadas devem estar presentes para o bom desenvolvimento do fruto.

A aplicação de gesso agrícola controla parcialmente:

  • A podridão radicular de plantas de amendoim causada por Phytophthora;
  • A podridão apical em melancia e tomate;
  • O caroço amargo em maçãs.

O gesso tem sido usado como fonte de enxofre em muitos solos deficientes desse macronutriente. Dessa forma, melhorias na produção foram obtidas em culturas como milho, soja, canola e alfafa. Ele tem a capacidade de fornecer uma liberação contínua de enxofre e cálcio no solo por um longo tempo, dada sua solubilidade moderada.

Melhora a Estrutura Do Solo, Facilitando O Enraizamento

Para desenvolver uma estrutura de solo favorável ao crescimento radicular, o movimento do ar e da água requer floculação ou formação de agregados. A dispersão da argila e o colapso da estrutura na interface solo-ar são alguns dos principais fatores que produzem a formação de crostas. O gesso agrícola é usado há muitos anos para melhorar a formação de agregados e inibir a dispersão em solos de sódio.

O cálcio solúvel melhora também a porosidade, contribuindo para aumentar a infiltração de água. É importante gerenciar a quantidade que o solo possui. Em solos com taxas desfavoráveis ​​de cálcio-magnésio, o gesso pode melhorar a proporção.

Cálcio Solúvel Solo
Cálcio Solúvel Solo

A adição de cálcio solúvel consegue superar os efeitos da dispersão dos íons magnésio e sódio. Além disso, promove a floculação e o desenvolvimento da estrutura em terras dispersas.

Promove a Infiltração De Água

O gesso também aumenta a capacidade de drenagem do solo, impedindo que seja inundado devido a uma combinação de alto teor de sódio, argila expansível e excesso de água. Aplicando gesso agrícola se permite que a água penetre e a cultura se desenvolva bem.

É muito importante aumentar a eficiência das lavouras para tirar proveito da água durante uma seca. A chave para ajudar as plantações a sobreviver em uma seca é capturar o máximo de água possível quando chove. Uma boa estrutura do solo permite todos os benefícios possíveis dessa relação. Assim, o gesso ajuda a gerar e produzir boas propriedades nessa estrutura.

Drenagem do Solo
Drenagem do Solo

Ajuda a Reduzir O Escoamento E a Erosão

A agricultura é considerada uma das atividades que mais contribuem para a qualidade da água. O escoamento de fósforo (P) a preocupação mais importante.

Especialistas explicam como o gesso agrícola ajuda a manter o fósforo e outros nutrientes nas plantações. Ele deve ser considerado como uma das melhores práticas de gerenciamento para reduzir as perdas químicas solúveis.

Por sua vez, usar esse método para alterar o solo é a maneira mais econômica de controlar a contaminação dispersa causada pelo escoamento de fósforo.

Formas E Época De Aplicação Do Gesso Agrícola

O método de aplicação dependerá dos propósitos pretendidos. Normalmente, o emplastro pode ser aplicado na forma sólida ou dissolvido na água de irrigação, desde que o pó seja fino o suficiente.

Quando pós ou grânulos são usados, eles podem ser aplicados diretamente na superfície do solo usando espalhadores. A aplicação de pó de gesso agrícola deve ser evitada quando houver ventos fortes. Por outro lado, se a intenção é levar o fertilizante para o subsolo o mais rápido possível e se houver necessidade de evitar e reduzir a erosão, o gesso deve ser dissipado imediatamente após a aplicação.

O tempo de aplicação também é definido de acordo com os benefícios buscados. Mas, na realidade, o gesso agrícola possa ser aplicado em qualquer época do ano.

As aplicações no outono são geralmente favoráveis ​​em relação a outros meses, uma vez que os campos são geralmente mais secos. Isso permite que o equipamento de dispersão passe pelo campo sem danificar o solo. Além disso, dá tempo para que todas as reações ocorram para que as culturas do próximo ano possam fazer melhor uso da aplicação.

Em muitos casos, a dissolução do gesso na água de irrigação é uma atividade recorrente. No entanto, para que ele fique adequadamente em solução, deve ser finamente moído.

Essas aplicações oferecem vários benefícios, incluindo:

  • Aumentar a concentração de soluto da água de irrigação para melhorar a infiltração de água no solo;
  • Diminuir a taxa de absorção de sódio, para que a água não contribua para a sodicidade do solo;
  • Fornecer cálcio solúvel a culturas frutíferas e outras plantas, evitando problemas como podridão apical em determinadas plantações;
  • Aumentar a uniformidade da aplicação do gesso agrícola.

Geralmente, esse recurso é usado em diferentes culturas, onde plantas e legumes aproveitam todos os nutrientes que ele contém para crescer melhor.

As plantações que melhor aproveitam os benefícios são:

  • Amendoim;
  • Batatas;
  • Algodão;
  • Leguminosas;
  • Tabaco;
  • Cogumelos.

Agora que você sabe para que serve o gesso agrícola, pode providenciar sua adição nas plantações que tem ou que pretende ter.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.