Home / Natureza / Akita vs Samoieda: Quais As Diferenças?

Akita vs Samoieda: Quais As Diferenças?

Os akitas e samoiedas possuem semelhanças e diferenças mais ligadas às suas origens e aspectos biológicos. Mas talvez a principal dentre elas, obviamente, esteja ligada às suas origens, já que os samoiedas são raças de cães russos (ou siberianos), que acompanhavam as tribos que se deslocavam por essa região ainda durante o Neolítico.

Já os Akitas são raças japonesas, cultuados como verdadeiros patrimônios culturais do país; espécies de cães de guarda que, provavelmente, possuem uma história de relacionamento com o homem que já beira os 4 ou 5 mil anos.

Essa história começa a partir do momento em que eles passaram a ser utilizados como acompanhantes das tribos que se deslocavam pelas regiões onde hoje estão países como o Japão, Coréia-do-Sul, Coreia-do-Norte, entre outras nações desse exótico e original trecho do continente asiático.

Lá se vão cerca de 20 mil anos, desde que homens e cães uniram-se pela primeira vez! Quando essas espécies de lobos, mais facilmente adaptáveis ao convívio com os humanos, logo perceberam que era junto de nós o seu destino – e, a partir de então, o que podemos perceber é que essa relação só tem se estreitado cada vez mais.

Uma relação especialmente auxiliada pelos diversos cruzamentos que vêm sendo realizados ao longo dos séculos, que resultaram em singularidades, como os cães samoiedas e os akitas; raças que, apesar das diferenças, concordam em um único ponto em comum: são verdadeiros companheiros e amigos inseparáveis para os momentos difíceis da vida.

Akita vs Samoieda: Quais as diferenças?

1.Possuem Origens Distintas

A principal diferença entre os cães samoiedas e os akitas está ligada, como dissemos, às suas origens. Enquanto os akitas seguiam com as caravanas de antigas tribos guerreiras dessa região onde localiza-se hoje o Japão – como típicas espécies protetoras e capazes de atuar na defesa e contra o ataque de inimigos – , os samoiedas caracterizavam-se como cães de companhia de antigas tribos siberianas.

2.Temperamento

Fica fácil supor, pelo que vimos até agora, que, justamente pela função que exerciam, ambos demonstram um temperamento bastante diverso um do outro.

Os akitas, por exemplo, são mais bravos, geniosos, não tão afeitos a visitas – é preciso que eles sejam, inclusive, adestrados, desde cedo, para que não tornem-se em uma ameaça aos visitantes!

Já com os samoiedas acontece justamente o contrário; nenhuma ameaça eles poderão representar a uma visita; na verdade é bem capaz de eles acabarem fazendo amizade com ela – o que, certamente, não os credenciam como cães de guarda.

3.O tempo de Existência

Outra diferença entre akitas e samoiedas diz repeito ao tempo de união entre essas raças e os homens. Enquanto o akita, ao que tudo indica, tem uma história de relacionamento com os humanos que não ultrapassa os 4 mil anos, os samoiedas, também ao que tudo indica, já devem comemorar mais de 20 mil anos de relação.

Isso sem contar que esses últimos, já no Paleolítico, eram bastante próximos dos homens, ainda como espécies de “lobos mais sociáveis”; enquanto os akitas ainda precisariam de alguns milhares de anos para desenvolver essa sociabilidade.

4.Funções no Dia a Dia

Os samoiedas são típicos animais de trabalho. O que eles gostam mesmo é de ajudar, contribuir de alguma forma com a sua força e característica biológicas privilegiadíssimas.

Eles são brincalhões e dispostos por natureza! Não hesitarão em cavar, transportar, montar guarda, vencer obstáculos, entre outras funções típicas de um trabalhador nato!

Já os akitas, apesar de facilmente adestráveis, não podem ser caracterizados dessa maneira. Eles nem de longe podem ser submetidos como os samoiedas. Ao contrário, tendem a ser geniosos, com uma personalidade forte, territorialistas, porém sempre dóceis, amigos e carinhosos com os seus donos (mas apenas com eles!).

5.Quem Late Mais?

Resposta: os samoiedas! E não precisamos nem nos demorar em explicações. Esta, como pudemos perceber, é uma raça brincalhona, dócil, divertida; e por isso é mais indicada para quem acompanha esse ritmo, digamos, mais intenso, e que exige passeios diários, exercícios, atividades ao ar livre, entre outras formas de atender às suas características biológicas.

Os akitas, por seu turno, chamam bastante a atenção por serem animais silenciosos, atentos, observadores, desconfiados, e que só entrarão em ação em momentos específicos.

Samoiedas Com o Filhote
Samoiedas Com o Filhote

Como por exemplo, ao perceber que o seu dono corre perigo, ou quando é solicitado, ou mesmo quando adestrado desde cedo para proceder desta ou daquela maneira.

6.A Facilidade de Aprender

Nisso, o akita é insuperável! Considerado um dos cães mais inteligentes e espertos dessa imensa família Canídae, ele caracteriza-se por aprender todo o tipo de truque, especialmente aqueles ligados ao seu instinto de defesa.

Eles são capazes de montar guarda durante o tempo que lhes for exigido. E também nos truques e apresentações artísticas eles ganham de lavada dos samoiedas, apesar de esses últimos também responderem a esse tipo de adestramento.

Talvez o fato de serem muito brincalhões os impeça de responderem com a mesma eficiência com que respondem os akitas, mas não deixam de ser considerados cães inteligentes e adestráveis.

6.Cuidados

Uma diferença marcante entre os akitas e os samoiedas tem a ver com a facilidade em adquirir doenças. Curiosamente, os akitas são mais propensos a enfermidades, especialmente os distúrbios ósseos de quadris que, não tratados, podem, inicialmente, comprometer o deslocamento do animal, até levá-los a problemas graves de locomoção.

Com o avançar da idade, os akitas são mais acometidos por doenças como: epilepsia, displasia de quadris e cotovelos, dermatites, Atrofia de Retina, entre outros distúrbios oculares que, não tratados, podem levá-los à completa cegueira.

Já os samoiedas não são assim tão suscetíveis. Mas eles podem apresentar, com menor frequência do que nos akitas, problemas de audição, displasia coxofemoral, Atrofia Progressiva da Retina, entre outras complicações, geralmente relacionadas com o avançar da idade.

De qualquer forma, o que podemos concluir é que, independentemente da sua escolha, o que você terá são verdadeiros companheiros durante os momentos mais difíceis da vida.

Sempre dispostos, rápidos e espertos. Capazes de serem adestrados e transformarem-se em verdadeiros astros ou estrelas dentro de casa.

Os akitas mais bravos e silenciosos, os samoiedas mais agitados e brincalhões. Cada um com as suas especificidades – que é justamente o que constitui o charme dessa imensa família Canídae.

Essas foi a nossa lista com algumas diferenças básicas entre akitas e samoiedas. Mas gostaríamos que nos deixasse a sua por meio de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando, discutindo, questionando, enriquecendo e aproveitando-se das nossas publicações.

Veja também

O que é uma Infecção Fúngica? Quais os Sintomas?

Infecções fúngicas são infecções causadas pela presença de fungos parasitas no ser humano. Os fungos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *