Home / Animais / Urso-das-Cavernas: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Urso-das-Cavernas: Características, Peso, Tamanho e Fotos

A fauna animal que compartilha o mundo com a gente é riquíssima, e por esse motivo pode ser cada vez mais interessante estudar sobre novos animais e entender o que ocorre na natureza em que habitamos.

Porém, com a grande quantidade de animais existente no mundo, muitas pessoas podem ter dificuldade e não saber muito bem por qual animal começar a estudar um pouco mais profundamente, e isso é completamente normal.

Portanto, neste artigo iremos te falar um pouco mais especificamente sobre o urso das cavernas: quais são as características do animal, qual o seu peso, qual seu tamanho e ainda te mostraremos diversas fotos para você ter uma maior ideia de como ele é!

OBS: é importante notar que o urso das cavernas já foi extinto na natureza e o texto está feito no tempo presente apenas para facilitar o entendimento.

Urso Das Cavernas – Classificação Científica

Antes de mais nada, pode ser extremamente interessantes para os apaixonados por biologia estudar de maneira mais profunda a classificação científica do urso das cavernas.

Isso porque a classificação científica pode ajudar a compreender de maneira bem clara como o animal se comporta, principalmente para aqueles que sabem analisar todos os elementos que a compõem.

Mas não se preocupe, a seguir nós te mostraremos a classificação científica do urso das cavernas e explicaremos os seus elementos!

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: Ursus spelaeus

Em primeiro lugar já podemos perceber que o urso é um animal cordado, mamífero e com hábitos alimentares de um carnívoro, já que ele está inserido no filo Chordata, na classe Mammalia e na ordem Carnivora, respectivamente.

Em segundo lugar, podemos perceber que ele faz parte da família Ursidae, família constituída por ursos e também pelos pandas.

E por fim, podemos ver que o urso das cavernas faz parte da espécie Ursus spelaeus, que origina o seu nome científico, formado por gênero (Ursus) + espécie (spelaeus), de uma maneira bem simples.

Extinção Do Urso Das Cavernas

Pesquisador Segura Crânio De Um Urso-Das-Cavernas, Extinto Há 25 Mil Anos
Pesquisador Segura Crânio De Um Urso-Das-Cavernas, Extinto Há 25 Mil Anos

Engana-se quem pensa que o urso das cavernas vive nos tempos atuais ou foi extinto há pouco tempo. Isso porque o animal na verdade viveu durante o período pré-histórico, e recebe esse nome popular pois seus fósseis foram encontrados principalmente em regiões de cavernas.

Essa espécie viveu durante o período Pleistoceno no território que nos dias atuais conhecemos como continente Europeu; e isso significa que o urso das cavernas passou pela terra entre 120 e 13 mil anos antes dos dias atuais.

Apesar de todas as descobertas feitas pela ciência até os dias de hoje, ainda não se sabe ao certo (e provavelmente será muito difícil saber) o que levou à extinção do urso das cavernas.

Por esse motivo, a teoria mais aceita é a de que ele perdeu seu habitat e acabou desaparecendo com o fim da tão conhecida Era do Gelo; além disso, provavelmente sua vida foi muito afetada com a existência concomitante aos homens das cavernas, que também caçavam.

Portanto, diferente de como ocorre nos dias atuais, a extinção do urso das cavernas ocorreu de forma natural, por conta da seleção natural, e não por conta da ação irresponsável dos seres humanos, principal causa de extinção de muitas espécies nos dias de hoje.

Características Físicas – Peso E Tamanho

Agora que você já sabe bem qual é o papel do urso das cavernas na natureza (cientificamente falando) e entende sua história e como ocorreu sua extinção no planeta; pode ser muito interessante saber um pouco mais sobre a aparência do animal, assim fica mais fácil reconhecê-lo e seu conhecimento será ainda mais profundo, além de mais interessante.

  • Peso

O urso das cavernas pesa muito – como é de se esperar – sendo que existe uma diferença de peso considerável entre os machos e as fêmeas da espécie. Enquanto os machos pesam entre 400kg e 500kg, as fêmeas pesam entre 225kg e 250kg; ou seja, metade do peso.

  • Tamanho

Quanto ao tamanho, também é de se esperar que o urso das cavernas seja grande, e ele é. O macho mede até 2,3m de comprimento, enquanto as fêmeas são um pouco menores.

  • Pelagem

A pelagem do urso das cavernas possui tom principalmente amarronzando e pode ser bem grossa com o intuito de sobreviver a invernos rigorosos, típicos do tempo em que o animal viveu.

  • Crânio

O crânio do urso das cavernas é diferente do crânio dos ursos atuais, isso porque sua teste era mais inclinada do que a de espécies que temos nos dias de hoje.

Habitat Do Urso Das Cavernas

Ilustração do Urso das Cavernas
Ilustração do Urso das Cavernas

Agora que você já sabe características científicas e físicas dessa espécie, pode ser interessante saber também algumas características sobre o tipo de habitat propício para o urso das cavernas.

Isso porque o habitat de um animal tem grande influência nos hábitos do mesmo e vice-versa, o que pode tornar seus estudos ainda mais completos e interessantes.

O urso das cavernas – durante toda a sua existência – habitou o território conhecido atualmente como Europa, o que é muito interessante, já que atualmente a Europa possui apenas uma espécie de urso, perdendo para Ásia e América, que possuem 5 e 3 espécies de uso respectivamente.

Portanto, podemos ver por meio dos dados geográficos que a situação nem sempre foi assim como conhecemos nos dias de hoje: a Europa também já habitou muitos ursos em outros tempos distantes, mas por conta de causas diversas e até mesmo desconhecidas por cientistas eles entraram em extinção e atualmente apenas uma espécie sobrevive no continente (o urso pardo).

É muito interessante ler sobre animais que já passaram pelo nosso planeta e não existem mais; principalmente porque essas leituras nos fazem perceber como o mundo muda com o passar do tempo e como a relação de seres humanos e animais também se modifica muito com a mudança da sociedade.

Quer saber um pouco mais de informações sobre alguns dos animais que já passaram pelo nosso planeta e atualmente encontram-se extintos por diversos motivos? Sem problemas, temos diversos textos para você! Logo, você pode ler também em nosso site: Animais Gigantes Extintos

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *