Home / Natureza / Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho?

Pois bem, este animal é um mustelídeo, agrupado no mesmo gênero taxonômico das doninhas e furões. Neste gênero (bem como na família taxonômica), estão presentes predadores de pequeno porte.

O arminho (nome científico Mustela erminea) possui uma expectativa de vida compreendida entre 7 a 10 anos- sendo que alguns indivíduos podem atingir a marca de 14 anos. A espécie conta com um total de 38 subespécies, cuja classificação é atribuída de acordo com a localização geográfica. A distribuição geral inclui as florestas temperadas, árticas e sub-árticas da Europa, América do Norte e Ásia.

Mesmo que a espécie  não esteja em risco real de extinção, certa ameaça paira sobre algumas populações isoladas- sendo a principal causa, a perda de hábitat.

Mas sendo o arminho declaradamente um pequeno animal (considerado até mesmo um dos menores predadores do planeta), será que arminho gigante existe ? Qual o seu tamanho ? Onde vive ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Arminho: Classificação Taxonômica

A classificação científica para o arminho obedece à seguinte estruturação:

Arminho Branco
Arminho Branco

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Carnivora;

Família: Mustelidae;

Gênero: Mustela;

Espécie: Mustela erminea.

Família Taxonômica Mustelidae

Este grupamento taxonômico possui representantes em todos os continentes, com exceção da Oceania. Há uma grande diversidade em termos de hábitat das espécies, uma vez que estão inclusos desde zonas montanhosas, até litorais costeiros e até mesmo tundras siberianas.

Características anatômicas em comum envolvem patas curtas, corpo alongado e cauda relativamente comprida. A maioria das espécies conta com focinho afilado, bem como com orelhas arredondadas.

As lontras, texugos, doninhas e glutões são mustelídeos bem famosos.

O glutão, em particular, é considerado o animal oficial do estado americano de Michigan. Parece bastante um pequeno urso com cauda. Seu comprimento médio é de 70 a 110 centímetros; e o peso de 30 quilos. Apesar de ser um animal tímido com humanos, pode roubar presas de amtilhas de lobos ou até de ursos polares e ursos pardos. Curiosamente, foi este animal que inspirou o personagem Wolverine dos X-Men.

Gênero Taxonômico Mustela

Afunilando ainda mais a família Mustelidae, chegamos ao gênero Mustelo- no qual estão agrupadas as doninhas, arminhos e furões.

O furão, inclusive, é adotado como animal de estimação em muitos países. Tais hábito teria iniciado na Europa com a necessidade de controlar a população de roedores. Já sendo até mesmo empregado com animal de caça no Reino Unido e até na Austrália  (apesar deste país não pertencer à Europa). De 1860 até o início da Segunda Guerra, estes animais eram empregados na proteção de provisões de cereais no oeste dos Estados Unidos.

Em relação às doninhas, na Idade Média, acreditava-se que elas eram os únicos animais capazes de matar um basilisco (serpente mitológica com cabeça de dragão).

Muitas espécies deste gênero despertaram bastante interesse do comércio de casacos de pele. Mantos de arminho eram muito comuns na França e Reino Unido.

Curiosamente, os arminhos foram introduzidos na Nova Zelândia com o objetivo de controlar a população de coelhos, mas, no entanto, começaram a atacar os ninhos de aves, e hoje são considerados como praga local.

Arminho ‘Padrão’: Características

Os arminhos ‘tradicionais’ possuem até 33 centímetros. O peso médio dos machos é de 280 gramas; sendo que as fêmeas são um pouco menores e possuem peso médio de 180 gramas.

A cauda é comprida e pode corresponder a até 40% do comprimento corporal.

A cabeça é pequena e triangular. Na face, estão presentes longos bigodes.

Característica do Arminho Padrão
Característica do Arminho Padrão

A pelagem é uma característica bem peculiar à espécie, uma vez que a sua coloração pode variar de acordo com a estação do ano. Durante o Verão e a Primavera, estes pelos podem assumir uma coloração castanho-chocolate na porção dorsal; ao passo que, no ventre, a tonalidade é bege (ou branco-amarelado). Com a chegada das estações do Outono e do Inverno, a pelagem torna-se inteiramente branca e também mais densa.

Curiosamente, em qualquer estação do ano, qualquer que seja a coloração predominante no corpo, a ponta da cauda mantém a cor negra.

Arminho Comportamento e Hábitos

Quem já avistou um arminho ao vivo, reparou primeiramente na sua rapidez e forma de movimentação curiosa. Locomove-se em zigue-zague. Como o período de caça e durante a noite ou durante o crepúsculo, estes mamíferos são capazes de percorrer 15 Km em uma única noite.

Além da grande velocidade, os arminhos são excelentes trepadores de árvores, assim como bons nadadores.

No cardápio, estão inclusos anfíbios, aves pequenas, insetos, roedores e até mesmo peixes e crustáceos (quando os alimentos principais não estão disponíveis). As habilidades de nado são particularmente úteis para a captura de animais aquáticos.

O tamanho reduzido traz certas vantagens, uma vez que permite que os arminhos possam adentrar as tocas de  roedores- facilitando o processo de captura.

Como possui um metabolismo muito acelerado, precisa alimentar-se várias vezes ao dia. Dessa forma, passa grande parte do tempo caçando, mas também armazena sobras de comida (para consumir mais tarde) em buracos nas árvores.

A gestação dura 9 meses, resultando em um ninhada de 4 a 9 filhotes. Estes filhotes nascem cegos, mas com 8 semanas de vida já são independentes.

Os machos atingem a maturidade sexual com 1 ano de vida.

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Não há confirmação científica quanto à existência de arminhos gigantes, e tampouco um registro fotográfico confiável. Dessa forma, pode-se concluir que a variação não existe.

Todavia, arminhos gigantes podem ser descritos em histórias mitológicas e outros elementos do mundo medieval. O jogo “Dwarf Fortress” (ou “Fortaleza dos Anões”) possui o arminho gigante na sua formação. De acordo com o mesmo, tais arminhos possuiriam o tamanho 3x superior ao de um anão do game, e teriam as taigas e tundras selvagens como hábitat natural.

Arminhos em Histórias
Arminhos em Histórias

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o arminho e sobre o incerto arminho gigante; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica. Erminea. Disponível em: < https://www.britannica.com/animal/mustelid>;

Dwarf Fortress Wiki. DF2014: Giant stoat. Disponível em: < https://dwarffortresswiki.org/index.php/DF2014:Giant_stoat>;

Wikipédia. Arminho. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Arminho>.

Veja também

Como Fazer Sabão Líquido para Lavar Louca? Detergente Caseiro

Manter a casa limpinha é uma tarefa que demanda dedicação e até mesmo certo investimento. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *